Profissional em Gerenciamento de Cronograma

Certificação PMI-SP® [Schedule Professional]

A credencial PMI-SP® atesta que o profissional tem capacidade destacada para desenvolver e manter cronogramas, mais do que um gerente de projetos comum. Além disso, o credenciado PMI-SP® possui um nível básico de competência nas demais áreas que compreendem o gerenciamento de projetos. Empregadores podem confiar nas habilidades e na experiência dos certificados PMI-SP® para contribuir de forma decisiva com o bom desempenho dos projetos.

Pré-requisitos:

Os candidatos a credencial PMI-SP® devem:
Ser capazes de criar e manter um cronograma de projeto
Estar aptos a analisar um cronograma de projeto
Saber comunicar o conteúdo do cronograma para os demais membros do projeto
Os critérios de eligibilidade variam de acordo com o grau de instrução do candidato:

Nivel superior

3500 horas de experiência na área específica de gerenciamento de cronogramas realizadas nos últimos cinco anos e 30 horas de educação formal na área de gerenciamento de cronogramas.

Nível médio

5000 horas de experiência na área específica de gerenciamento de cronogramas realizadas nos últimos cinco anos e 40 horas de educação formal na área de gerenciamento de cronogramas.

Processo de Certificação

O primeiro passo é preencher e submeter o formulário "online application", no qual o candidato informa seus dados pessoais e fornece detalhes sobre sua experiência profissional. O formulário deve ser enviado em até 90 dias a partir do início do preenchimento. Após o envio, o PMI tem 5 dias para avaliar os dados enviados e, na sequência, permitir que o candidato faça o pagamento. Após o pagamento é possível que a inscrição seja selecionada pelo processo de auditoria. Nesse caso o candidato deve enviar pelo correio os documentos solicitados em até 90 dias. A etapa seguinte é o agendamento do exame de certificação. O agendamento pode ser realizado até 1 ano depois da aprovação do "online application". O candidato aprovado no exame obtem a credencial PMI-SP.

Exame

A prova é composta por 170 questões de múltipla escolha (20 são "pretest" e não afetam a pontuação). O tempo para realizar o exame é de três horas e meia, sem intervalos. As questões da prova tratam dos domínios relacionados ao gerenciamento de cronogramas (Gerenciamento da Missão do Cronograma, Criação do Cronograma, Manutenção do Cronograma, Análise do Cronograma e Comunicação do Cronograma).

Taxas

A inscrição para o processo de certificação custa US$ 520 para membros do PMI. O valor para não-membros é de US$ 670.

Re-certificação

O processo de re-certificação, chamado Continuing Certification Requirements (CCR) Program, tem como objetivo manter os credenciados atuantes no que diz respeito às suas atividades relacionadas ao gerenciamento de cronograma. Após obter a credencial PMI-SP® sua certificação é considerada ativa. Para permanecer com a credencial ativa é preciso reportar 30 PDU´s (professional development units) a cada ciclo de três anos. Os PDU´s® podem ser obtidos de diversas formas:
cursos oferecidos por entidades reconhecidas pelo PMI (REP´s);
educação formal;
auto-estudo;
publicação de artigos, participação em eventos, desenvolvimento de cursos etc.;
trabalho voluntário;
atividades profissionais.

Cada categoria confere um determinado número de PDU´s. Há também limites para cada categoria por ciclo de re-certificação.