Recertificação

O Processo de Re-certificação

Visão Geral dos Requisitos para Continuidade da Certificação O Continuing Certification Requirements (CCR) apóia o desenvolvimento profissional dos Project Management Professionals e a manutenção das Certificações PMP, PgMP, PMI-RMP, PMI-SP e PMI-ACP. 

Os propósitos do CCR são:

Dar sustentabilidade às Certificações como uma certificação global; Intensificar o desenvolvimento profissional dos certificados PMP; Encorajar e reconhecer oportunidades de aprendizagem individual; Oferecer um mecanismo desenvolvimento profissional. Os profissionais certificados devem acumular um mínimo(ver em critérios de re-certificação da credencial específica) de Professional Development Units (PDUs) durante cada ciclo de Continuidade da Certificação. Este ciclo tem 3 anos de duração e começa no dia da aprovação da prova. Os profissionais devem também estar em concordância com o Código de Ética e Conduta Profissional do PMI (PMI Code of Ethics and Professional Conduct) para manter a certificação.

O que é PDU?
PDU é a unidade de medida utilizada para quantificar atividades aprovadas de serviço profissional e aprendizagem. Essas atividades devem estar relacionadas a tópicos de Gerenciamento de Projetos substancialmente consistentes com as áreas de conhecimento e os processos descritos no A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide) e envolver recursos especializados apropriados. Tipicamente, uma PDU é obtida para cada hora gasta em uma atividade ou experiência de aprendizagem estruturada planejada. Esta atividade ou um grupo de atividades relacionadas deve ter um mínimo de uma hora completa para ser aceito, podendo ser reportadas frações de 0,25 PDU a partir da primeira hora completa informada. São permitidos dez minutos de intervalo para cada hora em programas que excedam uma hora de duração. Exceções: Números específicos de PDUs também podem ser ganhos por serviços profissionais e por atividades de ensino especificadas.

Como devem ser reportadas as atividades dos Requisitos de Continuidade da Certificação?
Os profissionais certificados são responsáveis por reportar suas atividades conforme elas ocorram. Eles devem fazer cópias do PMP Professional Development Activities Reporting Form, entrar com as informações requeridas e enviar por fax ou e-mail o formulário preenchido (apenas o formulário) para PMI/CCR Records Office na Universidade de Oklahoma. O CCR Activities Reporting Form também deve ser enviado por e-mail . Transcrições das atividades serão enviadas para os certificados anualmente. Eles podem visualizar suas CCR transcriptions online através do site do PMI® e também podem reportar atividades eletronicamente: https://ccrs.pmi.org/ 


Todos os certificados devem manter um arquivo CCR pessoal, com toda a documentação que suporte as atividades reportadas. Um percentual de profissionais será randomicamente selecionado e auditado a cada ano. Portanto, a documentação deve ser mantida por pelo menos 12 meses após o final do Ciclo CCR. Para informações adicionais, consulte o CCR Handbook que pode ser acessado através do site do PMI: https://ccrs.pmi.org/ 

 

Acesse abaixo a apresentação (em PDF) "Como cadastrar PDU's":

Apresentação: Cadastro de PDUs (passo a passo)

 

Acesse abaixo arquivo com as categorias de cadastro de PDUs (em inglês):

PDUS_Category_CCRS_v1.pdf