Eventos a partir de:

Novembro de 2018

novembro 2018

01novembro

Programa de Mentoring PMI Rio - Ciclo 7

  • Término dia 07/11/2018
Mais informações

Período de inscrição para o Ciclo 7 será de 22 de outubro a 07 de novembro de 2018.

Para se inscrever no Ciclo 7 do Programa de Mentoring do PMI RIO clique aqui (Use seu PMI ID no campo de código promocional para se inscerver)

 

CONHEÇA OS MENTORES PARA O CICLO 7:

 

Adriane Cavalieri

Pesquisadora da Divisão de Engenharia de Avaliações e de Produção  do Instituto Nacional de Tecnologia desde 2004. Consultora da Dinsmore de 2000 a 2009. 5 livros publicados, dentre eles uma tradução. Membro de comissão de avaliação de artigos. Co-orientação de dissertações de mestrado. Membro de comissão julgadora de dissertação de mestrado e doutorado (PUC-Rio, UFF e USP). Prêmio Best Paper Award GBATA 2009. Doutora em Engenharia de Produção pela COPPE/ UFRJ (2001), com Mestrado em Engenharia Industrial (1996) e Graduação em Eng.ria Civil (1993) pela PUC-Rio. Certificada PMP/ PMI desde 2002. Pesquisa a abordagem "New Product Development & Project Management" relacionada à interações dos stakeholders (temas de interesse: "Open innovation" e "Stakeholders interaction", entre outros); e benefícios da combinação do Design Thinking com o Agile e do Stage-Gate com o Agile no gerenciamento de projetos (temas de interesse: "Design Thinking", "Scrum", "Stage-Gate").

https://www.linkedin.com/in/adriane-cavalieri-dsc-pmp-880268104

Álvaro Beckerig

Grande experiência gerencial e perfil T-Shaped e conhecimento em Desenvolvimento, Business Intelligence e Cloud Computing, com profunda expertise em gestão de programas e projetos utilizando boas práticas e metodologias ágeis. Graduado em Tecnologia da Informação (UniCarioca – 2003) e com MBA em Gerenciamento Estratégico de TI (UniCarioca - 2004) e em Gerenciamento de Projetos (UVA – 2012). Gerente de Programas de TI do Programa Caminho Melhor Jovem. Atuou na EMPRESA OLÍMPICA MUNICIPAL (EOM) com o escopo de “Project Management Technical Advisor”; na estruturação do Escritório de Projetos (PMO) no Instituto Nacional de Tecnologia pela UNESCO; na Copa das Confederações como Gerente de Projetos; e no Planejamento de projeto EAD - Multicurso Matemática, no Espírito Santo pela Fundação Roberto Marinho. Experiências Anteriores: ANEEL, Banco BMG S/A, Exército Brasileiro, Globo.com, entre outros. Profissional apaixonado pelo que faz e envolvido na difusão das culturas de gerenciamento de projetos e metodologias ágeis nas organizações e projetos nos quais atuo.

 

https://www.linkedin.com/in/alvarobeckerig

Antonio Luiz Fernandes dos Santos

D.Sc. em Gestão pela COPPE/UFRJ; M.Sc. em Engenharia Offshore pela COPPE/UFRJ; B.Sc. em Engenharia de Fortificação e Construção pelo IME- Instituto Militar de Engenharia-IME e Engenharia Offshore pela PETROBRAS. Especialização executiva na INSEAD na França e Singapura, e na USP. Iniciou a carreira como Engenheiro na EXXON e depois foi para a PETROBRAS. Trabalhou na avaliação, no desenvolvimento e na implementação de modelos de negócios, fusões e aquisições, projetos, programas e portfolios, assim como em operações e manutenção para os segmentos de "downstream, midstream & upstream" da cadeia de valor de petróleo, gás e energia. Foi gerente geral do projeto GNL PETROBRAS pela área de negócios de Gás e Energia e Chairman da Joint Venture entre  PETROBRAS, BG, GALP e REPSOL o Projeto FLNG, focando a liquefação do gás e a produção de GNL em unidades offshore nos Campos do PRÉ-SAL.
O foco de seu caminho profissional  baseou-se em princípios como "pensar fora da caixa" e a busca proativa por novos modelos de Negócios adotando soluções efetivas para o mercado com a ajuda de seu desenvolvimento também nas competências de gerenciamento de Projetos, Programas e Portfolios. Destacam-se suas habilidades de ouvir e liderar, mobilizando recursos, formando equipes integradas e focadas, com cooperação e ética, fundamentais para o equilíbrio entre a demanda por competências técnicas e de recursos objetivos  e o fornecimento de soluções no prazo, custo e com a qualidade e recursos projetados. 

https://www.linkedin.com/in/aluizfsantos

Cláudia Honnicke

Engenheira química formada pela UFPR, especialista em gestão de qualidade pela FAE Business School, em engenharia de produção pela PUC PR, em engenharia de processamento de petróleo pela UERJ e em gerenciamento de projetos pela UFRJ, mestranda em engenharia química pela UFRJ. Iniciou a carreira em formulação de tintas industriais e posteriormente atuou na indústria automotiva como engenheira da qualidade. Trabalha na PETROBRAS desde 2006 em gerenciamento de projetos em diferentes estágios de maturidade e atualmente exerce função de gerente setorial de projeto e suprimento. Durante esses anos trabalhando com gerenciamento de projetos, atuou em coordenação de desenvolvimento de projetos de engenharia conceitual, básica e de detalhamento, gerenciamento de passagem de fase de projetos conforme sistemática corporativa, planejamento físico e financeiro, análise de riscos, gestão de mudanças e planejamento de suprimentos na implantação de projetos.

https://www.linkedin.com/in/claudia-honnicke-01610a18

Fábio Mourão

Fundador da ProjectStudy Treinamento e Consultoria, atua na área de Tecnologia há mais de 25 anos, prestando consultoria para empresas nacionais e multinacionais de todos os portes. Iniciou sua carreira com Desenvolvimento de Sistemas, passando pela área de Suporte e Infraestrutura de Servidores e Redes de Computadores. Nos últimos 10 anos vem se dedicando na área de Gestão de Projetos e Serviços de TI. É Palestrante, Autor, Coach em Transição de Carreira, Consultor e Instrutor em Gestão de Projetos Ágeis com foco no Framework Scrum. Bacharel em Análise de Sistemas, com MBA em Gestão Empresarial ênfase em Tecnologia da Informação e Pós MBA em Gestão Executiva de Projetos, ambos pela Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro. Possui diversas certificações, dentre elas o PMP (Project Management Professional) pelo PMI (Project Management Institute), PSM-I (Professional Scrum Master) pela Scrum Org, SAFe 4.5 Agilist pela Scaled Agile, HCMP (Human Change Management Professional) pela HuCMI (Human Change Management Institute), Professional Leader Coach pela SLAC (Sociedade Latino Americana de Coaching) entre outras.

https://www.linkedin.com/in/fabiomourao/

Francisco Taborda

Graduado em Ciências Navais e em Engenharia, e tem um mestrado em Systems Engineering pela United States Naval Postgraduate School. Possui as certificações PMI-RMP e PMP do PMI e CGE da Coach Inc. dos EUA. Gerenciou equipes multidisciplinares e multiculturais em grandes projetos nas áreas infraestrutura de telecomunicações, construção submarina, desenvolvimento de tecnologia e inovação para corporações como a Ericsson, Nokia, Subsea 7, Vésper, Oi, Claro, Telemig Celular, Marinha do Brasil e o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro, entre outras. É professor universitário de cursos de graduação e MBA. Também, é oficial superior da reserva de primeira classe da Marinha do Brasil.

https://www.linkedin.com/in/francisco-taborda-msse-pmp-pmi-rmp-ceg-766b0822/

Karolina Poznyakov

Engenheira Civil; Licenciatura em Matemática; MBA em Finanças Corporativas; Pós-graduação em Engenharia do Petróleo; Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior; Certificada PMP pelo PMI e IPMA-D. Possui larga experiência em Gerenciamento de Projetos distribuídos nas áreas de Petróleo e Gás e em Gestão de Plantas Industriais. Engenheira de Planejamento, Suporte às Práticas de Projetos. Consultora para o desenvolvimento e implantação de metodologias de gerenciamento de projetos e de escritório de projetos (PMO) desde 2005 na Petrobras. Atuou em projetos, prestando serviços a empresas de grande porte: Petrobras, Glaxo-SmithKline, Technip, IESA, dentre outras. Autora do livro “VIP – Práticas de Melhorias de Valor em Grandes Empreendimentos” com Paul Dinsmore. Palestrante em empresas, seminários e congressos nacionais e internacionais sobre os temas “PMO – Project Management Office”, “VIP”, "Gerenciamento de Projetos em Obras". Autora de artigos técnicos nas áreas de gerenciamento de projetos. Docente e Orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) na Escola Politécnica da UFRJ (NPPG) e no IBEC (Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos). Ministra cursos de Preparação para Certificação PMP, cursos de Gestão de Tempo com MS Project para mais de 1000 turmas ultrapassando 90.000 participantes.

https://www.linkedin.com/in/karolina-poznyakov-46933913

Luiz Augusto da Silva Mieiro

Profissional Senior com 16 anos de experiência em grandes empresas de engenharia (Techint , Aker Solutions e Fjords Processing) tanto na área técnica como no gerenciamento, com ênfase na liderança de equipes multifuncionais e multidisciplinares. Experiência em projetos e apoio a unidades operacionais, utilizando o planejamento e conceitos de critical chain. Habilidade para integrar equipes, apoiar a área comercial com expertise na criação de novas oportunidades de negócio, gerenciamento de riscos e foco no aumento de produtividade. Certificado Green Belt na Lean-Six Sigma Methodology e como PMP no PMI. Doutorando em Tecnologia de Gás Natural na UFRJ, com MBA Executivo na FGV e Mestrado na Área Petroquímica na UFRJ. Bacharel em Engenharia Química, com Pós-Graduação em Projeto de Equipamentos na Funcefet e em Gerenciamento de Projetos na Fundação Dom Cabral. Exerce trabalho voluntário há mais de 10 anos apoiando a comunidade de Vista Alegre e promovendo ações sociais. Professor voluntário de Química em curso pré-vestibular social.

 

https://www.linkedin.com/in/luizmieiro

Luiz Pereira

Engenheiro Civil, MBA em Gerenciamento de Projetos (IBMEC), MBA em Business Administration (UFES-ES), MBA Em Papel e Celulose (UFV), Mestrado em Políticas Públicas e Governança (FGV) e certificação PMP (PMI). Diretor Sênior e experiência em Gestão de Desempenho em Projetos de Capital, de finanças, suprimentos, projetos, operações e manutenção em projetos de Papel e Celulose no Brasil; Energia Hidrelétrica na Indonésia; Porto na Malásia e no Brasil; Pelotização em Omã; Fosfato no Peru e Brasil; Potássio na Argentina; Carvão em Moçambique; Cobre no Chile; Minério e Níquel no Brasil, além de diversos outros projetos de PPP (Estradas, VLT).

https://www.linkedin.com/in/luiz-pereira-b7370341/

Marcio Hervê

Engenheiro eletricista formado pela UFRGS em 1975, possui um MBA pela FGV/RJ (Curso de formação de Gerentes e Diretores - 1999) e obteve a certificação PMP (Project Management Professional), concedida pelo PMI, em novembro de 2001.    Funcionário da Petrobras por mais de 34 anos, dos quais pelo menos 20 como coordenador de projetos de engenharia básica no CENPES. Ao longo deste tempo muitas vezes funcionou como mentor informal para os colegas mais novos. Atua como instrutor e palestrante na área de GP há cerca de quinze anos, sendo autor do livro “Surfando a terceira onda no gerenciamento de projetos” e co-autor de dois livros na área, além de vários artigos publicados. Foi membro suplente do conselho fiscal do PMI-Rio (eleito em março/2016). Mestrando em Gestão Ambiental na UFRJ.

https://www.linkedin.com/in/marcioherve/

Mauricio Alcântara

"Engenheiro Eletricista pela Universidade de Brasília (UnB), com especialização em Análise e Gerências de Sistemas pela PUC-Rio e MBA em Administração de Empresas e Negócios pela FGV-Ebape, possui as certificações PMP, IPMA-C e PCC (Professional Coach). Atua como Gestor de Projetos e Pessoas a mais de 15 anos, tendo participado do desenvolvimento e implantação de projetos de TIC-Tecnologia da Informação e Comunicação, tanto para empresas do setor público quanto do setor privado, tais como, Banco Boavista, Embratel, Starone, Nextel (Peru), TIM/Intelig, SEFAZ-RJ, Petrobrás, ANAC, ANP, DATAPREV e Força Aérea Brasileira. Possui grande vivência nos segmentos de Aviação, Telecom, Logística, Varejo, CRM e Financeiro e, atualmente, é consultor e pré-vendas em empresas de Tecnologia."

https://www.linkedin.com/in/malcan

 

Ottavio Ritti

Especialista em gerenciamento de projetos, portfólio e governança de TI atuando há mais de 17 anos em projetos de desenvolvimento de sistemas e implantação de PMOs em grandes empresas nos segmentos de energia, óleo & gás, finanças, telecomunicações, seguros e governo. Certificado PMP® pelo PMI e ITIL® Foundation pelo EXIN, possui MBA em Gestão de Projetos pela Universidade Veiga de Almeida e bacharelado em Administração de Empresas pela Faculdade Integrada Bennett.

https://www.linkedin.com/in/ottavioritti/

Paulo Thomaz

Coach certificado, com especialidade em carreira de gestores de projetos e processos; Gestor de projetos certificado PMP e Consultor de Implantação de PMO na metodologia Value Ring (PMO-CC). Mestrando em Sistemas de Gestão e MBA em Gerenciamento de Projetos pela UFF-RJ, Especialista em Gerenciamento de Projetos de Software pela PUC-RJ com graduação em Tecnologia da Informação pela Unigranrio. Experiência na gestão operacional e projetos na indústria de Seguros e em TELECOM, nas operadoras (Vivo, TIM e Oi). Mais de 15 anos de implantação de projetos nas áreas de governança, PMO Corporativo, finanças, garantia da receita, combate à fraude, atendimento ao cliente, tecnologia, entre outras. Há mais de 10 anos atuando como professor em gestão de projetos, incluindo certificação PMP, trabalhando com metodologia que já certificou mais de 2 mil PMPs no Brasil.

https://www.linkedin.com/in/pthomaz/

Pedro Henrique Ferrari

Pedro Henrique Ferrari, PMP, PRINCE2, CSM, COBIT, ITIL, HCMP e Yellow Belt, graduado em engenharia da Computação pela PUC-Rio, MBA em gerência de projetos FGV-Rio e MBA em gestão pela qualidade Total na UFF. Mais de 17 anos de experiência em TI. Passando pelas áreas de desenvolvimento de software e de banco de dados, análise de sistemas, análise de processos e gerenciamento de projetos de TI (web, mobile, ERP, BI e Infraestrutura), com times multidisciplinares de diferentes países. Atuou em empresas de Informações Financeiras, Seguros, Marketing de Relacionamento, E-commerce, Telecom e consultorias de TI. Foi responsável pelo escritório de projetos de TI na B2W Digital. Atualmente atuando como Digital Partner na Oi SA, gerenciando projetos de inovação web e mobile, que envolvem arquitetura de microserviços, mesclando métodos ágeis e tradicionais.

https://www.linkedin.com/in/fhpedro/

Ricardo Leite

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com MBA em Gestão de TI e Gestão de Projetos. Tem grande experiência em desenvolvimento de novos negócios e gerencia de projetos, contando com mais de 20 anos de experiência em consultoria em projetos em âmbito internacional. Trabalhou como executivo no mercado financeiro, gerente de projetos e programas na área de Tecnologia e atualmente é consultor na Goldratt Consulting e responsável pelas principais implantações de Teoria das Restrições na área de Gestão de Projetos no Brasil.

https://www.linkedin.com/in/ricardo-leite-416ab42/

 

Rubens Cirino

Atua há 27 anos como professor, consultor e gerente de projetos para empresas como IESA, Andrade Gutierrez, Saint Gobain, White Martins, Banco do Brasil, American Express, Redecard, Petrobras e Unimed, e na área governamental, junto ao Ministério da Marinha e do Exército. É professor adjunto da UERJ do Departamento de Informática, dos MBAs em Gerência de Projetos e cursos corporativos da FGV, IBMEC, FUNCEFET e ESTÁCIO. Atuou como professor na PUC-RJ e na IBM. É doutor em Modelagem Computacional pelo IPRJ, mestre em Engenharia de Sistemas pelo IME, e graduado em Engenharia Elétrica (UGF) e Direito (IMB). É certificado como Project Management Professional (PMP) pelo PMI. É certificado PRINCE2 Practitioner pela APMG.  Atua como voluntário, no PMI – Rio.

https://www.linkedin.com/in/rubens-l-cirino-dsc-pmp-prince2-practitioner-011b7830/


REGRAS DO PROGRAMA DE MENTORING DO PMI RIO DE JANEIRO

O Programa de Mentoring do PMI Rio de Janeiro é um benefício que o Capítulo oferece a seus Afiliados;

O Programa é gratuito para os Mentorados que dele participam e visa desenvolver o Profissional de Gerenciamento de Projetos;

O candidato a Mentorado do Programa de Mentoring não precisa ser Certificado pelo PMI, porém deve ser um associado ativo do PMI Rio de Janeiro;

Os Mentores são Voluntários do Programa de Mentoring do PMI Rio de Janeiro e realizam esse trabalho sem remuneração e com único intuito de desenvolver o Profissional de Gerenciamento de Projetos no Tema da Mentoria que for escolhido;

O Tema da Mentoria será proposto pelo Mentorado e aceito pelo Mentor. O Tema acordado deverá estar relacionado a Gerenciamento de Projetos e contemplar uma ou mais Disciplinas do PMBoK;

O Ciclo 7 do Programa de Mentoring do PMI Rio de Janeiro será realizado de acordo com o seguinte Calendário:

 

 O candidato ao Programa de Mentoring deve possuir disponibilidade de pelo menos 1 hora semanal para os encontros ao longo de 12 semanas;

A falta do Mentorado por dois (2) encontros consecutivos encerra sua participação;

A dupla mentor-mentorado deverá escolher a melhor forma de interação: pessoalmente ou via redes sociais (WhatsApp, Skype, telefone ou outra plataforma que possibilite a conversação);

Os dias e horas de contato serão definidos livremente entre Mentor e Mentorado;

Cabe ao Mentorado a iniciativa de entrar em contato com o Mentor;

Semanalmente o Mentorado deverá apresentar ao Mentor para comentários o seu Plano de Mentoria devidamente preenchido e, em paralelo, envia-lo para a Coordenação do Programa via e-mail [email protected];

A falta de envio do Plano Semanal pelo Mentorado por duas (2) semanas consecutivas encerra sua participação;

Para um bom aproveitamento das 12 semanas de duração do Ciclo recomendamos que o Mentorado siga os Marcos definidos no Plano de Mentoria;

Mentor e Mentorado que tiverem participação mínima de 80% da carga horária prevista farão jus a 10 PDU´s na categoria Leadership, sendo a avaliação efetuada segundo os Planos de Mentoria entregue;

Será emitido Certificado de Participação para os Mentorados que tiverem participação mínima de 80% da carga horária prevista e apresentarem à Coordenação do Programa de Mentoring o formulário Resumo da Mentoria devidamente preenchido e assinado por Mentor e Mentorado;

A carga horária será aferida pela Coordenação do Programa através do Plano Semanal.

Reserve as datas das Reuniões de Abertura, em 21 de novembro de 2018 e de Fechamento, em 20 de fevereiro de 2019, que serão presenciais, em local a ser informado oportunamente, e valerão 1 PDU cada;

A Gerência do Programa de Mentoring recomenda fortemente que, independentemente do Resumo da Mentoria mencionado acima, o Mentorado prepare um Trabalho sobre as atividades desenvolvidas ao longo do Ciclo. Esse trabalho poderá ser apresentado na Reunião de Encerramento do Ciclo;

Além disso o Mentorado poderá escrever Artigo técnico a ser publicado no site do PMI Rio ou em Revista na área de influência do PMI, ou poderá ser apresentado em Congresso ou Seminário promovido pelo PMI. Para tanto o Trabalho deverá estar de acordo com as Regras de Publicação. Informe-se a respeito;

Os Mentorados serão selecionados para participar do Programa de Mentoring do PMI Rio de Janeiro levando em consideração as respostas às perguntas contidas no Formulário de Inscrição;

Responda o Formulário de Inscrição com calma, atenção e da maneira mais completa possível;

No preenchimento do Formulário de Inscrição o candidato deverá selecionar 3 Mentores listando e numerando em ordem de preferência;

Cada Mentor irá trabalhar com um, dois ou no máximo três Mentorados a cada Ciclo, conforme a sua disponibilidade de tempo;

Apenas a primeira inscrição será considerada no processo de seleção;

Não é escopo do programa:

  • Prover um treinamento em gerenciamento de projetos;
  • Preparação para prova de certificação PMP ou correlata;
  • Vender ou comprar produtos ou serviços de qualquer natureza;
  • Criar ou lançar negócio próprio ou de terceiros;
  • Tratar de questões pessoais;
  • Auxiliar em Outsourcing ou busca de empregos;
  • Distribuir material didático;

Não é permitida a postergação para turma futura do candidato selecionado para o ciclo atual;

Será dada preferência na inscrição aos filiados que não participaram de ciclos anteriores;

Confira a data de inscrição para o processo de seleção do Ciclo 7: de 22 de outubro a 07 de novembro de 2018.

 Reunião de Abertura 21/11/2018

Início do Ciclo 7 (Semana 1) em 26 de novembro de 2018

Término do Ciclo 7 (Semana 12) em 15 de fevereiro de 2019

Em caso de dúvidas ou dificuldades, favor encaminhar e-mail para [email protected].

26novembro

SEMINÁRIO DE GESTÃO DE MUDANÇAS EM PROJETOS

  • Instituto Federal Fluminense campus Campos Guarus - Avenida Souza Mota, 350, Parque Fundão, Campos dos Goytacazes - Rio de Janeiro
  • Início às 13:00 e término às 21:10
26novembro

Capacitação em Habilidades Interpessoais em Gerenciamento de Projetos. 6 PDUs (Liderança)

  • Centro - Rj
  • Início às 18:30 e término dia 28/11/2018 às 21:30
Mais informações

Em uma iniciativa pioneira para seus filiados o PMI RIO lança o programa de capacitação em ferramentas & técnicas de gestão de projetos como mais um benefício, contribuindo para o desenvolvimento profissional de seus associados.

Mais um evento de 2018 terá o Prof. Márcio Hervé, Engenheiro Eletricista pela UFRGS em 1975, possui um MBA pela FGV/RJ, certificado PMP, Mentor no Programa de Mentoring do PMI-Rio e Autor da obra Surfando a Terceira Onda no Gerenciamento de Projetos e com experiência de mais de 34 anos na Petrobras. Serão duas noites onde serão apresentados conceitos e práticas de habilidades comportamentais em gerenciamento de projetos.

O acesso ao evento, será feito apenas com uma taxa simbólica para filiados ao PMI RIO que terão a preferência nas inscrições. Existem somente 25 vagas disponíveis!

Data: 26/11 (SEG) e 28/11 (QUA)

Horário: 18:30 às 21:30 hs

Investimento:

Filiados ao PMI RIO: R$ 180,00. 

Não filiados: R$360,00. 

Estudantes e voluntários ativos: R$150,00

PROGRAMAÇÃO

  • Conceitos básicos sobre projetos e gerenciamento de projetos.
  • Influência dos fatores humanos e culturais nos resultados obtidos.
  • Habilidades fundamentais para um gerente de projetos; comunicação, negociação, gestão de conflitos, liderança.
  • Fatores de motivação e desmotivação.
  • Atitudes positivas e negativas em uma equipe de projetos
  • Até que ponto é possível mudar e melhorar?


VALE 06 PDUs na categoria “Leadership” (habilidades comportamentais) no Triangulo de Talentos do PMI® 

 Perguntas frequentes

 Minha inscrição/ingresso pode ser transferido?

Não. A inscrição é pessoal e intransferível. 

 Preciso levar meu ingresso impresso para o evento?

Não. Seu nome estará impresso na lista de presença.

 Qual é a política de reembolso?

Caso haja desistência será reembolsado 60% do valor pago.

 Posso realizar a inscrição até quando?

As inscrições estarão abertas até um dia antes do evento. 

 Até quando posso realizar a inscrição via boleto bancário?

O prazo para pagamento via boleto bancário é de seis dias, sendo assim, o participante só conseguirá gerar um boleto em até seis dias antes do evento.

 O link para compra de ingressos não apresenta o valor com desconto.

Para obter o desconto de filiado do PMI Rio, basta clicar em comprar ingresso / insira um código promocional e inserir o PMI Id.

dezembro 2018

10dezembro

ESGOTADO! Técnicas de Comunicação e Oratória – MÓDULO 1 (6 PDUs)

  • Av. Rio Branco, 124
  • Início às 18:00 e término dia 12/12/2018 às 21:30
Mais informações

Por meio de dinâmicas e atividades práticas, os participantes são levados a fixar os principais conceitos de uma comunicação eficaz, aprimorando assim, suas habilidades de comunicação verbal e expressão corporal como um meio de destaque profissional e pessoal.

Durante as aulas, o aluno recebe feedback do professor e dos demais colegas de classe quanto ao seu desempenho, trabalhando nos pontos deficientes e percebendo sua própria evolução.

Vale 6 PDUs em Liderança!

OBJETIVOS GERAIS DO CURSO:

Desenvolver e aprimorar a capacitação de comunicação dos profissionais envolvidos com atividades que exijam exposição clara e concisa de ideias, por meio de técnicas de oratória.

1 – Técnicas de Comunicação e Oratória – 06h

- Administrando o estado de tensão

- Como estar presente e atento ao que se fala?

- Harmonizando a expressão corporal ao tipo de discurso

- Respiração e fala: como ter uma boa coordenação?

- Importância de uma boa articulação

- Como não recorrer a vícios de linguagem?

LOCAL:  Av. Rio Branco, 124

DATA: 10 e 12 de Dezembro 

HORÁRIO: 18:00hs ás 21:30hs (3hs por dia, totalizando 6hs de curso mais os 30min por dia de coffee-break)

Capacidade Máxima: 10 pessoas

PREÇO:

Filiados: R$ 280,00

Não Filiados: R$ 340,00

Estudantes: R$ 200,00


LEANDRO GULLO:

Engenheiro e pós-graduado em Gestão de Projetos, Leandro Gullo iniciou estudos de oratória em 2013, complementando sua formação na área de psicodrama sócio-educacional e livre estudos em retórica, comunicação e mindfulness.

Diretor executivo e professor do curso de oratória OratiO – www.cursooratio.com.br, busca conduzir seus alunos a novos meios de alcançar uma fala autêntica, espontânea e criativa ao alinhar aos conhecimentos de humanas as habilidades lógicas e metodológicas que cultivou em sua carreira e formação de engenheiro.

 Perguntas frequentes

Minha inscrição/ingresso pode ser transferido?

Não. A inscrição é pessoal e intransferível.  

Preciso levar meu ingresso impresso para o evento?

Não. Seu nome estará impresso na lista de presença.

Qual é a política de reembolso?

Caso haja desistência será reembolsado 60% do valor pago.

Posso realizar a inscrição até quando?

As inscrições estarão abertas até um dia antes do evento. 

Até quando posso realizar a inscrição via boleto bancário?

O prazo para pagamento via boleto bancário é de seis dias, sendo assim, o participante só conseguirá gerar um boleto em até seis dias antes do evento.

O link para compra de ingressos não apresenta o valor com desconto.

Para obter o desconto de filiado do PMI Rio, basta clicar em comprar ingresso / insira um código promocional e inserir o PMI Id.

 

 

17dezembro

ESGOTADO! Técnicas de Comunicação e Oratória – MÓDULO 2 (6 PDUs)

  • Av. Rio Branco, 124
  • Início às 18:00 e término dia 19/12/2018 às 21:30
Mais informações

Por meio de dinâmicas e atividades práticas, os participantes são levados a fixar os principais conceitos de uma comunicação eficaz, aprimorando assim, suas habilidades de comunicação verbal e expressão corporal como um meio de destaque profissional e pessoal.

Durante as aulas, o aluno recebe feedback do professor e dos demais colegas de classe quanto ao seu desempenho, trabalhando nos pontos deficientes e percebendo sua própria evolução.

Vale 6 PDUs em Liderança!

OBJETIVOS GERAIS DO CURSO:

Desenvolver e aprimorar a capacitação de comunicação dos profissionais envolvidos com atividades que exijam exposição clara e concisa de ideias, por meio de técnicas de oratória.

1 – Técnicas de Comunicação e Oratória - Modulo 2 – 06h

- Fluência lógica e verbal do discurso

- A fala de Improvisso

- Despertando interesse e atenção em sua platéia

- Evitando e desconcentração e falhas de memória

LOCAL: Av. Rio Branco, 124

DATA: 17 e 19 de Dezembro 

HORÁRIO: 18:00hs ás 21:30hs (3hs por dia, totalizando 6hs de curso mais os 30min por dia de coffee-break)

Capacidade Máxima: 10 pessoas

PREÇO:

Filiados: R$ 280,00

Não Filiados: R$ 340,00

Estudantes e Voluntários Ativos: R$ 200,00

 

LEANDRO GULLO:

Engenheiro e pós-graduado em Gestão de Projetos, Leandro Gullo iniciou estudos de oratória em 2013, complementando sua formação na área de psicodrama sócio-educacional e livre estudos em retórica, comunicação e mindfulness.

Diretor executivo e professor do curso de oratória OratiO – www.cursooratio.com.br, busca conduzir seus alunos a novos meios de alcançar uma fala autêntica, espontânea e criativa ao alinhar aos conhecimentos de humanas as habilidades lógicas e metodológicas que cultivou em sua carreira e formação de engenheiro.

 

Perguntas frequentes

Minha inscrição/ingresso pode ser transferido?

Não. A inscrição é pessoal e intransferível.  

Preciso levar meu ingresso impresso para o evento?

Não. Seu nome estará impresso na lista de presença.

Qual é a política de reembolso?

Caso haja desistência será reembolsado 60% do valor pago.

Posso realizar a inscrição até quando?

As inscrições estarão abertas até um dia antes do evento. 

Até quando posso realizar a inscrição via boleto bancário?

O prazo para pagamento via boleto bancário é de seis dias, sendo assim, o participante só conseguirá gerar um boleto em até seis dias antes do evento.

O link para compra de ingressos não apresenta o valor com desconto.

Para obter o desconto de filiado do PMI Rio, basta clicar em comprar ingresso / insira um código promocional e inserir o PMI Id.

 

 

janeiro 2019

16janeiro

4ª PMI (JAN/2019) –PULSE of the PROFESSION® In-Depth Report.

  • Instituto INFNET - Rua São José, 90 - 2º andar
  • Início às 18:00 e término às 21:30
Mais informações
Baixe o artigo The Project Manager of the Future


PROGRAMAÇÃO:

18:10 hs – Abertura – Emerson Kuhl (VP Desenvolvimento Profissional PMI Rio)

18:15 hs – Apresentações de resenhas inscritas sobre o Artigo:

The Project Manager of the Future: Developing Digital-Age Project Management Skills to Thrive       In Disruptive Times (2018).

19:15 hs – Networking com troca de cartões!!

20:15 hs – Venha colaborar na moderação do Painel

21:30 hs – Encerramento (Rubens Cirino GP do Programa 4aPMI)

Requisitos para inscrever sua resenha:

- Escrever até 400 palavras em fonte arial 12, em arquivo editável no formato word, contendo: Nome, e título da resenha.

- Enviar e-mail para [email protected] para inscrição como apresentador.

- Serão escolhidas de 4 a 5 resenhas para apresentação oral, usando os próprios slides do artigo.

Requisitos para colaborar como Moderador:

- Leitura prévia na íntegra do artigo para o debate;

- Serão sorteados moderadores previamente inscritos;

- Enviar e-mail para [email protected] para inscrição e como moderador.

NOVIDADE

Os Membros ativos do PMI Rio e inscritos para o evento até 22/12/2018 receberão cartões personalizados do PMI Rio e QR Code do LinkedIn impresso, sendo necessário o envio do QR Code para o e-mail [email protected], até 22/12/2018. 

INVESTIMENTO: 

Filiados ao PMI RIO – R$ 80,00

Voluntários PMI RIO – R$ 40,00 (para obter o desconto envie um e-mail para [email protected])

Estudantes – R$ 40,00 (para obter o desconto envie um e-mail para [email protected])

Não filiados – R$160,00

Inscrições:  clique aqui

VALE 3 PDUS – 1 Categoria Técnico, 1 Categoria Estratégia e 1 Categoria Liderança

APRESENTAÇÃO DAS RESENHAS INSCRITAS SOBRE O ARTIGO

Serão selecionadas 4 resenhas de até 400 palavras e cada apresentador terá até 15 minutos expor sua opinião sobre o tema abordado no artigo, aqui os slides do artigo serão os seus slides de apresentação. Não é necessário enviar uma apresentação!

NETWORKING INTERATIVO

Vamos explorar o tema de forma colaborativa e agregar valor ao nosso conhecimento.

PAINEL DE DEBATE

Os moderadores irão lançar as perguntas que você participante enviar previamente ou realizar no dia do evento. Lembrando que o evento é colaborativo, e expor seu ponto de vista gera conhecimento e fortalece o amadurecimento do tema!

ATENÇÃO VAGAS LIMITADAS! PARTICIPEM! 

Perguntas frequentes

Minha inscrição/ingresso pode ser transferido?

Não. A inscrição é pessoal e intransferível.  

Preciso levar meu ingresso impresso para o evento?

Não. Seu nome estará impresso na lista de presença.

Qual é a política de reembolso?

Caso haja desistência será reembolsado 60% do valor pago.

Posso realizar a inscrição até quando?

As inscrições estarão abertas até um dia antes do evento. 

Até quando posso realizar a inscrição via boleto bancário?

O prazo para pagamento via boleto bancário é de seis dias, sendo assim, o participante só conseguirá gerar um boleto em até seis dias antes do evento.

O link para compra de ingressos não apresenta o valor com desconto.

Para obter o desconto de filiado do PMI Rio, basta clicar em comprar ingresso / insira um código promocional e inserir o PMI Id.
21janeiro

Workshop Elaboração de Dashboard (8 horas)

  • Centro - Rj
  • Início às 18:00 e término dia 23/01/2019
Mais informações


Neste Workshop os participantes terão a oportunidade de repassar os conceitos fundamentais em controle e complementá-lo com o aprofundamento dos conhecimentos em indicadores. O aprendizado será incentivado mediante a utilização de planilha eletrônica, fornecida aos participantes, especialmente desenvolvida para a fixação das técnicas. 

Instrutor: Ivaldo Monteiro

Especialista em Engenharia de Produção Civil, Engenheiro civil; Professor convidado dos MBA´s da FGV; IBMEC e UFRJ em Gerenciamento de Projetos. Significativa vivência de 37 anos em infraestrutura e transportes, como gerente de contrato, engenharia, planejamento e orçamentos de construtoras e instituição pública. Gerenciou diversos empreendimentos nas áreas de eventos, rodovias, edificações, montagem eletromecânica, infraestrutura urbana e cais de apoio. Publicações: Gerenciamento do Tempo em Projetos -“Série Gestão de Projetos das Publicações FGV; Aplicações da Curva S no Gerenciamento de Projetos-Revista Gerenciamento e Obras.

Informações adicionais:

1 - É necessário que o aluno leve seu computador;
2 - Programa para atividades com planilhas eletrônicas;
3 - Conteúdo possui etapa de nivelamento;
4 - Necessário conhecimento em software de planilhas eletrônicas;

Valoes:

Filiado PMI Rio - R$240,00

Não filiado - R$480,00

Voluntarios ativos e Estudantes R$200,00 (enviar um e-mail para [email protected] , para solicitar o código)


Inscrições:  clique aqui


ATENÇÃO VAGAS LIMITADAS! PARTICIPEM! 

Perguntas frequentes

Minha inscrição/ingresso pode ser transferido?

Não. A inscrição é pessoal e intransferível.  

Preciso levar meu ingresso impresso para o evento?

Não. Seu nome estará impresso na lista de presença.

Qual é a política de reembolso?

Caso haja desistência será reembolsado 60% do valor pago.

Posso realizar a inscrição até quando?

As inscrições estarão abertas até um dia antes do evento. 

Até quando posso realizar a inscrição via boleto bancário?

O prazo para pagamento via boleto bancário é de seis dias, sendo assim, o participante só conseguirá gerar um boleto em até seis dias antes do evento.

O link para compra de ingressos não apresenta o valor com desconto.

Para obter o desconto de filiado do PMI Rio, basta clicar em comprar ingresso / insira um código promocional e inserir o PMI Id.




fevereiro 2019

06fevereiro

4ª PMI: Big Data: Análises e Decisão (02 PDUs)

  • Instituto INFNET - Rua São José, 90 - 2º andar
  • Início às 18:10 e término às 21:00
Mais informações

 PMI-Rio apresenta a 4ª PMI: Big Data: Análises e Decisão (02 PDUs) (i) (s)

 PROGRAMAÇÃO:

18:10 hs – Abertura – Emerson Kuhl VP-Desenvolvimento Profissional PMI RIO

18:15 hs – PALESTRA 1 – "A Importância do Big Data para as organizações”. Alessandro Prudêncio Lukosevicius

19:00 hs – Coffee Break

19:15 hs – PALESTRA 2 – "A utilização do Big Data como ferramenta de valor agregado para as organizações”. Eduardo Lapa

21:00 hs – Encerramento e Sorteios – Rubens L. Cirino Gerente de Projeto 4ªPMI
20:00 hs – PAINEL DE DEBATE

 INVESTIMENTO: 

Voluntário filiado ao PMI RIO – R$40,00

Filiados ao PMI RIO – R$80,00

Estudantes – R$40,00

Não filiados – R$160,00

Inscrições:  clique aqui

VALE 2 PDUS – Estratégia

PALESTRA 01

" A Importância do Big Data para as organizações”.

Alessandro Prudêncio Lukosevicius – Diretor Executivo da RARO Training

https://www.linkedin.com/in/alessandro-prud%C3%AAncio-lukosevicius-9043bb/ 

PALESTRA 02

" A utilização do Big Data como ferramenta de valor agregado para as organizações”.

Eduardo Lapa – Diretor Executivo na Intelligence Hub

https://www.linkedin.com/in/eduardo-lapa-1467576/

 

 

As empresas têm trabalhado cada vez mais com um alto volume de dados, de todas as naturezas, de diversas fontes e com propósitos distintos. O que as empresas podem fazer com isso? Estas informações estão, de fato, ajudando as empresas? Os executivos estão sendo apoiados por isso? Como e onde a tecnologia ajuda? O que isso tem a ver com gestão? E com gestão de projetos?

ATENÇÃO VAGAS LIMITADAS! PARTICIPEM! 

Perguntas frequentes

Minha inscrição/ingresso pode ser transferido?

Não. A inscrição é pessoal e intransferível.  

Preciso levar meu ingresso impresso para o evento?

Não. Seu nome estará impresso na lista de presença.

Qual é a política de reembolso?

Caso haja desistência será reembolsado 60% do valor pago.

Posso realizar a inscrição até quando?

As inscrições estarão abertas até um dia antes do evento. 

Até quando posso realizar a inscrição via boleto bancário?

O prazo para pagamento via boleto bancário é de seis dias, sendo assim, o participante só conseguirá gerar um boleto em até seis dias antes do evento.

O link para compra de ingressos não apresenta o valor com desconto.

Para obter o desconto de filiado do PMI Rio, basta clicar em comprar ingresso / insira um código promocional e inserir o PMI Id.
21fevereiro

PMI-RIO Webinar - Projetos na indústria 4.0: ciência de dados e suas aplicações

  • Ambiente Virtual PMI Webex
  • Início às 20:00
Mais informações

Já não é nenhuma novidade que estamos passando por uma mudança significativa nos meios de produção e métodos industriais. Inteligência artificial, redes neurais artificiais, deep learning, ciência de dados, visão computacional... Por trás de todas essas palavras do momento e de muitas outras que surgem a todo instante, como podemos nos beneficiar das inovações tecnológicas recentes? Afinal de contas, o que é ciência de dados? Como o uso de dados pode aumentar a produtividade e ser efetivo no dia a dia? Nesta palestra serão abordados conceitos associados à indústria 4.0, mostrando casos de aplicações reais, além de trazer alguns desafios encontrados em projetos da área.

Dados do Palestrante:

Hellen Lima é cientista de dados na Data Science Brigade e engenheira eletrônica e de computação pela UFRJ, trabalha com machine learning desde 2013.

Em seu período no CERN (maior laboratório de física de partículas do mundo), desenvolveu pesquisa para o uso de inteligência artificial aplicada. Além disso, desenvolveu projetos de processamento de imagem, predição de séries temporais utilizando Redes Neurais Artificiais, automatização e otimização de logística, data-driven marketing.

Como entusiasta e profissional da área de machine learning, ela acredita no uso da tecnologia de maneira a otimizar processos, aumentar a produtividade e, principalmente, inovar.

23fevereiro

Workshop Design Thinking para o Mundo Empresarial

  • Centro - Rj
  • Início às 08:30 e término às 18:00
Mais informações

"A imaginação é o oxigênio da criatividade. E a criatividade é a ferramenta da Inovação"  Zeca. 

E AÍ?

Como resolver os problemas do nosso cotidiano nas empresas de forma inovadora? Por onde começamos? Qual deve ser a nossa postura? Que ferramentas podem nos ajudar?

O Design Thinking precisa ser vivenciado. Experimentando na prática. Com desafios reais. E é isso que você encontrará neste workshop, com mão na massa, com descobertas, trabalho em equipe, transformação e resultado.

OI?

Conheça e vivencie a abordagem do Design Thinking, seus valores, para uma mudança de mentalidade que possibilite criar soluções inovadoras no seu cotidiano.

E COMO SERÁ ISSO?

A turma é dividida em grupos de trabalho. Iremos trabalhar os conceitos, seus fundamentos, sempre com alguma atividade prática. Embasados com estes conceitos, partimos para a solução de um problema real, passando por todas as fases do Design Thinking.

QUANTO TEMPO?

8,5 horas presenciais.

8,5 PDUs

QUANDO?

23 de fevereiro, das 08:30 às 18:00 horas

MAS QUE CONCEITOS SÃO ESSES? O QUE VOCÊ VAI APRENDER?

Conceitos: Imaginação, Criatividade e Inovação

O Design Thinking 

Valores

Empatia

         Colaboração

         Experimentação

Pilares 

Ambientes adaptáveis

Equipes Multidisciplinares

O Duplo Diamante

COMO? 

Desenvolvimento em grupo de um Projeto (Mão na massa) 

Fases 

Entendimento

Redefinição

Ideação

Prototipagem 

Serão apresentadas diversas ferramentas para a aplicação do Design Thinking.

Apresentação do Projeto

A QUEM PODE INTERESSAR?

  • A todo profissional (independente de cargo ou área) ou estudante, com interesse em lidar com a criatividade e inovação no seu dia a dia.  
  • Pessoas que entendem que o mundo precisa de colaboratividade. Que é preciso ter foco no ser humano para a solução dos problemas.
  • Profissionais que gostariam de ir além da teoria e praticar, colocar a mão na massa.
  • Gestores que precisam aprender ferramentas e um caminho para a inovação dentro das suas empresas.
  • Empreendedores e líderes que querem compreender o modelo mental ao relacionar a empatia e a colaboração trazendo resultados para os seus negócios.

Mas, Design Thinking? Pode dar alguma dica?

http://bit.ly/ZecaPensandoAlto_DesignThinking

Valor

Filiado PMI Rio – R$230,00

Não Filiado – R$330,00

Estudantes e Voluntários – R$190,00 (enviar um e-mail para [email protected] solicitando o código)

Instrutor:

Carlos Alberto Correia da Silva, também conhecido como Zeca,  é pós-graduado em Análise de Sistemas pela PUC – RJ e com MBA de Administração e Sistemas de Informação pela UFF - Universidade Federal Fluminense. Graduado em Ciências Náuticas, pelo Centro de Instrução Almirante Graça Aranha. PMP certificado pelo PMI desde 2008. Especialista em Design Thinking pela ECHOS.

Foi diretor na Sonda IT durante 3 anos, empresa multinacional chilena de consultoria de TI. Gerente de projetos principalmente na área de TI, em que atua há 27 anos.

 Instrutor, palestrante e facilitador em treinamentos nos temas de inovação, criatividade, negociação, design thinking, customer experience e gerenciamento de projetos.

Professor de Gestão da Inovação na FGV.    

www.linkedin.com/in/carlosalbertocorreiadasilva

ATENÇÃO VAGAS LIMITADAS! PARTICIPEM! 

Perguntas frequentes

Minha inscrição/ingresso pode ser transferido?

Não. A inscrição é pessoal e intransferível.  

Preciso levar meu ingresso impresso para o evento?

Não. Seu nome estará impresso na lista de presença.

Qual é a política de reembolso?

Caso haja desistência será reembolsado 60% do valor pago.

Posso realizar a inscrição até quando?

As inscrições estarão abertas até um dia antes do evento. 

Até quando posso realizar a inscrição via boleto bancário?

O prazo para pagamento via boleto bancário é de seis dias, sendo assim, o participante só conseguirá gerar um boleto em até seis dias antes do evento.

O link para compra de ingressos não apresenta o valor com desconto.

Para obter o desconto de filiado do PMI Rio, basta clicar em comprar ingresso / insira um código promocional e inserir o PMI Id.

março 2019

13março

4ª PMI: Gestão Projetos em Startup (02 PDUs)

  • Instituto INFNET - Rua São José, 90 - 2º andar
  • Início às 18:10 e término às 21:00
Mais informações

PMI-Rio apresenta a 4ª PMI: Gestão Projetos em Startup (02 PDUs) (i) (a)

 

PROGRAMAÇÃO:

18:10 hs – Abertura – Emerson Kuhl VP-Desenvolvimento Profissional PMI RIO

18:15 hs – PALESTRA 1 – "A Gestão de Projetos em Startups e o mundo VUCA”. Luiz Claudio Mandarino Freire

19:00 hs – Coffee Break

19:15 hs – PALESTRA 2 – Conectando Startups e Grandes empresas - Um estudo de Caso”.  Elisa Gomes dos Santos

20:00 hs – PAINEL DE DEBATE

21:00 hs – Encerramento e Sorteios – Rubens L. Cirino Gerente de Projeto 4ªPMI

INVESTIMENTO: 

Voluntário filiado ao PMI RIO – R$40,00

Filiados ao PMI RIO – R$80,00

Estudantes – R$40,00

Não filiados – R$160,00

VALE 2 PDUS – Estratégia

PALESTRA 01

"A Gestão de Projetos em Startups e o mundo VUCA”. Luiz Claudio Mandarino Freire - Gerente de Marketing e Inovação para o B2B da Petrobras Distribuidora

linkedin.com/in/luiz-claudio-mandarino-freire-64b75559 

A palestra irá abordar como o Mundo VUCA está mudando a forma de fazer negócios e criando novas possibilidades de interação entre empresas e consumidores.

E isso não é diferente na gestão de projetos em Startups. Há um paralelo direto deste novo mundo, e a aplicabilidade da gestão de projetos tradicional e das novas metodologias ágeis.

Mais que aplicar uma metodologia, o ponto central e como estimular a mudança de mentalidade de gestão dos projetos nas Startups, trazendo conceitos de mutabilidade e colaboração. 

PALESTRA 02

“Conectando Startups e Grandes empresas - Um estudo de Caso”.  Elisa Gomes dos Santos - Membro do time de projetos de inovação para a área de rede de postos na Petrobras Distribuidora. 

linkedin.com/in/elisa-gomes-dos-santos-1767b2a2/

A palestra irá apresentar de maneira objetiva casos reais de conexão Startups com grandes empresas e projetos em que o modelo de gestão em Startups foi aplicado para programas de intraempreendedorismo.

 

ATENÇÃO VAGAS LIMITADAS! PARTICIPEM! 

 

Perguntas frequentes

 

Minha inscrição/ingresso pode ser transferido?

Não. A inscrição é pessoal e intransferível.  

Preciso levar meu ingresso impresso para o evento?

Não. Seu nome estará impresso na lista de presença.

Qual é a política de reembolso?

Caso haja desistência será reembolsado 60% do valor pago.

Posso realizar a inscrição até quando?

As inscrições estarão abertas até um dia antes do evento. 

Até quando posso realizar a inscrição via boleto bancário?

O prazo para pagamento via boleto bancário é de seis dias, sendo assim, o participante só conseguirá gerar um boleto em até seis dias antes do evento.

O link para compra de ingressos não apresenta o valor com desconto.

Para obter o desconto de filiado do PMI Rio, basta clicar em comprar ingresso / insira um código promocional e inserir o PMI Id.


25março

Técnicas de Comunicação e Oratória – MÓDULO 1 (6 PDUs)

  • Centro - Rj
  • Início às 18:00 e término dia 26/03/2019 às 21:30
Mais informações



Por meio de dinâmicas e atividades práticas, os participantes são levados a fixar os principais conceitos de uma comunicação eficaz, aprimorando assim, suas habilidades de comunicação verbal e expressão corporal como um meio de destaque profissional e pessoal.

Durante as aulas, o aluno recebe feedback do professor e dos demais colegas de classe quanto ao seu desempenho, trabalhando nos pontos deficientes e percebendo sua própria evolução.

Vale 6 PDUs em Liderança!

OBJETIVOS GERAIS DO CURSO:

Desenvolver e aprimorar a capacitação de comunicação dos profissionais envolvidos com atividades que exijam exposição clara e concisa de ideias, por meio de técnicas de oratória.

1 – Técnicas de Comunicação e Oratória – 06h

- Administrando o estado de tensão

- Como estar presente e atento ao que se fala?

- Harmonizando a expressão corporal ao tipo de discurso

- Respiração e fala: como ter uma boa coordenação?

- Importância de uma boa articulação

- Como não recorrer a vícios de linguagem?

LOCAL:  Centro do Rio

DATA: 25 e 26 de Março 

HORÁRIO: 18:00hs ás 21:30hs (3hs por dia, totalizando 6hs de curso mais os 30min por dia de coffee-break)

Capacidade Máxima: 10 pessoas

PREÇO:

Filiados: R$ 280,00

Não Filiados: R$ 340,00

Estudantes: R$ 200,00


LEANDRO GULLO:

Engenheiro e pós-graduado em Gestão de Projetos, Leandro Gullo iniciou estudos de oratória em 2013, complementando sua formação na área de psicodrama sócio-educacional e livre estudos em retórica, comunicação e mindfulness.

Diretor executivo e professor do curso de oratória OratiO – www.cursooratio.com.br, busca conduzir seus alunos a novos meios de alcançar uma fala autêntica, espontânea e criativa ao alinhar aos conhecimentos de humanas as habilidades lógicas e metodológicas que cultivou em sua carreira e formação de engenheiro.

 Perguntas frequentes

Minha inscrição/ingresso pode ser transferido?

Não. A inscrição é pessoal e intransferível.  

Preciso levar meu ingresso impresso para o evento?

Não. Seu nome estará impresso na lista de presença.

Qual é a política de reembolso?

Caso haja desistência será reembolsado 60% do valor pago.

Posso realizar a inscrição até quando?

As inscrições estarão abertas até um dia antes do evento. 

Até quando posso realizar a inscrição via boleto bancário?

O prazo para pagamento via boleto bancário é de seis dias, sendo assim, o participante só conseguirá gerar um boleto em até seis dias antes do evento.

O link para compra de ingressos não apresenta o valor com desconto.

Para obter o desconto de filiado do PMI Rio, basta clicar em comprar ingresso / insira um código promocional e inserir o PMI Id.

26março

PMO SUMMIT 2019

  • Hotel Windsor Flórida – Rua Ferreira Viana, 81, Flamengo – Rio de janeiro
  • Término dia 28/03/2019
Mais informações

O maior congresso sobre Gerenciamento de Projetos do Brasil e América Latina chega a sua 10ª edição reunindo os principais Keynotes Nacionais inseridas na lista das 500 maiores do país e Internacionais.

Entre os palestrantes estão: Peter Taylor (Reino Unido) expert em métodos híbridos, Ricardo Vargas (Brasil/ Portugal) discutindo sobre aplicação da Inteligência Artificial e Fábio Cruz (Brasil) explicando a gestão ágil com o apoio de modelos híbridos visando transformar as empresas tradicionais em ágeis.

Além disso, o terceiro dia do congresso contará com o PMO Exchange Day que traz workshops com grandes nomes da Embraer e Caixa Econômica Federal, sessões dinâmicas com rodadas de conversas e um painel de debates 360° sobre a transformação digital e conhecimentos sobre agile.

O maior encontro sobre projetos da América Latina acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de março, no Rio de Janeiro, Brasil. Em parceria com o PMI-Rio o congresso conta com:

+ 25 módulos de conteúdo

+ 20 PDUs para profissionais certificados pelo PMI

+ 03 dias de programação intensa

+ 20 casos práticos inéditos para o mercado

+ 01 dia exclusivo para atividades práticas em sala

Confira a nossa programação completa e se inscreva.
27março

Técnicas de Comunicação e Oratória – MÓDULO 2 (6 PDUs)

  • Centro - Rj
  • Início às 18:00 e término dia 28/03/2019 às 21:30
Mais informações

Por meio de dinâmicas e atividades práticas, os participantes são levados a fixar os principais conceitos de uma comunicação eficaz, aprimorando assim, suas habilidades de comunicação verbal e expressão corporal como um meio de destaque profissional e pessoal.

Durante as aulas, o aluno recebe feedback do professor e dos demais colegas de classe quanto ao seu desempenho, trabalhando nos pontos deficientes e percebendo sua própria evolução.

Vale 6 PDUs em Liderança!

OBJETIVOS GERAIS DO CURSO:

Desenvolver e aprimorar a capacitação de comunicação dos profissionais envolvidos com atividades que exijam exposição clara e concisa de ideias, por meio de técnicas de oratória.

1 – Técnicas de Comunicação e Oratória - Modulo 2 – 06h

- Fluência lógica e verbal do discurso

- A fala de Improvisso

- Despertando interesse e atenção em sua platéia

- Evitando e desconcentração e falhas de memória

LOCAL: Centro do Rio

DATA: 27 e 28 de Março 

HORÁRIO: 18:00hs ás 21:30hs (3hs por dia, totalizando 6hs de curso mais os 30min por dia de coffee-break)

Capacidade Máxima: 10 pessoas

PREÇO:

Filiados: R$ 280,00

Não Filiados: R$ 340,00

Estudantes e Voluntários Ativos: R$ 200,00

 LEANDRO GULLO:

Engenheiro e pós-graduado em Gestão de Projetos, Leandro Gullo iniciou estudos de oratória em 2013, complementando sua formação na área de psicodrama sócio-educacional e livre estudos em retórica, comunicação e mindfulness.

Diretor executivo e professor do curso de oratória OratiO – www.cursooratio.com.br, busca conduzir seus alunos a novos meios de alcançar uma fala autêntica, espontânea e criativa ao alinhar aos conhecimentos de humanas as habilidades lógicas e metodológicas que cultivou em sua carreira e formação de engenheiro.

 Perguntas frequentes

Minha inscrição/ingresso pode ser transferido?

Não. A inscrição é pessoal e intransferível.  

Preciso levar meu ingresso impresso para o evento?

Não. Seu nome estará impresso na lista de presença.

Qual é a política de reembolso?

Caso haja desistência será reembolsado 60% do valor pago.

Posso realizar a inscrição até quando?

As inscrições estarão abertas até um dia antes do evento. 

Até quando posso realizar a inscrição via boleto bancário?

O prazo para pagamento via boleto bancário é de seis dias, sendo assim, o participante só conseguirá gerar um boleto em até seis dias antes do evento.

O link para compra de ingressos não apresenta o valor com desconto.

Para obter o desconto de filiado do PMI Rio, basta clicar em comprar ingresso / insira um código promocional e inserir o PMI Id.

27março

GP's in Rio PMI Rio 20 anos

  • Avenida Presidente Wilson, 118
  • Início às 18:30 e término às 20:30
Mais informações

Ja estão abertas as inscrições para o GP s in Rio. Não perca essa oportunidade de fazer parte do maior evento de Networking em GP do Estado do Rio de Janeiro!

Em comemoração aos 20 anos do PMI-RIO estamos liberando a Combo (Inscrição no GP's in Rio + Conferência 16º ERGP) limitada a 20 ingressos.

Lembramos que toda a renda líquida** deste GP’s in Rio será revertida em prol da Casa de Apoio à Criança com Câncer São Vicente de Paulo (CACCSVP). 

Ingressos:

Não filiados - R$300

Filiados PMI Rio - R$150

*Combo (GP's in Rio + Conferência 16º ERGP) - R$350       

*Opção válida apenas para Filiados PMI Rio.

**Renda líquida das vendas do ingresso para o GP's in Rio. Combo não incluso  

Instruções para se inscrever no GP's in Rio.

Para obter o desconto de filiado basta inserir seu PMI Id no campo de desconto promcional

Para fazer a inscrição no combo basta inserir ( PMIRIO20ANOS- )  e seu PMI Id logo após o Hífen.

Esperamos você lá! Vagas Limitadas!!

Perguntas frequentes

Minha inscrição/ingresso pode ser transferido?

Não. A inscrição é pessoal e intransferível.  

Preciso levar meu ingresso impresso para o evento?

Não. Seu nome estará impresso na lista de presença.

Qual é a política de reembolso?

Caso haja desistência será reembolsado 60% do valor pago.

Posso realizar a inscrição até quando?

As inscrições estarão abertas até um dia antes do evento. 

Até quando posso realizar a inscrição via boleto bancário?

O prazo para pagamento via boleto bancário é de seis dias, sendo assim, o participante só conseguirá gerar um boleto em até seis dias antes do evento.

O link para compra de ingressos não apresenta o valor com desconto.

Para obter o desconto de filiado do PMI Rio, basta clicar em comprar ingresso / insira um código promocional e inserir o PMI Id.

abril 2019

03abril

4ª PMI: Recursos Humanos: Geração Millenium em Projetos (02 PDUs)

  • Instituto INFNET - Rua São José, 90 - 2º andar
  • Início às 18:10 e término às 21:30
Mais informações

PMI-Rio apresenta a 4ª PMI: Recursos Humanos: Geração Millenium em Projetos (02 PDUs) (i) (a)

PROGRAMAÇÃO:

18:10 hs – Abertura – Emerson Kuhl VP-Desenvolvimento Profissional PMI RIO

18:15 hs – PALESTRA 1 – " Geração Millenium em Projetos – Uma reflexão sobre o futuro do trabalho”. Joice Vicente

19:00 hs – Coffee Break

19:15 hs – PALESTRA 2 – Desafios de Gestão de Pessoas: Geração Millenium x Gerenciamento de Projetos”.  Roberto Godinho Lopes

20:00 hs – PAINEL DE DEBATE

21:00 hs – Encerramento e Sorteios – Rubens L. Cirino Gerente de Projeto 4ªPMI

INVESTIMENTO: 

Voluntário filiado ao PMI RIO – R$40,00

Filiados ao PMI RIO – R$80,00

Estudantes – R$40,00

Não filiados – R$160,00

Inscrições:  clique aqui

VALE 2 PDUS – Estratégia

PALESTRA 01 “Geração Millenium em Projetos – Uma reflexão sobre o futuro do trabalho ".

Joice Vicente, Coach na empresa Carreira em Movimento

https://www.linkedin.com/in/joicevicente/

A palestra irá discutir o futuro do trabalho, relacionando com as características dos profissionais e suas gerações e falar da importância de desenvolver habilidades comportamentais para o sucesso na carreira de projetos.

PALESTRA 02 Desafios de Gestão de Pessoas: Geração Millenium x Gerenciamento de Projetos”.  Roberto Godinho Lopes Diretor de Operações e Capital Humano da Sprink

linkedin.com/in/roberto-godinho-lopes-03a44427

A palestra irá abordar os principais desafios na gestão de millenials em gerenciamento de projetos.

ATENÇÃO VAGAS LIMITADAS! PARTICIPEM! 

Perguntas frequentes

Minha inscrição/ingresso pode ser transferido?

Não. A inscrição é pessoal e intransferível.  

Preciso levar meu ingresso impresso para o evento?

Não. Seu nome estará impresso na lista de presença.

Qual é a política de reembolso?

Caso haja desistência será reembolsado 60% do valor pago.

Posso realizar a inscrição até quando?

As inscrições estarão abertas até um dia antes do evento. 

Até quando posso realizar a inscrição via boleto bancário?

O prazo para pagamento via boleto bancário é de seis dias, sendo assim, o participante só conseguirá gerar um boleto em até seis dias antes do evento.

O link para compra de ingressos não apresenta o valor com desconto.

Para obter o desconto de filiado do PMI Rio, basta clicar em comprar ingresso / insira um código promocional e inserir o PMI Id.
11abril

PMI-RIO Webinar - Projetos Inteligentes IoT : Oportunidades, Desafios e Perspectivas

  • Ambiente Virtual PMI Webex
  • Início às 20:00
Mais informações

A Internet das Coisas, associada às tecnologias "disruptivas" que estão impulsionando a transformação digital, influenciará na forma de gerenciar projetos e seus produtos, serviços e benefícios entregues; nos modelos de negócios; nos ambientes corporativos e na própria carreira de gestão de projetos.

Este Webinário conceituará alguns fundamentos básicos sobre a Internet das Coisas (IoT - Internet of Things), apresentará uma visão panorâmica do cenário atual e levantará alguns questionamentos chaves para reflexão e discussão.

É hora de parar e refletir, se situar e fortalecer a sua base de conhecimentos, não só para aproveitar as oportunidades que surgem neste ambiente de profundas mudanças, mas também tornar a sua carreira à prova de futuro!


Dados do Palestrante:


Lourival José Passos Moreira é Professor, Engenheiro e Pesquisador. Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980). Formação de professores pela PUC-RJ (1977). Especialização em Engenharia de Computação pelo Illinois Institute of Technology (USA-1995). Especialização em Docência do Ensino Superior pela UFRJ (2001). Mestrado em Educação e Cultura Contemporânea pela UNESA (2005-2006). MBA em Gestão Internacional pela COPPEAD(2007). Doutorado em Políticas e Estratégias pela Escola de Guerra Naval (2007). Atuou como pesquisador no Fermi National Accelerator Laboratory (FERMILAB - Estados Unidos) e desenvolveu trabalhos para o Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire (CERN – Suíça). Foi Professor Titular da Escola Naval onde lecionou por 37 anos e do Curso de Engenharia Industrial do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca por 34 anos.  Foi Professor Visitante de Engenharia Elétrica e Microeletrônica na Universidade de Ciências Aplicadas de Munique-Alemanha(1988-1989). Atualmente é o Coordenador Executivo do Grupo IoTbr Pro, dedicado à Pesquisa, Desenvolvimento, Formação Profissional e Negócios,  e membro fundador da comunidade Tudo Sobre Iot.
15abril

Técnicas de Comunicação e Oratória – MÓDULO 3 (9 PDUs)

  • Centro - Rj
  • Início às 18:00 e término dia 17/04/2019 às 21:30
Mais informações

Por meio de dinâmicas e atividades práticas, os participantes são levados a fixar os principais conceitos de uma comunicação eficaz, aprimorando assim, suas habilidades de comunicação verbal e expressão corporal como um meio de destaque profissional e pessoal. Durante as aulas, o aluno recebe feedback do professor e dos demais colegas de classe quanto ao seu desempenho, trabalhando nos pontos deficientes e percebendo sua própria evolução. 

OBJETIVOS GERAIS 

Desenvolver e aprimorar a capacitação de comunicação dos profissionais envolvidos com atividades que exijam exposição clara e concisa de ideias, por meio de técnicas de oratória. 

EMENTA 

  • O discurso e a arte da persuasão
  • Ferramentas de persuasão
  • Aumentando o poder de engajamento

Público Alvo: Profissionais das mais variadas áreas de atuação que conduzem reuniões de
equipe, lidam com clientes e ministram treinamentos – aulas ou palestras

Espera-se que ao final deste módulo o participante possa:

  • Aumentar sua capacidade de influenciar e persuadir
  • Consolidar suas características de liderança
  • Obter destaque em sua área de atuação
  • Ampliar sua rede de contatos profissionais

REQUISITO OBRIGATÓRIO: TER PARTICIPADO DO MÓDULO I e II 

VALOR

Filiado PMI Rio – R$420,00

Não Filiado – R$510,00

Voluntários Ativos e Estudantes – R$300,00 (Enviar e-mail para [email protected] solicitando o código). 

Data: 15, 16 e 17 de Abril das 18 às 21:30

 Vagas Limitadas!! 

Perguntas frequentes

Minha inscrição/ingresso pode ser transferido?

Não. A inscrição é pessoal e intransferível.  

Preciso levar meu ingresso impresso para o evento?

Não. Seu nome estará impresso na lista de presença.

Qual é a política de reembolso?

Caso haja desistência será reembolsado 60% do valor pago.

Posso realizar a inscrição até quando?

As inscrições estarão abertas até um dia antes do evento. 

Até quando posso realizar a inscrição via boleto bancário?

O prazo para pagamento via boleto bancário é de seis dias, sendo assim, o participante só conseguirá gerar um boleto em até seis dias antes do evento.

O link para compra de ingressos não apresenta o valor com desconto.

Para obter o desconto de filiado do PMI Rio, basta clicar em comprar ingresso / insira um código promocional e inserir o PMI Id.

maio 2019

08maio

4ª PMI (MAIO/2019) –PULSE of the PROFESSION® The Future of the Work – Leading the Way with PMTQ

  • Instituto INFNET - Rua São José, 90 - 2º andar
  • Início às 18:00 e término às 21:30
Mais informações

PMI-Rio Convida os seus Membros para mais uma edição inovadora;

4ª PMI (MAIO/2019) –PULSE of the PROFESSION® The Future of the Work – Leading the Way with PMTQ

FONTE: (https://www.pmi.org/learning/thought-leadership/pulse/pulse-of-the-profession-2019)

 

PROGRAMAÇÃO:

18:10 hs – Abertura –Emerson Kuhl(VP Desenvolvimento Profissional PMI Rio)

18:15 hs – Apresentações de resenhas inscritas sobre o Artigo:

PULSE of the PROFESSION® The Future of the Work – Leading the Way with PMTQ

19:15 hs – Networking com troca de cartões!!

20:15 hs – Venha colaborar na moderação do Painel

21:30 hs – Encerramento (Rubens Cirino GP do Programa 4aPMI)

 

Requisitos para inscrever sua resenha:

- Escrever até 400 palavras em fonte arial 12, em arquivo editável no formato word, contendo: Nome, e título da resenha.

- Enviar e-mail para [email protected] para inscrição como apresentador.

- Serão escolhidas de 4 a 5 resenhas para apresentação oral, usando os próprios slides do artigo.

- Data Limite para envio da resenha 29/04/2019

 

Requisitos para colaborar como Moderador:

- O moderador também deve enviar uma resenha;

-Leitura prévia na íntegra do artigo para o debate;

- Serão sorteados moderadores previamente inscritos;

- Enviar e-mail para [email protected] para inscrição e como moderador.

- Data Limite para envio da resenha 29/04/2019

 

NOVIDADE

Ao final das apresentações de todos as resenhas, teremos uma breve apresentação sobre técnicas de oratória, com o objetivo de mostrar os principais conceitos/benefícios de uma comunicação eficaz, aprimorando assim, suas habilidades de comunicação verbal e expressão corporal como um meio de destaque profissional e pessoal com Leandro Gullo.

 

LEANDRO GULLO:

Engenheiro e pós-graduado em Gestão de Projetos, Leandro Gullo iniciou estudos de oratória em 2013, complementando sua formação na área de psicodrama sócio-educacional e livre estudos em retórica, comunicação e mindfulness.

Diretor executivo e professor do curso de oratória OratiO – http://cursooratio.com.br/, busca conduzir seus alunos a novos meios de alcançar uma fala autêntica, espontânea e criativa ao alinhar aos conhecimentos de humanas as habilidades lógicas e metodológicas que cultivou em sua carreira e formação de engenheiro.

 

INVESTIMENTO: 

Filiados ao PMI RIO – R$ 80,00

Voluntários PMI RIO – R$ 40,00

Estudantes – R$ 40,00

Não filiados – R$160,00

 

VALE 3 PDUS – 1 Categoria Técnico, 1 Categoria Estratégia e 1 Categoria Liderança

 

APRESENTAÇÃO DAS RESENHAS INSCRITAS SOBRE O ARTIGO

Serão selecionadas 4 resenhas de até 400 palavras e cada apresentador terá até 15 minutos expor sua opinião sobre o tema abordado no artigo, aqui os slides do artigo serão os seus slides de apresentação. Não é necessário enviar uma apresentação!

 

NETWORKING INTERATIVO

Vamos explorar o tema de forma colaborativa e agregar valor ao nosso conhecimento.

 

PAINEL DE DEBATE

Os moderadores irão lançar as perguntas que você participante enviar previamente ou realizar no dia do evento. Lembrando que o evento é colaborativo, e expor seu ponto de vista gera conhecimento e fortalece o amadurecimento do tema!

 

ATENÇÃO VAGAS LIMITADAS! PARTICIPEM! 

 

Perguntas frequentes

 

Minha inscrição/ingresso pode ser transferido?

Não. A inscrição é pessoal e intransferível.  

Preciso levar meu ingresso impresso para o evento?

Não. Seu nome estará impresso na lista de presença.

Qual é a política de reembolso?

Caso haja desistência será reembolsado 60% do valor pago.

Posso realizar a inscrição até quando?

As inscrições estarão abertas até um dia antes do evento. 

Até quando posso realizar a inscrição via boleto bancário?

O prazo para pagamento via boleto bancário é de seis dias, sendo assim, o participante só conseguirá gerar um boleto em até seis dias antes do evento.

O link para compra de ingressos não apresenta o valor com desconto.

Para obter o desconto de filiado do PMI Rio, basta clicar em comprar ingresso / insira um código promocional e inserir o PMI Id.

14maio

RH RIO 2019

  • Centro de Convenções Windsor Oceânico - Barra da Tijuca
  • Início às 09:00 e término dia 15/05/2019 às 20:00
Mais informações


O RHRIO é o maior congresso de gestão de pessoas do Rio de Janeiro e o 2º maior do Brasil. Organizado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos do Rio de Janeiro, é focado em profissionais que tem a gestão de pessoas como base de suas atuações, oferecendo conteúdo e ferramentas de qualidade.

São dois dias repletos de palestras, oficinas, contato com fornecedores e influenciadores, muito networking e a descoberta do que é tendência na área de gestão de pessoas no Brasil e no mundo.

Se você busca atualização e aprendizado em temas de gestão, esperamos você no RHRIO 2019!

Filiados do PMI Rio tem o mesmo desconto dos Associados ABRH-RJ.

Não fique de fora e garanta seu lugar no RHRio! 

Acesse www.rhrio.com.br ou ligue para a Central RHRio, das 9h às 18h: (21) 2277- 7752 ou 2277-7759
22maio

Programa de Mentoring PMI Rio - Ciclo 9

  • Início às 18:30 e término às 22:00
Mais informações

Período de inscrição para o Ciclo 9 será de 17 de Abril a 17 de Maio de 2019.

 

 

 

CONHEÇA OS MENTORES PARA O CICLO 9:

 

 

Antonio Luiz Fernandes dos Santos

D.Sc. em Gestão pela COPPE/UFRJ; M.Sc. em Engenharia Offshore pela COPPE/UFRJ; B.Sc. em Engenharia de Fortificação e Construção pelo IME- Instituto Militar de Engenharia-IME e Engenharia Offshore pela PETROBRAS. Especialização executiva na INSEAD na França e Singapura, e na USP. Iniciou a carreira como Engenheiro na EXXON e depois foi para a PETROBRAS. Trabalhou na avaliação, no desenvolvimento e na implementação de modelos de negócios, fusões e aquisições, projetos, programas e portfolios, assim como em operações e manutenção para os segmentos de "downstream, midstream & upstream" da cadeia de valor de petróleo, gás e energia. Foi gerente geral do projeto GNL PETROBRAS pela área de negócios de Gás e Energia e Chairman da Joint Venture entre  PETROBRAS, BG, GALP e REPSOL o Projeto FLNG, focando a liquefação do gás e a produção de GNL em unidades offshore nos Campos do PRÉ-SAL.
O foco de seu caminho profissional  baseou-se em princípios como "pensar fora da caixa" e a busca proativa por novos modelos de Negócios adotando soluções efetivas para o mercado com a ajuda de seu desenvolvimento também nas competências de gerenciamento de Projetos, Programas e Portfolios. Destacam-se suas habilidades de ouvir e liderar, mobilizando recursos, formando equipes integradas e focadas, com cooperação e ética, fundamentais para o equilíbrio entre a demanda por competências técnicas e de recursos objetivos  e o fornecimento de soluções no prazo, custo e com a qualidade e recursos projetados. 

Especialidades: RISCOS, PARTES INTERESSADAS, INTEGRAÇÃO

https://www.linkedin.com/in/aluizfsantos

 

Luiz Pereira

Engenheiro Civil, MBA em Gerenciamento de Projetos (IBMEC), MBA em Business Administration (UFES-ES), MBA Em Papel e Celulose (UFV), Mestrado em Políticas Públicas e Governança (FGV) e certificação PMP (PMI). Diretor Sênior e experiência em Gestão de Desempenho em Projetos de Capital, de finanças, suprimentos, projetos, operações e manutenção em projetos de Papel e Celulose no Brasil; Energia Hidrelétrica na Indonésia; Porto na Malásia e no Brasil; Pelotização em Omã; Fosfato no Peru e Brasil; Potássio na Argentina; Carvão em Moçambique; Cobre no Chile; Minério e Níquel no Brasil, além de diversos outros projetos de PPP (Estradas, VLT).

Especialidades: GESTÃO, CONTRATOS, PLANEJAMENTO

https://www.linkedin.com/in/luiz-pereira-b7370341/

 

Marcio Hervê

Engenheiro eletricista formado pela UFRGS em 1975, possui um MBA pela FGV/RJ (Curso de formação de Gerentes e Diretores - 1999) e obteve a certificação PMP (Project Management Professional), concedida pelo PMI, em novembro de 2001.    Funcionário da Petrobras por mais de 34 anos, dos quais pelo menos 20 como coordenador de projetos de engenharia básica no CENPES. Ao longo deste tempo muitas vezes funcionou como mentor informal para os colegas mais novos. Atua como instrutor e palestrante na área de GP há cerca de quinze anos, sendo autor do livro “Surfando a terceira onda no gerenciamento de projetos” e co-autor de dois livros na área, além de vários artigos publicados. Foi membro suplente do conselho fiscal do PMI-Rio (eleito em março/2016). Mestrando em Gestão Ambiental na UFRJ.

Especialidades: RISCOS, COMUNICAÇÃO, GESTÃO DE PESSOAS

https://www.linkedin.com/in/marcioherve/

 

 

Mauricio Alcântara

Engenheiro Eletricista pela Universidade de Brasília (UnB), com especialização em Análise e Gerências de Sistemas pela PUC-Rio e MBA em Administração de Empresas e Negócios pela FGV-Ebape, possui as certificações PMP, IPMA-C e PCC (Professional Coach). Atua em Projetos e na liderança de Pessoas a mais de 25 anos e, tendo ocupado diversos cargos gerenciais, alcançou a posição de Diretor Regional em empresa de grande porte nacional. Possui grande vivência na área de Tecnologia e domínio dos ambientes de desenvolvimento, infraestrutura e implantação de projetos de TIC-Tecnologia da Informação e Comunicação. Atualmente, além de consultoria em gestão de projetos, portfólios e programas, também atua como Coach para Gestores e no desenvolvimento de novos negócios em Transformação Digital.

Especialidades: CUSTO, TEMPO, GESTÃO DE RECURSOS

https://www.linkedin.com/in/malcan/?locale=pt_BR

 

Paulo de Tarso Bittencourt Cunha

Amplo conhecimento em gestão estratégica de tecnologias: desenvolvimento de sistemas, gestão de projetos, qualidade e processos. Profissional metódico, de fácil adaptação, com serenidade e firmeza para enfrentar momentos de conflito, além de forte espírito de equipe e sólida experiência em situações de pressão em projetos de grande porte. Especialista em desenvolvimento, análise e implementação de ferramentas de informação gerencial, para auxiliar a organização nas decisões estratégicas do negócio. Alta performance na integração de equipes para evolução do ambiente e conquista de resultados, capacidade de liderança, formação de equipes multidisciplinares e gestão de mudanças organizacionais. PMP, PMI-ACP, PRINCE2 Practitioner, Scrum Master (CSM) e ITIL Foundations.

Especialidades: MODELAGEM DE PROCESSOS; AGILE PROFISSIONAL; GERENCIMENTO DE PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO

linkedin.com/in/paulo-de-tarso-bittencourt-cunha-820baa5

 

Paulo Thomaz

Coach certificado, com especialidade em carreira de gestores de projetos e processos; Gestor de projetos certificado PMP e Consultor de Implantação de PMO na metodologia Value Ring (PMO-CC). Mestrando em Sistemas de Gestão e MBA em Gerenciamento de Projetos pela UFF-RJ, Especialista em Gerenciamento de Projetos de Software pela PUC-RJ com graduação em Tecnologia da Informação pela Unigranrio. Experiência na gestão operacional e projetos na indústria de Seguros e em TELECOM, nas operadoras (Vivo, TIM e Oi). Mais de 15 anos de implantação de projetos nas áreas de governança, PMO Corporativo, finanças, garantia da receita, combate à fraude, atendimento ao cliente, tecnologia, entre outras. Há mais de 10 anos atuando como professor em gestão de projetos, incluindo certificação PMP, trabalhando com metodologia que já certificou mais de 2 mil PMPs no Brasil.

especialidades: LIDERANÇA, GESTÃO DE MUDANÇAS, MÉTODOS ÁGEIS

https://www.linkedin.com/in/pthomaz/

 

Renato Caldas

Graduado em Engenharia Mecânica pela UFRJ, Mestre em Engenharia pelo ITA, MBA em Gerenciamento de Projetos pelo NPPG-UFRJ e Certificado PMP-PMI. Possui experiência direta e contínua no desenvolvimento de projetos multidisciplinares em empresas do setor Aeronáutico e na Indústria Estratégica de Defesa Brasileira. Liderando equipes de engenharia, acumulou experiência em gerenciar as expectativas de quem demanda uma entrega, bem como o espírito e a capacidade de quem executa o trabalho. Com conhecimento de todo o ciclo de desenvolvimento de novas idéias, será capaz de trazer ao aluno a identificação e a percepção de quem já passou por situações ímpares no ambiente corporativo.

Especialidades: GERENCIAMENTO DE ESCOPO, TEMPO, RISCO

https://www.linkedin.com/in/renato-caldas-m-eng-pmp-493bb923

 

Rubens Cirino

Atua há 27 anos como professor, consultor e gerente de projetos para empresas como IESA, Andrade Gutierrez, Saint Gobain, White Martins, Banco do Brasil, American Express, Redecard, Petrobras e Unimed, e na área governamental, junto ao Ministério da Marinha e do Exército. É professor adjunto da UERJ do Departamento de Informática, dos MBAs em Gerência de Projetos e cursos corporativos da FGV, IBMEC, FUNCEFET e ESTÁCIO. Atuou como professor na PUC-RJ e na IBM. É doutor em Modelagem Computacional pelo IPRJ, mestre em Engenharia de Sistemas pelo IME, e graduado em Engenharia Elétrica (UGF) e Direito (IMB). É certificado como Project Management Professional (PMP) pelo PMI. É certificado PRINCE2 Practitioner pela APMG.  Atua como voluntário, no PMI – Rio.

Especialidades: GERENCIAMENTO DE MUDANÇAS,  CRONOGRAMA, STAKEHOLDERS

https://www.linkedin.com/in/rubens-l-cirino-dsc-pmp-prince2-practitioner-011b7830/

 

 

REGRAS DO PROGRAMA DE MENTORING DO PMI RIO DE JANEIRO

 

O Programa de Mentoring do PMI Rio de Janeiro é um benefício gratuito que o Capítulo oferece a seus Afiliados e alunos de Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos das Universidades conveniadas com o PMI RIO.  

O Ciclo 9 do Programa de Mentoring do PMI Rio de Janeiro será realizado de acordo com o seguinte Calendário:

 

 

 

Em caso de dúvidas ou dificuldades, favor encaminhar e-mail para [email protected]

 

O Programa de 12 semanas tem o seguinte Valor de Investimento:

 

Associados do PMI – Capítulo do Rio de Janeiro: GRÁTIS

 

O candidato a Mentorado do Programa de Mentoring não precisa ser residente na cidade do Rio de Janeiro pois os contatos Mentor x Mentorado poderão ser virtuais.

 

Os Mentores são Voluntários do Programa de Mentoring do PMI Rio de Janeiro e realizam esse trabalho sem remuneração e com único intuito de desenvolver o Profissional de Gerenciamento de Projetos no Tema da Mentoria que for escolhido.

 

O Tema da Mentoria será proposto pelo Mentorado e aceito pelo Mentor. O Tema acordado deverá estar relacionado a Gerenciamento de Projetos e contemplar uma ou mais áreas de conhecimento do PMBoK.

 

O candidato ao Programa de Mentoring deve possuir disponibilidade de pelo menos 1 hora semanal para os encontros presenciais/virtuais ao longo de 12 semanas;

 

A falta do Mentorado por dois (2) encontros consecutivos encerra sua participação;

 

A dupla Mentor x Mentorado deverá escolher a melhor forma de interação: presencial ou virtual, via redes sociais (WhatsApp, Skype, telefone ou outra plataforma que possibilite a conversação);

 

Os dias e horas de contato serão definidos livremente entre Mentor e Mentorado;

 

Cabe ao Mentorado a iniciativa de entrar em contato com o Mentor;

 

Semanalmente o Mentorado deverá apresentar ao Mentor para comentários o seu Plano de Mentoria devidamente preenchido e, em paralelo, enviá-lo para a Coordenação do Programa via e-mail [email protected];

 

A falta de envio do Plano Semanal pelo Mentorado por duas (2) semanas consecutivas encerra sua participação;

 

Para um bom aproveitamento das 12 semanas de duração do Ciclo recomendamos que o Mentorado siga os Marcos definidos no Plano de Mentoria;

 

Mentor e Mentorado que tiverem participação mínima de 80% da carga horária prevista farão jus a 10 PDU´s na categoria Leadership, sendo a avaliação efetuada segundo os Planos de Mentoria entregue;

 

Será emitido Certificado de Participação para os Mentorados que tiverem participação mínima de 80% da carga horária prevista e apresentarem à Coordenação do Programa de Mentoring o formulário Resumo da Mentoria devidamente preenchido e assinado por Mentor e Mentorado;

 

A carga horária será aferida pela Coordenação do Programa através do Plano Semanal.

 

Reserve as datas das Reuniões de Abertura, em 22 de Maio de 2019 e de Fechamento, em 21 de Agosto de 2019, que serão presenciais, em local a ser informado oportunamente, e valerão 1 PDU cada.

 

A Gerência do Programa de Mentoring recomenda fortemente que, independentemente do Plano Semanal da Mentoria mencionado acima, o Mentorado prepare uma Apresentação sobre as atividades desenvolvidas ao longo do Ciclo. Esse trabalho poderá ser apresentado na Reunião de Encerramento do Ciclo;

 

Além disso o Mentorado poderá escrever Artigo técnico a ser publicado no site do PMI Rio ou em Revista na área de influência do PMI, ou poderá ser apresentado em Congresso ou Seminário promovido pelo PMI. Para tanto o Trabalho deverá estar de acordo com as Regras de Publicação. Informe-se a respeito;

 

Os Mentorados serão selecionados para participar do Programa de Mentoring do PMI Rio de Janeiro levando em consideração as respostas às perguntas contidas no Formulário de Inscrição;

 

Responda o Formulário de Inscrição com calma, atenção e da maneira mais completa possível;

 

No preenchimento do Formulário de Inscrição o candidato deverá selecionar 3 Mentores priorizando a ordem de preferência;

 

Cada Mentor irá trabalhar com um, dois ou no máximo três Mentorados a cada Ciclo, conforme a sua disponibilidade de tempo;

 

Apenas a primeira inscrição será considerada no processo de seleção;

 

Não é escopo do programa:

 

  • Ø  Prover um treinamento em gerenciamento de projetos;
  • Ø  Preparação para prova de certificação PMP ou correlata;
  • Ø  Vender ou comprar produtos ou serviços de qualquer natureza;
  • Ø  Criar ou lançar negócio próprio ou de terceiros;
  • Ø  Tratar de questões pessoais;
  • Ø  Auxiliar em Outsourcing ou busca de empregos;
  • Ø  Distribuir material didático;

 

Não é garantida a postergação para turma futura do candidato selecionado para o ciclo atual;

 

Será dada preferência na inscrição aos Candidatos que não tenham participado de Ciclos anteriores.

 

junho 2019

05junho

V SEMINÁRIO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM PROJETOS

  • FIRJAN Av. Graça Aranha 1 - Centro - Rio de Janeiro
  • Início às 09:00 e término às 17:30
Mais informações
Tema do Seminário: “Aprendendo com os Erros e os Acertos!


Nesse seminário teremos duas trilhas: uma de “Pessoas” e outra “Técnica”, onde serão abordados e discutidos diversos aspectos do aprendizado em ambientes de projeto.

Registrar e disseminar o aprendizado é preciso! Sejam “boas práticas”, para serem replicadas ou “alertas”, para serem evitados! Dessa forma a Gestão do Conhecimento, manifestado pelas “Lições Aprendidas” colabora com a redução de riscos e na maximização das oportunidades!

Convidamos a todos a participar dessa experiência! Sejam bem-vindos ao nosso seminário, que foi cuidadosamente preparado para você, que anseia em trocar conhecimento e experiências!

Agenda

Agenda

Investimento:

Lote 1: até 19/05

Não Filiado: R$200,00

*Filiado: R$100,00

**Estudante: R$80,00

Lote 2: até 04/06

Não Filiado: R$250,00

*Filiado: R$125,00

**Estudante: R$100,00


(* Filiados devem inserir o PMI Id no campo de desconto promocional.)
 
(** Estudantes devem enviar um e-mail para [email protected] , com foto da carterinha ou declaração da Instituição para confirmar a matrícula e receberem o voucher. Em caso de dúvidas ligar para 21 2262-8985.)


Palestrantes & Moderadores


TRILHA PESSOAS

PM TALK 1: – “Experiência: A ferramenta de aprendizado para o sucesso profissional”

Vivemos uma grande mudança rumo a inovação, o que nos traz a necessidade de desenvolver características comportamentais importantes para obter sucesso no mercado de trabalho do futuro. O mercado atual e do futuro depende de pessoas comprometidas com a evolução constante, que conhecem o seu potencial e sabem onde querem chegar. Nesse processo acelerado e de transformações o aprendizado constante, adquirido através das experiências, é uma dessas características tão buscadas nos profissionais. Dentro disso, a autora apresentará as informações apontadas no Fórum Econômico Mundial, sobre as competências do profissional do futuro (Resolução de Problemas Complexos, Inteligência Emocional, Criatividade, entre outras), além de comentar sobre o que é essencial ao Gerente de Projeto e compartilhar dicas e insights para o desenvolvimento comportamental e do aprendizado através do erro.

Nível do Conteúdo: Intermediário

Joice Amaral

JOICE AMARAL VICENTE – Sócia Diretora da Carreira em Movimento

MINI-CV

Joice Vicente é Coach de Carreira e Consultora de RH. Com mais de 3000 horas em atendimentos de Coaching individuais e em grupo. Coautora do livro: "Construa o seu caminho. Você está construindo o seu?” e sócia proprietária da empresa Carreira em Movimento. Atuou por mais de 10 anos na área de Recursos Humanos em empresas nacionais e multinacionais de diversos segmentos, onde teve a oportunidade de descobrir a paixão por ajudar as pessoas a serem felizes no trabalho.

 

PM TALK 2: – “Coaching e Mentoring – Aprendendo consigo mesmo e através dos outros”

Nosso poder de evolução é infinito. Entretanto, devemos estar abertos as contingências que nos cercam para enxergar janelas de oportunidades. Ainda que não signifiquem a mesma coisa, os processos de coaching e mentoring compõe possibilidades de desenvolvimento que tem o potencial de nos catalisar física, intelectual e emocionalmente. Não estamos nos referindo a produtos acabados em si, mas sim, processos contínuos de aperfeiçoamento. É interessante e aprazível ter alguém que inspire e que nos sirva de exemplo. Da mesma forma, é proveitoso e estimulante a relação de parceria estabelecida entre profissionais visando metas de desenvolvimento. Ambos processos servem para alavancar nossas competências. Como fazer uso deles da maneira mais produtiva e prazerosa é o objetivo desse PM Talk.

Nível do Conteúdo: Intermediário

André B. Barcaui

ANDRÉ B. BARCAUI – Professor, Palestrante e Autor

MINI-CV

André B. Barcaui é Pós-doutor em Administração pela FEA/USP, doutor em Administração pela UNR, mestre em Sistemas de Gestão pela UFF-RJ, com graduação em Tecnologia da Informação e Psicologia, com formação em terapia cognitivo-comportamental. Foi project office manager da Hewlett-Packard Consulting, responsável pela região Latino-Americana, e gerente de programa e serviços na IBM. É membro-fundador do PMI Chapter Rio, onde concluiu sua certificação PMP em 1999 e hoje faz parte do seu Conselho Consultivo, e membro do Conselho Editorial da Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa e revisor técnico da revista MundoPM. É também certificado Master Coach pelo Behavioral Coaching Institute (BCI). Professor acadêmico, palestrante e autor de diversos artigos e livros na área gerencial.

 

MODERADOR DO PAINEL – TRILHA PESSOAS: – “Os desafios de aprender com os erros e os acertos!”

Diretor da Peça: "Aprender é preciso!

Descrição: Agruras de um Gerente de Projetos em início de carreira e a importância de seu mentor, o ajudando a superar problemas e a aprender com as situações difíceis!

Mário Luiz Sampaio

MÁRIO LUIZ SAMPAIO PEREIRA, PMP – Professor, Consultor e Ator

MINI-CV

É consultor de Negócios e Projetos e Professor convidado dos MBAs de Gerenciamento de Projetos e Gestão Empresarial da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e da Universidade Federal Fluminense (UFF), já tendo atuado também na FIA (USP) e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em inúmeros cursos “InCompany” para a Petrobras no âmbito do Programa PROMINP e na preparação para Certificação PMP do PMI. Professor titular no curso EAD (Ensino à Distância) da FGV para a disciplina de Gerenciamento da Qualidade em Projetos. Coautor dos livros “Gerenciamento de Escopo em Projetos” pela editora FGV Management, e “PMO – Escritórios de Projetos, Programas e Portfólio na prática” pela editora Brasport (2012). Doutorando em Administração de Empresas pela Universidade de Rosário (ARG), Mestre em Inteligência Competitiva pelo convênio UFRJ / INT / Universidade Aux-Marseille (FRA), pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP (CEAG) e pela FACESP (com ênfase em Administração da Produção & Qualidade); graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ, em Informática pela PUC-RJ, além de certificado pelo Project Management Institute (PMI) como PMP desde 2001. Também é membro do Comitê Estratégico de Gestão do Conhecimento do PMI Rio. Dedica-se ao Gerenciamento Profissional de Projetos há mais de 27 anos, período ao longo do qual vem prestando consultoria e liderando projetos de grande porte, para organizações nacionais (Petrobras, CEMIG, CEDAE, Suzano, entre outras) e internacionais (Coca-Cola, Siemens, Unilever, entre outras). Durante 4 anos foi Managing Director do International Institute for Learning (IIL) no Brasil, líder mundial em treinamento executivo presencial e à distância em Gerenciamento de Projetos. Também atuou na área de TI por mais de 14 anos, tendo sido executivo de empresas nacionais e multinacionais, incluindo organizações de consultoria (Deloitte Touche Tohmatsu) e comunicação (Jornal Diário Popular / O Dia).

 
TRILHA TÉCNICA

 

PALESTRA 1: – “Lições Aprendidas no Programa CzRM da Dataprev”

O ambiente do Programa CzRM (Citizen Relationship Management) proporcionou muito aprendizado, oriundo das mais diversas situações em seus projetos no esforço de atingir os objetivos definidos pela liderança, que aqui serão comentados nos seus diferentes vieses. Do técnico ao comportamental podemos ter problemas e errar. Mas o mais importante é que o erro seja rapidamente corrigido, sua solução seja incorporada e aprendida pelos times e o mesmo não volte a se repetir.

Nível do Conteúdo: Iniciante

Edgard Miguel

EDGARD MIGUEL PRATES FILHO – Programa de Atendimento Digital da Dataprev

MINI-CV

Tecnólogo formado em Desenho da Construção Civil pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC), ingressou na Dataprev de São Paulo em 1988 onde atuou no desenvolvimento e no atendimento à área de Arrecadação e Fiscalização do INSS. Em 2002 assumiu a Divisão de Produtos de Fiscalização no Rio de Janeiro. Participou do processo de fusão dos órgãos da Receita Federal e Previdenciária onde atuou na área de Relacionamento com o Cliente. Em 2005 atuou na criação do Departamento de Relacionamento com o Cliente em Brasília, onde exerceu a função de Gerente da Divisão de Relacionamento da Receita Federal. Em 2007 foi Gerente da Unidade de Desenvolvimento Santa Catarina e em seguida, em 2010, se tornou Gerente do Departamento de Desenvolvimento de Software e Superintendente de Desenvolvimento de Software. Em 2015 exerceu a função de Superintendente de Atendimento e iniciou o processo de transformação digital do Atendimento. Atualmente é responsável pelo Programa de Atendimento Digital da Dataprev.

 

PALESTRA 2: – “Aprendizagem Organizacional em Projetos - "Aprender em Projetos é muito mais que lançar mensagens engarrafadas em alto mar”

Apesar da coleta de Lições Aprendidas ao longo do projeto ser reconhecida como atividade relevante para o gerenciamento de projetos, a aprendizagem organizacional em projetos e processos raramente acontece e muitas empresas se queixam de erros recorrentes em projetos similares, documentos desatualizados, perda de conhecimento relevante e dependência do conhecimento tácito dos empregados. Atualmente, existe um grande número de publicações que discutem os motivos pelos quais as organizações não aprendem apesar dos grandes investimentos realizados em treinamentos e certificações. A palestra apresenta alguns resultados de pesquisas que refletem o estado da arte em aprendizagem organizacional, traz reflexões sobre a cultura de aprendizagem presente em segmentos que se destacam no mercado internacional, apontando as condições do ambiente organizacional que favorecem ou dificultam o engajamento dos empregados para o compartilhamento do conhecimento tácito e atualização do conhecimento explícito, discutindo os desafios da aprendizagem durante o dia-a-dia das atividades em projetos.

Nível do Conteúdo: Avançado

Aparecida Laino

APARECIDA LAINO ENTRIEL – Consultora Corporativa de Gestão do Conhecimento e Aprendizagem

MINI-CV

É Pós Doutoranda em Administração de Empresas pela Universidade Federal Fluminense, onde desenvolve pesquisas sobre Aprendizagem Organizacional e Gestão do Conhecimento. É Administradora, possui Doutorado em Engenharia de Sistemas pela UFRJ, Mestrado em Sistemas de Gestão e Especialização em Sistemas de Informação pela Universidade Federal Fluminense. Atua há 35 anos na área de gestão empresarial, sendo 11 anos como Gerente da Blindex Vidros de Segurança e 6 anos como Gerente Geral de empresa de médio porte da Indústria do Fitness Trabalha na Petrobras há 14 anos na Área de Gestão de Pessoas, atuando em atividades de Desenvolvimento de Liderança, Gestão de Competências, Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Organizacional. Atualmente é Consultora Corporativa de Área de Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Organizacional e Professora Convidada dos cursos de Mestrado e Pós-graduação do Departamento de Administração da Universidade Federal Fluminense.

               

PALESTRA 3: – "Projetos Ágeis: Errando Pequeno e Aprendendo Rápido!"

A gestão do conhecimento em projetos independe do ciclo de vida. Seja este preditivo ou adaptativo.  Como sabemos, muito conhecimento é gerado durante o projeto e o efetivo aproveitamento deste conhecimento em projetos futuros ou mesmo em etapas posteriores, pode fazer a diferença para o sucesso projeto. Tanto que o Guia PMBOK 6ª Ed. Incluiu o processo Gerenciar o Conhecimento do Projeto no grupo execução para reforçara ideia que as lições aprendidas sejam tratadas ao longo do projeto. Em projetos com ciclo de vida adaptativo (ágil) ainda existem muitos mitos, como por exemplo: não utilização de cronogramas, inexistência gestão de riscos e até mesmo gestão do conhecimento. Para derrubar um desses mitos, nesta palestra veremos como podemos tratar as lições aprendidas ao longo do projeto e como a cultura ágil contribui para que o time erre pequeno e aprenda rápido.

Nível do Conteúdo: Intermediário

Wagner Ribeiro

WAGNER RIBEIRO, MSc, AGILE COACH, PMP – Agile Coach da Engie Brasil

MINI-CV

Especialista em Gerenciamento de Projetos, Agilista, com experiência de mais de 20 anos em cargos de liderança e atualmente é Agile Coach na ENGIE, professor convidado na FGV, UFRJ, UFF, UVA, e membro do Comitê Estratégico de Gestão do Conhecimento do Project Management Institute, Chapter Rio de Janeiro. Mestre em Sistemas de Gestão e MBA em Organizações e Estratégia, ambos pela UFF/RJ; MBA em Gestão de Negócios em Tecnologia da Informação FGV; certificado PMP, CSM, Kanban Management Professional e SAFe Agilist; Analista de Sistemas pelo Instituto Brasileiro de Pesquisas em Informática (IBPI); especialista em gerenciamento de projetos pela PUC/RJ; graduado em Tecnologia em Sistemas Programáveis na UNESA. Palestrante em eventos nacionais e internacionais: Rio de Janeiro, para comitiva da Nairóbi Water and Sewerage Company do Quênia; na Espanha, na AGBAR (Águas de Barcelona); em Portugal (Águas de Cascais); nos Açores (São Miguel); em Moçambique (Águas de Moçambique); no Chile, na ESVAL (Compañía Del Água de Valparaíso). Responsável por grandes projetos no Brasil e Europa, entre eles atuou em Lisboa com a equipe da Portugal Telecom no planejamento de projeto de implantação de sistema de Billing para o mercado Ibérico.

 

MODERADOR DO PAINEL – TRILHA TÉCNICA: – "Aprendendo mais e errando menos em projetos!”

Luiz Henrique

LUIZ HENRIQUE GOMES DE SOUZA, MSc, PMP – Vice-Presidente Executivo e Líder do Comitê Estratégico de Gestão do Conhecimento do PMI Rio

MINI-CV

É Engenheiro Eletrônico – UFRJ com Mestrado em Engenharia de Produção - COPPE / UFRJ e sócio da Projecta Group. É certificado como PMP (Project Management Professional) do PMI desde 1998, sendo também membro fundador do PMI Rio de Janeiro Chapter, onde atualmente acumula os cargos de Vice-Presidente Executivo e Líder do Comitê Estratégico de Gestão do Conhecimento, sendo responsável pela implantação do Processo de Gerenciamento do Capital Intelectual e pela plataforma de colaboração Connections e pela supervisão do Comitê Estratégico de Parcerias. Trabalha com Gerenciamento de Projetos desde 1993, atuando no mercado como Consultor, Gerente de Projetos, Quality Assurer e Risk Manager para empresas como a IBM, HP e PwC e pela sua empresa, a Projecta Group – Serviços e Treinamento Gerencial Ltda. Professor em disciplinas de Gerenciamento de Projetos desde 2000 em instituições de pós-graduação: PUC, Senac SC, UFRJ e FGV. Coautor do livro "PMO - Escritório de Projetos, Programas e Portfólio na Prática", Brasport, 2012. Liderou a Comunidade de Prática Profissional de Gerentes de Projetos da IBM América Latina de 2004 a 2005, com cerca de 500 profissionais.

 

Informações Adicionais:

PDUs: 6

Triângulo do Talento:

Técnico (Technical): 1

Liderança (Leadership): 1

Estratégia (Strategic): 4

 

Perguntas frequentes

Minha inscrição/ingresso pode ser transferido?

Não. A inscrição é pessoal e intransferível. 

Preciso levar meu ingresso impresso para o evento?

Não. Seu nome estará impresso na lista de presença.

Qual é a política de reembolso?

Caso haja desistência será reembolsado 60% do valor pago.

Posso realizar a inscrição até quando?

As inscrições estarão abertas até um dia antes do evento.

Até quando posso realizar a inscrição via boleto bancário?

O prazo para pagamento via boleto bancário é de seis dias, sendo assim, o participante só conseguirá gerar um boleto em até seis dias antes do evento.

O link para compra de ingressos não apresenta o valor com desconto.

Para obter o desconto de filiado do PMI Rio, basta clicar em comprar ingresso / insira um código promocional e inserir o PMI Id.
11junho

PM CASE DAY - Transformação com Project Design Management

  • Início às 08:30
Mais informações

DESCRIÇÃO DO EVENTO

O que é o PM Case Day?

O 17° PM Case Day é um circuito de palestras que irá expandir seus horizontes profissionais e da sua companhia. Promovemos todos os anos encontros recheados de cases transformadores na área de Gestão de Projetos, Processos e Pessoas, no intuito de possibilitar, não só a democratização de soluções que aumentem sua produtividade, mas também criar uma rede profissional com tendência colaborativa.

O que posso esperar de 2019?

O evento contará com palestras elucidativas, cases de empreendedorismo, participações especiais internacionais, painel de debate e network.  

Confira nossa programação:


O tema desse ano será "Transformação com Project Design Management". Os principais tópicos abordados no PM Case Day 2019 serão: Empreendedorismo, Inovação, Agilidade, Agile Management Office (AMO), Transformação Digital, Gestão de Mudanças, Gerente de Projetos em tempo de disrupções.

Ingressos clique aqui

Ingresso 2º Lote - Palestras 
R$ 350,00
Ingresso 2º Lote - Palestras + Workshop Agile Management Office R$ 500,00
Ingresso 2º Lote - Palestras + Workshop Solução Exclusiva DC-QUP R$ 500,00
Ingresso 2º Lote - Workshop - Agile Management Office R$ 450,00
Ingresso 2º Lote - Workshop - Solução Exclusiva DC-QUP R$ 350,00


julho 2019

04julho

PMI Rio Webinar - Transformação Digital

  • Ambiente Virtual PMI Webex
  • Início às 20:00
Mais informações

Inscreva-se para o "PMI-RIO - Webinar – Transformação Digital: Como potencializar seu mindset para aproveitar as oportunidades", com Antonio Muniz, a ser realizado às 20h do dia 04 de julho de 2019. A participação no Evento vale 1 PDU para filiados ao PMI, desde que seja informado o "PMI Member ID" e que o participante permaneça conectado a sala pelo tempo mínimo necessário (a ser divulgado no início da sessão). 

Como potencializar seu mindset para aproveitar as oportunidades

Dados do Palestrante:

Antonio Muniz possui o propósito de disseminar a cultura ágil e digital, contagiando organizações e comunidades em todo o Brasil com o mindset colaborativo e respeito às pessoas para alcançar resultados sustentáveis. Um eterno aprendiz, entusiasta de Ágil, OKR, DevOps, Gestão 3.0, Lean, Mentoria de Carreira e Transformação Digital. Leciona e troca experiências em Workshops Corporativos, Congressos e Cursos de MBA, Graduação, Certificação e Concursos. Sua formação é na área de Tecnologia com Especialização em Gestão de TI, Mestrado em Administração com Ênfase em Tecnologia e Facilitador Oficial Management 3.0. Possui as certificações internacionais Exin DevOps Profissional, Exin DevOps Master, Exin Lean IT, Exin Scrum Master, SAFe Agilist, PMP, ITIL, Cobit, MCSE e MCT. Além da vivência de 15 anos facilitando workshops corporativos e universitários, palestrante em diversos eventos, tais como DevOps Days, TDC, Agile Trends, Campus Party e MeetUps. Idealizador e coautor do livro Jornada DevOps, que foi escrito colaborativamente com 30 pessoas da comunidade Ágil, Lean e DevOps. Idealizador e Facilitador do Workshop Jornada DevOps.

Atualmente é DevOps e Lean na SulAmérica, Professor Ibmec e AdaptNow, Videoaulas na Udemy, Palestrante Agile, DevOps e Digital

10julho

AGILIDADE NAS ORGANIZAÇÕES: MITOS E VERDADES

  • Auditório M4U - Rua Professor Álvaro Rodrigues, 352 - 2º andar – Botafogo
  • Início às 18:30 e término às 21:00
Mais informações

 

Descrição

 

O PMI Rio tem o prazer de apresentar o tema “AGILIDADE NAS ORGANIZAÇÕES: MITOS E VERDADES”.

 

PROGRAMAÇÃO:

18:30 hs – Abertura – Carla Krieger - PMI-Rio Chapter President

18:45 hs – PALESTRA 1 – "O valor da agilidade nas Organizações”. (palestra em inglês com tradução simultânea) Jeanne Estelle

19:20 hs – Coffee Break e Networking

19:50 hs – PALESTRA 2 – “Como tornar sua empresa mais ágil”. Fabio Mourão

 

INVESTIMENTO:

Voluntário filiado ao PMI RIO – R$10,00

Filiados ao PMI RIO – R$20,00

Estudantes – R$10,00

Não filiados – R$30,00

 

VALE 2 PDUs – Técnicas

 

PALESTRA 01 "O valor da agilidade nas organizações” (palestra em inglês com tradução simultânea). Jeanne Estelle Thebault - KMP, PSM, CBAP e PMP. JET, como gosta de ser chamada atua a mais de 30 anos com experiência em projetos de consultoria nas áreas de Tecnologia e Web 3D. Além disso, atua como voluntária no PMI Montreal, IIBA e Agile Montreal.

https://www.linkedin.com/in/jeanneestellethebault/

 

PALESTRA 02 “Como tornar sua empresa mais ágil”. Fabio Mourão - Consultor, Palestrante, Mentor e Facilitador em Workshops e Treinamentos em Gestão de Projetos Ágeis. Possui +40 certificações, dentre elas o PMP, PSM-I, PSPO-I, SAFe 4.5 Agilist, Management 3.0, entre outras.

https://www.linkedin.com/in/fabiomourao/

 

ATENÇÃO VAGAS LIMITADAS! PARTICIPEM!

 

Perguntas frequentes

Minha inscrição/ingresso pode ser transferido?

Não. A inscrição é pessoal e intransferível.

Preciso levar meu ingresso impresso para o evento?

Não. Seu nome estará impresso na lista de presença.

Qual é a política de reembolso?

Caso haja desistência será reembolsado 60% do valor pago.

Posso realizar a inscrição até quando?

As inscrições estarão abertas até um dia antes do evento.

Até quando posso realizar a inscrição via boleto bancário?

O prazo para pagamento via boleto bancário é de seis dias, sendo assim, o participante só conseguirá gerar um boleto em até seis dias antes do evento.

O link para compra de ingressos não apresenta o valor com desconto.

Para obter o desconto de filiado do PMI Rio, basta clicar em comprar ingresso / insira um código promocional e inserir o PMI Id.

agosto 2019

07agosto

4ª PMI: Projetos em Ambientes de Inovação (02 PDUs)

  • Instituto INFNET - Rua São José, 90 - 2º andar
  • Início às 18:10 e término às 21:00
Mais informações

PMI-Rio apresenta a 4ª PMI: Projetos em Ambientes de Inovação (02 PDUs) (i) (a)

 PROGRAMAÇÃO:

18:10 hs – Abertura – Emerson Kühl VP-Desenvolvimento Profissional PMI RIO

18:15 hs – PALESTRA 1 – "Desenvolvendo produtos inovadores de forma ágil”. Junior Rodrigues

19:00 hs – Coffee Break

19:15 hs – PALESTRA 2 – Desafios na gestão de projetos inovadores”.  Luiz Coelho

20:00 hs – PAINEL DE DEBATE

21:00 hs – Encerramento e Sorteios – Rubens L. Cirino Gerente de Projeto 4ªPMI


INVESTIMENTO: 

Voluntário filiado ao PMI RIO – R$40,00

Filiados ao PMI RIO – R$80,00

Estudantes – R$40,00

Não filiados – R$160,00

Inscrições:  clique aqui

VALE 2 PDUS – Estratégia

PALESTRA 01 Desenvolvendo produtos inovadores de forma ágil”. Junior Rodrigues – Diretor Executivo da GESPRO

https://www.linkedin.com/in/rodriguesjunior/

A palestra irá falar sobre as ferramentas para entregar valor aos clientes, se valendo da colaboração e do processo de cocriação, para a melhor definição do escopo do projeto.

 

PALESTRA 02   “Desafios na gestão de projetos inovadores”.  Luiz Coelho – consultor de inovação na HUB Criativo 1506.

https://www.linkedin.com/in/luizcoelhome/


Novas ideias não são projetos com escopo, prazo e custos bem definidos e o principal desafio da gestão destes projetos está em transformar estas ideias em produtos. Inovar é a palavra da vez no mercado, mas como gerenciar cenários tão complexos e incertos? Como gerenciar as expectativas dos clientes e apoia-los em sua execução? Saiba quais são os principais desafios para gerir e engajar projetos que buscam promover a inovação nas empresas

ATENÇÃO VAGAS LIMITADAS! PARTICIPEM! 

Perguntas frequentes

 Minha inscrição/ingresso pode ser transferido?

Não. A inscrição é pessoal e intransferível.  

Preciso levar meu ingresso impresso para o evento?

Não. Seu nome estará impresso na lista de presença.

Qual é a política de reembolso?

Caso haja desistência será reembolsado 60% do valor pago.

Posso realizar a inscrição até quando?

As inscrições estarão abertas até um dia antes do evento. 

Até quando posso realizar a inscrição via boleto bancário?

O prazo para pagamento via boleto bancário é de seis dias, sendo assim, o participante só conseguirá gerar um boleto em até seis dias antes do evento.

O link para compra de ingressos não apresenta o valor com desconto.

Para obter o desconto de filiado do PMI Rio, basta clicar em comprar ingresso / insira um código promocional e inserir o PMI Id.

16agosto

Programa de Mentoring PMI Rio - Ciclo 10

Mais informações

Período de inscrição para o Ciclo 10 será de 8 de julho a 16 de agosto de 2019.

 

CONHEÇA OS MENTORES PARA O CICLO 10:

 

Antonio Luiz Fernandes dos Santos

D.Sc. em Gestão pela COPPE/UFRJ; M.Sc. em Engenharia Offshore pela COPPE/UFRJ; B.Sc. em Engenharia de Fortificação e Construção pelo IME- Instituto Militar de Engenharia-IME e Engenharia Offshore pela PETROBRAS. Especialização executiva na INSEAD na França e Singapura, e na USP. Iniciou a carreira como Engenheiro na EXXON e depois foi para a PETROBRAS. Trabalhou na avaliação, no desenvolvimento e na implementação de modelos de negócios, fusões e aquisições, projetos, programas e portfolios, assim como em operações e manutenção para os segmentos de "downstream, midstream & upstream" da cadeia de valor de petróleo, gás e energia. Foi gerente geral do projeto GNL PETROBRAS pela área de negócios de Gás e Energia e Chairman da Joint Venture entre  PETROBRAS, BG, GALP e REPSOL o Projeto FLNG, focando a liquefação do gás e a produção de GNL em unidades offshore nos Campos do PRÉ-SAL.
O foco de seu caminho profissional  baseou-se em princípios como "pensar fora da caixa" e a busca proativa por novos modelos de Negócios adotando soluções efetivas para o mercado com a ajuda de seu desenvolvimento também nas competências de gerenciamento de Projetos, Programas e Portfolios. Destacam-se suas habilidades de ouvir e liderar, mobilizando recursos, formando equipes integradas e focadas, com cooperação e ética, fundamentais para o equilíbrio entre a demanda por competências técnicas e de recursos objetivos  e o fornecimento de soluções no prazo, custo e com a qualidade e recursos projetados. 

Especialidades: RISCOS, PARTES INTERESSADAS, INTEGRAÇÃO

https://www.linkedin.com/in/aluizfsantos

Cláudia Honnicke

Engenheira química formada pela UFPR, especialista em gestão de qualidade pela FAE Business School, em engenharia de produção pela PUC PR, em engenharia de processamento de petróleo pela UERJ e em gerenciamento de projetos pela UFRJ, mestranda em engenharia química pela UFRJ. Iniciou a carreira em formulação de tintas industriais e posteriormente atuou na indústria automotiva como engenheira da qualidade. Trabalha na PETROBRAS desde 2006 em gerenciamento de projetos em diferentes estágios de maturidade e atualmente exerce função de gerente setorial de projeto e suprimento. Durante esses anos trabalhando com gerenciamento de projetos, atuou em coordenação de desenvolvimento de projetos de engenharia conceitual, básica e de detalhamento, gerenciamento de passagem de fase de projetos conforme sistemática corporativa, planejamento físico e financeiro, análise de riscos, gestão de mudanças e planejamento de suprimentos na implantação de projetos.

Especialidades: RISCOS, MUDANÇAS, PLANEJAMENTO DE SUPRIMENTOS

https://www.linkedin.com/in/claudia-honnicke-01610a18

Karolina Poznyakov

Engenheira Civil; Licenciatura em Matemática; MBA em Finanças Corporativas; Pós-graduação em Engenharia do Petróleo; Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior; Certificada PMP pelo PMI e IPMA-D. Possui larga experiência em Gerenciamento de Projetos distribuídos nas áreas de Petróleo e Gás e em Gestão de Plantas Industriais. Engenheira de Planejamento, Suporte às Práticas de Projetos. Consultora para o desenvolvimento e implantação de metodologias de gerenciamento de projetos e de escritório de projetos (PMO) desde 2005 na Petrobras. Atuou em projetos, prestando serviços a empresas de grande porte: Petrobras, Glaxo-SmithKline, Technip, IESA, dentre outras. Autora do livro “VIP – Práticas de Melhorias de Valor em Grandes Empreendimentos” com Paul Dinsmore. Palestrante em empresas, seminários e congressos nacionais e internacionais sobre os temas “PMO – Project Management Office”, “VIP”, "Gerenciamento de Projetos em Obras". Autora de artigos técnicos nas áreas de gerenciamento de projetos. Docente e Orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) na Escola Politécnica da UFRJ (NPPG) e no IBEC (Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos). Ministra cursos de Preparação para Certificação PMP, cursos de Gestão de Tempo com MS Project para mais de 1000 turmas ultrapassando 90.000 participantes.

Especialidades: GERENCIAMENTO DE ESCOPO, CRONOGRAMA, RISCOS

https://www.linkedin.com/in/karolina-poznyakov-46933913

Luiz Augusto da Silva Mieiro

Profissional Senior com 16 anos de experiência em grandes empresas de engenharia (Techint , Aker Solutions e Fjords Processing) tanto na área técnica como no gerenciamento, com ênfase na liderança de equipes multifuncionais e multidisciplinares. Experiência em projetos e apoio a unidades operacionais, utilizando o planejamento e conceitos de critical chain. Habilidade para integrar equipes, apoiar a área comercial com expertise na criação de novas oportunidades de negócio, gerenciamento de riscos e foco no aumento de produtividade. Certificado Green Belt na Lean-Six Sigma Methodology e como PMP no PMI. Doutorando em Tecnologia de Gás Natural na UFRJ, com MBA Executivo na FGV e Mestrado na Área Petroquímica na UFRJ. Bacharel em Engenharia Química, com Pós-Graduação em Projeto de Equipamentos na Funcefet e em Gerenciamento de Projetos na Fundação Dom Cabral. Exerce trabalho voluntário há mais de 10 anos apoiando a comunidade de Vista Alegre e promovendo ações sociais. Professor voluntário de Química em curso pré-vestibular social.

Especialidades: LIDERANÇA, RISCOS, INTEGRAÇÃO

 

https://www.linkedin.com/in/luizmieiro

Mauricio Alcântara

Engenheiro Eletricista pela Universidade de Brasília (UnB), com especialização em Análise e Gerências de Sistemas pela PUC-Rio e MBA em Administração de Empresas e Negócios pela FGV-Ebape, possui as certificações PMP, IPMA-C e PCC (Professional Coach). Atua em Projetos e na liderança de Pessoas a mais de 25 anos e, tendo ocupado diversos cargos gerenciais, alcançou a posição de Diretor Regional em empresa de grande porte nacional. Possui grande vivência na área de Tecnologia e domínio dos ambientes de desenvolvimento, infraestrutura e implantação de projetos de TIC-Tecnologia da Informação e Comunicação. Atualmente, além de consultoria em gestão de projetos, portfólios e programas, também atua como Coach para Gestores e no desenvolvimento de novos negócios em Transformação Digital.

Especialidades: CUSTO, CRONOGRAMA, GESTÃO DE RECURSOS

https://www.linkedin.com/in/malcan/?locale=pt_BR

Paulo Thomaz

Coach certificado, com especialidade em carreira de gestores de projetos e processos; Gestor de projetos certificado PMP e Consultor de Implantação de PMO na metodologia Value Ring (PMO-CC). Mestrando em Sistemas de Gestão e MBA em Gerenciamento de Projetos pela UFF-RJ, Especialista em Gerenciamento de Projetos de Software pela PUC-RJ com graduação em Tecnologia da Informação pela Unigranrio. Experiência na gestão operacional e projetos na indústria de Seguros e em TELECOM, nas operadoras (Vivo, TIM e Oi). Mais de 15 anos de implantação de projetos nas áreas de governança, PMO Corporativo, finanças, garantia da receita, combate à fraude, atendimento ao cliente, tecnologia, entre outras. Há mais de 10 anos atuando como professor em gestão de projetos, incluindo certificação PMP, trabalhando com metodologia que já certificou mais de 2 mil PMPs no Brasil.

especialidades: LIDERANÇA, GESTÃO DE MUDANÇAS, MÉTODOS ÁGEIS

https://www.linkedin.com/in/pthomaz/

Renato Caldas

Graduado em Engenharia Mecânica pela UFRJ, Mestre em Engenharia pelo ITA, MBA em Gerenciamento de Projetos pelo NPPG-UFRJ e Certificado PMP-PMI. Possui experiência direta e contínua no desenvolvimento de projetos multidisciplinares em empresas do setor Aeronáutico e na Indústria Estratégica de Defesa Brasileira. Liderando equipes de engenharia, acumulou experiência em gerenciar as expectativas de quem demanda uma entrega, bem como o espírito e a capacidade de quem executa o trabalho. Com conhecimento de todo o ciclo de desenvolvimento de novas idéias, será capaz de trazer ao aluno a identificação e a percepção de quem já passou por situações ímpares no ambiente corporativo.

Especialidades: GERENCIAMENTO DE ESCOPO, CRONOGRAMA, RISCO

https://www.linkedin.com/in/renato-caldas-m-eng-pmp-493bb923

 

Rubens Cirino

Atua há 27 anos como professor, consultor e gerente de projetos para empresas como IESA, Andrade Gutierrez, Saint Gobain, White Martins, Banco do Brasil, American Express, Redecard, Petrobras e Unimed, e na área governamental, junto ao Ministério da Marinha e do Exército. É professor adjunto da UERJ do Departamento de Informática, dos MBAs em Gerência de Projetos e cursos corporativos da FGV, IBMEC, FUNCEFET e ESTÁCIO. Atuou como professor na PUC-RJ e na IBM. É doutor em Modelagem Computacional pelo IPRJ, mestre em Engenharia de Sistemas pelo IME, e graduado em Engenharia Elétrica (UGF) e Direito (IMB). É certificado como Project Management Professional (PMP) pelo PMI. É certificado PRINCE2 Practitioner pela APMG.  Atua como voluntário, no PMI – Rio.

Especialidades: GERENCIAMENTO DE MUDANÇAS, CRONOGRAMA, STAKEHOLDERS

https://www.linkedin.com/in/rubens-l-cirino-dsc-pmp-prince2-practitioner-011b7830/

 

REGRAS DO PROGRAMA DE MENTORING DO PMI RIO DE JANEIRO

O Programa de Mentoring do PMI Rio de Janeiro é um benefício gratuito que o Capítulo oferece a seus Afiliados e alunos de Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos das Universidades conveniadas com o PMI RIO.  

O Ciclo 10 do Programa de Mentoring do PMI Rio de Janeiro será realizado de acordo com o seguinte Calendário:


Em caso de dúvidas ou dificuldades, favor encaminhar e-mail para [email protected]



O Programa de 12 semanas tem o seguinte Valor de Investimento:

Associados do PMI – Capítulo do Rio de Janeiro: GRÁTIS

O candidato a Mentorado do Programa de Mentoring não precisa ser residente na cidade do Rio de Janeiro pois os contatos Mentor x Mentorado poderão ser virtuais.

Os Mentores são Voluntários do Programa de Mentoring do PMI Rio de Janeiro e realizam esse trabalho sem remuneração e com único intuito de desenvolver o Profissional de Gerenciamento de Projetos no Tema da Mentoria que for escolhido.

O Tema da Mentoria será proposto pelo Mentorado e aceito pelo Mentor. O Tema acordado deverá estar relacionado a Gerenciamento de Projetos e contemplar uma ou mais áreas de conhecimento do PMBoK.

O candidato ao Programa de Mentoring deve possuir disponibilidade de pelo menos 1 hora semanal para os encontros presenciais/virtuais ao longo de 12 semanas;

A falta do Mentorado por dois (2) encontros consecutivos encerra sua participação;

A dupla Mentor x Mentorado deverá escolher a melhor forma de interação: presencial ou virtual, via redes sociais (WhatsApp, Skype, telefone ou outra plataforma que possibilite a conversação);

Os dias e horas de contato serão definidos livremente entre Mentor e Mentorado;

Cabe ao Mentorado a iniciativa de entrar em contato com o Mentor;

Semanalmente o Mentorado deverá apresentar ao Mentor para comentários o seu Plano de Mentoria devidamente preenchido e, em paralelo, enviá-lo para a Coordenação do Programa via e-mail [email protected];

A falta de envio do Plano Semanal pelo Mentorado por duas (2) semanas consecutivas encerra sua participação;

Para um bom aproveitamento das 12 semanas de duração do Ciclo recomendamos que o Mentorado siga os Marcos definidos no Plano de Mentoria;

Mentor e Mentorado que tiverem participação mínima de 80% da carga horária prevista farão jus a 10 PDU´s na categoria Leadership, sendo a avaliação efetuada segundo os Planos de Mentoria entregue;

Será emitido Certificado de Participação para os Mentorados que tiverem participação mínima de 80% da carga horária prevista e apresentarem à Coordenação do Programa de Mentoring o formulário Resumo da Mentoria devidamente preenchido e assinado por Mentor e Mentorado;

A carga horária será aferida pela Coordenação do Programa através do Plano Semanal.

Reserve as datas das Reuniões de Abertura, em 21 de agosto de 2019 e de Fechamento, em 21 de novembro de 2019, que serão presenciais, em local a ser informado oportunamente, e valerão 1 PDU cada.

A Gerência do Programa de Mentoring recomenda fortemente que, independentemente do Plano Semanal da Mentoria mencionado acima, o Mentorado prepare uma Apresentação sobre as atividades desenvolvidas ao longo do Ciclo. Esse trabalho poderá ser apresentado na Reunião de Encerramento do Ciclo;

Além disso o Mentorado poderá escrever Artigo técnico a ser publicado no site do PMI Rio ou em Revista na área de influência do PMI, ou poderá ser apresentado em Congresso ou Seminário promovido pelo PMI. Para tanto o Trabalho deverá estar de acordo com as Regras de Publicação. Informe-se a respeito;

Os Mentorados serão selecionados para participar do Programa de Mentoring do PMI Rio de Janeiro levando em consideração as respostas às perguntas contidas no Formulário de Inscrição;

Responda o Formulário de Inscrição com calma, atenção e da maneira mais completa possível;

No preenchimento do Formulário de Inscrição o candidato deverá selecionar 3 Mentores priorizando a ordem de preferência;

Cada Mentor irá trabalhar com um, dois ou no máximo três Mentorados a cada Ciclo, conforme a sua disponibilidade de tempo;

Apenas a primeira inscrição será considerada no processo de seleção;

Não é escopo do programa:

  • Prover um treinamento em gerenciamento de projetos;
  • Preparação para prova de certificação PMP ou correlata;
  • Vender ou comprar produtos ou serviços de qualquer natureza;
  • Criar ou lançar negócio próprio ou de terceiros;
  • Tratar de questões pessoais;
  • Auxiliar em Outsourcing ou busca de empregos;
  • Distribuir material didático;

Não é garantida a postergação para turma futura do candidato selecionado para o ciclo atual;

Será dada preferência na inscrição aos Candidatos que não tenham participado de Ciclos anteriores.

28agosto

Workshop Imersão Ágil

  • Av. Rio Branco, 81 - 13º andar - Centro - Rj
  • Início às 08:00 e término dia 29/08/2019 às 20:00
Mais informações

O que é o Imersão Ágil?

Não é um simples workshop, são dois dias de uma verdadeira imersão em gerenciamento ágil de projetos, Scrum e Mindset Ágil vivenciados na prática com Fábio Cruz e Vitor Massari. Você também irá conhecer a maior tendência em gestão que vem crescendo em larga escala no Brasil e no mundo, o Modelo Híbrido de Gerenciamento de Projetos que combina Scrum + PMBOK + Kanban + Lean, apoiado pelo conceito de SPRINT BLINDADA, uma abordagem que facilita a criação de ambientes onde é possível ter times ágeis sem abandonar o Guia PMBOK e, ao mesmo tempo, manter um monitoramento/controle sutil e eficiente sem perder a agilidade do framework Scrum.

Percebeu que esse evento é muito mais que dois dias de workshop? É uma verdadeira imersão, onde você vivenciará na prática os conceitos de gerenciamento ágil e ainda estar melhor preparado para as excelentes oportunidades.

Por que você não pode ficar de fora?

Simplesmente porque Gerentes Ágeis de Projetos e Scrum Masters ganham até 30% a mais que gerentes tradicionais e sabe por quê? Porque as empresas estão cada vez mais procurando Gerentes de Projetos com habilidades em AGILE e SCRUM e também pelo fato de não terem profissionais capacitados para atender a esta demanda do mercado.

Já imaginou você tendo muito mais resultados pelo simples fato de começar a aplicar os conceitos de gerenciamento ágil? Pense nas oportunidades que poderá aproveitar pelo simples fato de poder atuar como um gerente de projeto Ágil ou Scrum Master? Então, se você quer ter mais reconhecimento, habilidades para lidar com projetos de alto grau de incertezas e riscos e estar capacitado para aproveitar as oportunidades, este evento é para você! Você aprenderá colocando a mão na massa durante 2 dias de pura imersão.

CARGA HORÁRIA

20 horas

OBS: A coordenação do treinamento reserva-se o direito de não oferecer o mesmo se não houver o número mínimo de interessados.

LOCAL – Av. Rio Branco, 81 - 13º andar - Centro - Rj

PROGRAMAÇÃO

28/08/2019 - Manhã das 8:00 às 12:30 | Tarde das 13:30 às 20:00 hs

29/08/2019 - Manhã das 8:00 às 12:30 | Tarde das 13:30 às 20:00 hs

VALORES

EARLY BID ATÉ 31/03/2019

Associado PMI-RIO - R$ 1.016,25

Voluntários Ativos PMI-RIO - R$ 892,50

Outros profissionais - R$ 1.140,00

 

1º LOTE ATÉ 30/04/2019

  • Associado PMI-RIO -R$ 1.182,50
  • Voluntários Ativos PMI-RIO - R$ 1.035,00
  • Outros profissionais -R$ 1.330,00

2º LOTE ATÉ 30/06/2019

  • Associado PMI-RIO - R$ 1.313,75
  • Voluntários Ativos PMI-RIO - R$ 1.147,50
  • Outros profissionais - R$ 1.480,00

3º LOTE ATÉ 27/08/2019

  • Associado PMI-RIO - R$ 1.445,00
  • Voluntários Ativos PMI-RIO - R$ 1.260,00
  • Outros profissionais -R$ 1.630,00

VALE 20 PDUs (10 em Technical, 5 em Strategic e Business e 5 em Leadership

 

CONTEÚDO

Dia 28/08 - com Fábio Cruz - Scrum e PMBOK Unidos no Gerenciamento de Projetos

  • Nivelamento dos conceitos e frameworks ágeis e das boas práticas do Guia PMBOK 6ª edição.
  • Entender a agilidade do Guia PMBOK 6ª edição.
  • Entender os conceitos e princípios por trás da criação e aplicação de modelos híbridos de gestão de projetos.
  • Como aplicar um modelo híbrido de gestão de projetos com Scrum + Guia PMBOK + Kanban.
  • O Ágil em ambientes com Gerentes de Projetos e o papel do GP em ambientes ágeis com Scrum.
  • Conhecer o Time do Projeto e a Sprint Blindada.
  • Analisar requisitos e montar o Backlog do Produto com gestão do escopo, seleção, priorização e estimativa dos itens do Backlog.
  • Orçar e estimar custos e recursos com utilização de cronogramas ágeis e gestão de riscos em ambientes ágeis.
  • Analisar Make or Buy em ambientes ágeis.
  • Entender a comunicação, o controle ágil de riscos e o desenvolvimento do Time do Projetos com as Reuniões Diárias.
  • O monitoramento e o controle sútil em ambientes ágeis com o apoio de Kanban e Quadro de TaskBoard.
  • A Definição de Pronto (DoD) e o controle da qualidade nas Reuniões de Revisão.
  • Como e quando aplicar o GVA (Gerenciamento de Valor Agregado) em um modelo Híbrido com o uso do Scrum.
  • Entender a maturidade e a melhoria contínua e fornecida pela Reunião de Retrospectiva com lições aprendidas.
  • Inspeção e adaptação para monitorar e controlar todas as variáveis de um projeto em ambientes ágeis.
  • Realização de várias dinâmicas em grupo para compreender e aplicar todos os conceitos, práticas e ferramentas apresentadas durante o dia de imersão.

Dia 29/08 - com Vitor Massari - Chegou a vez do Gerenciamento Ágil, como você nunca viu antes

  • Framework Ágil: Você vai entender os conceitos de agilidade, o ciclo de vida adaptativo de projetos, quando e em que tipo de projetos pode ser aplicado, e conhecer um pouco sobre os principais frameworks e métodos utilizados.
  • Extreme Planning: você vai acompanhar a concepção de um produto desde seu termo de abertura até a criação do planejamento de Releases e Sprints, priorizando, estimando e definindo tarefas para os requisitos. Grande oportunidade para exercitar todos os conceitos teóricos de Agile na prática.
  • Agile Lego Challenge: Você vai planejar e executar um projeto de construção de uma cidade utilizando peças de Lego e gerenciamento ágil, exercitando situações vivenciadas na vida real em projetos: pressão com prazo fixo, restrição de recursos, aquisições, mudança de escopo, comunicação, trabalho em equipe auto organizada, filosofia Lean, liderança e lições aprendidas.

FACILITADORES

FÁBIO CRUZ

Sócio-Diretor, Agile Coach e especialista em gerenciamento ágil de projetos pela Hiflex Consultoria. Possui mais de 20 anos de experiência profissional na área de pesquisa, desenvolvimento e implantação de sistemas e soluções de TI. Gerenciou times, projetos e ciclos de vida de desenvolvimento de softwares no Brasil e em diferentes países na Europa, Ásia e América do Norte em empresas como EDS/HP, Politec/Indra, Ascendant/AVNET, Grupo DOT, Receita Federal do Brasil, Tribunal de Justiça de MG, Natura, SEFAZ­SP, BOVESPA, CEB, ELEKTRO, Energias do Brasil, Energias de Portugal, SENAR, BASF, SEBRAE e Walmart.com. É autor do livro bestseller Scrum e PMBOK® unidos no Gerenciamento de Projetos”, Scrum e Agile - Guia Completo e PMO Ágil – Escritório Ágil de Gerenciamento de Projetos, todos publicados pela editora Brasport.

VITOR MASSARI

Sócio-Diretor e Especialista em Agile e Lean da Hiflex Consultoria, possui mais de 18 anos de experiência em projetos de tecnologia e inovação, tendo atuado em grandes organizações do segmento financeiro e sendo o pioneiro na utilização de gerenciamento ágil dentro destas organizações. Atualmente ajuda organizações de pequeno, médio e grande porte a darem passos rumo à agilidade em projetos, tais como Banco Itaú, Kroton Educacional, Whirlpool, Grupo Martins, Tecban, Telemont, Cluster Reply do Brasil, entre outras. Agilista, gerente de projetos, colunista, blogueiro, instrutor, agile coach e anárquico, acredita no equilíbrio entre as várias metodologias, frameworks e boas práticas voltadas para gestão de projetos e que os gestores precisam encontrar esse equilíbrio, muito mais do que seguir cegamente modelos predeterminados. Autor dos livros Gerenciamento Ágil de Projetos e Agile Scrum Master no Gerenciamento Avançado de Projetos, publicados pela Editora Brasport.

Perguntas frequentes

 Minha inscrição/ingresso pode ser transferido?

Não. A inscrição é pessoal e intransferível.  

Preciso levar meu ingresso impresso para o evento?

Não. Seu nome estará impresso na lista de presença.

Qual é a política de reembolso?

Caso haja desistência será reembolsado 60% do valor pago.

Posso realizar a inscrição até quando?

As inscrições estarão abertas até um dia antes do evento. 

Até quando posso realizar a inscrição via boleto bancário?

O prazo para pagamento via boleto bancário é de seis dias, sendo assim, o participante só conseguirá gerar um boleto em até seis dias antes do evento.

O link para compra de ingressos não apresenta o valor com desconto.

Para obter o desconto de filiado do PMI Rio, basta clicar em comprar ingresso / insira um código promocional e inserir o PMI Id.

29agosto

PMI Rio Webinar - Ecossistemas de Inovação: impactos na economia brasileira

  • Ambiente Virtual PMI Webex
  • Início às 20:00
Mais informações

Inscreva-se para o "PMI-RIO - Webinar – Ecossistemas de Inovação: impactos na economia brasileira", com Victor Gonçalves, a ser realizado às 20h do dia 29 de agosto de 2019. A participação no Evento vale 1 PDU para filiados ao PMI, desde que seja informado o "PMI Member ID" e que o participante permaneça conectado a sala pelo tempo mínimo necessário (a ser divulgado no início da sessão).

O mundo complexo, caótico e convulsivo (excesso de informações) exige que as empresas repensem seu posicionamento, processos, ações e visão sobre resultados. Os tempos pós-normais exigem características de negócios nunca antes vistas, onde a inovação e todo seu ecossistema precisam estar alinhados com diversas caraterísticas no século da complexidade.

Neste webinar serão apresentadas as principais caraterísticas dos tempos pós-normais e como o ecossistema de inovação brasileiro pode ser protagonista em meio a transformações exponenciais, gerando impactos positivos em nossa economia.

Dados do Palestrante:

Diretor de Inovação da ADDTECH, membro da World Futures Studies Federation (Unesco Partner) e da Neuromarketing Science & Business Association (NMSBA), especialista em Design Thinking pelo MIT e pela University of Virginia, Gestão Estratégica pela Copenhagen Business SchoolMaster e em Neurociência pela UFF.

Conduziu a criação de projetos de inovação por todo o Brasil, dentre eles destaca-se como um dos propulsores do novo FIES e a liderança da transformação ágil da SulAmérica, uma das maiores empresas de seguros do Brasil.

Autor de 2 livros, (escrevendo o terceiro), palestrante e trainer, professor da FGV e da Bela e Artes em SP, é apresentador do Serviços pelo Mundo, onde compartilha reflexões de inovação nas descobertas que fez pelo mais de 20 países que conheceu.

setembro 2019

10setembro

16° Encontro Regional de Gerenciamento de Projetos – PMI RIO

  • FIRJAN Av. Graça Aranha 1 - Centro - Rio de Janeiro
  • Término dia 12/09/2019
Mais informações

16° Encontro Regional de Gerenciamento de Projetos – PMI RIO

Edição – 20 anos PMI® no Rio de Janeiro

“Os desafios Éticos, Ecológicos e Comportamentais numa Era de Projetos Disruptivos”.

De 10 à 12 de Setembro – Rio de Janeiro (FIRJAN RJ)

Não perca essa oportunidade de compartilhar experiências em um dos mais importantes eventos de Gerenciamento de Projetos do Rio de Janeiro.

Investimento

Blind até 30/4 (Apenas Filiados PMI Rio)

Conferência (dias 11 e 12) - R$200,00
Workshop (4 horas) + Conferência - R$300,00
Workshop (8 horas) + Conferência - R$400,00

1º lote de 01 de maio até 28 de junho

Filiados PMI Rio

Conferência (dias 11 e 12) - R$400,00
*Workshop (4 horas) + Conferência - R$500,00
*Workshop (8 horas) + Conferência - R$600,00

Não filiados Filiados

Conferência (dias 11 e 12) - R$550,00
Workshop (4 horas) + Conferência - R$700,00
Workshop (8 horas) + Conferência - R$800,00

2º lote de 29 de junho até 31 de julho

Filiados PMI Rio

Conferência (dias 11 e 12) - R$500,00
*Workshop (4 horas) + Conferência - R$600,00
*Workshop (8 horas) + Conferência - R$700,00

Não filiados Filiados

Conferência (dias 11 e 12) - R$650,00
Workshop (4 horas) + Conferência - R$800,00
Workshop (8 horas) + Conferência - R$900,00

3º lote de 01 de agosto até 08 de setembro

Filiados PMI Rio

Conferência (dias 11 e 12) - R$600,00
*Workshop (4 horas) + Conferência - R$700,00
*Workshop (8 horas) + Conferência - R$800,00

Não filiados Filiados

Conferência (dias 11 e 12) - R$750,00
Workshop (4 horas) + Conferência - R$900,00
Workshop (8 horas) + Conferência - R$1.000,00

4º lote de 09 de setembro até 10 de setembro

Filiados PMI Rio

Conferência (dias 11 e 12) - R$700,00
*Workshop (4 horas) + Conferência - R$800
*Workshop (8 horas) + Conferência - R$900

Não filiados Filiados

Conferência (dias 11 e 12) - R$950,00
Workshop (4 horas) + Conferência - R$1.050,00
Workshop (8 horas) + Conferência - R$1.150,00

* Para obter o desconto basta inserir WS- antes do PMI Id (Ex: WS-123456).

Perguntas frequentes

Minha inscrição/ingresso pode ser transferido?
Não. A inscrição é pessoal e intransferível.

Preciso levar meu ingresso impresso para o evento?
Não. Seu nome estará impresso na lista de presença.

Qual é a política de reembolso?
Caso haja desistência será reembolsado 60% do valor pago.

Posso realizar a inscrição até quando?
As inscrições estarão abertas até um dia antes do evento.

Até quando posso realizar a inscrição via boleto bancário?
O prazo para pagamento via boleto bancário é de seis dias, sendo assim, o participante só conseguirá gerar um boleto em até seis dias antes do evento.

O link para compra de ingressos não apresenta o valor com desconto.
Para obter o desconto de filiado do PMI Rio, basta clicar em comprar ingresso / insira um código promocional e inserir o PMI Id.