Edital de Convocação para as Eleições 2018 do Conselho Fiscal 2019-2020

 O Comitê de Nomeação do PMI Rio convoca os filiados do PMI Rio de Janeiro Chapter, - para apresentação de candidaturas para as Eleições do Conselho Fiscal 2018, para o exercício de 2019-2020.

Abertura das Vagas no VRMS: dia 09 de Julho de 2018 e encerramento dia 20 de Julho 2018, às 17h00, horário local. (não haverá prorrogação de prazo).

Prazos, documentos a serem apresentados, requisitos e conduta para os Postulantes a Candidatos estão descritos a seguir:

ITEM 1. ENTREGA DOS DOCUMENTOS DOS POSTULANTES A CANDIDATOS PARA O COMITÊ DE NOMEAÇÃO:

Deverão ser cumpridos / apresentados os seguintes requisitos / documentos:

  • Ø  Preenchimento da candidatura via VRMS no site do PMI (https://vrms.pmi.org/). (Atenção: o VRMS será aberto a partir de 09/07/18 -  OS candidatos deverão acessar o VRMS e aplicar ao cargo - Opportunity ID #15945 – CONSELHO FISCAL PMI RIO)
  • Ø  Comprovação de trabalho voluntário junto ao Capítulo nos últimos 12 meses, para aqueles que não exerceram mandato em gestões anteriores. A comprovação deve ser feita por meio do histórico de Voluntário do VRMS, atualizado.
  • Ø  Formulário de Apresentação de Candidatura, conforme Anexo II deste Edital de Convocação de Eleições para Conselho Fiscal do PMI Rio, disponível no site, contendo:
    • ·         Nome completo e PMI ID;
    • ·         Mini currículo com no máximo 400 palavras;
    • ·         Breve descrição de como pretende contribuir com o Capítulo, como participante de Conselho Fiscal, com no máximo 400 palavras;
    • ·         Resposta ao questionário de Ética;
  • Ø  Carta de Comprometimento, conforme Anexo I deste Edital de Convocação para as  Eleições para Conselho Fiscal do PMI Rio, disponível no site.
  • Ø  Foto em mídia eletrônica.

Observações:

- Os documentos acima deverão ser entregues em mídia eletrônica via VRMS e presencialmente na Sede do Capítulo Rio de Janeiro. No caso de impossibilidade de comparecimento os documentos poderão ser entregues com a apresentação de procuração.

- Caso o número máximo de palavras não seja obedecido, o texto será truncado para publicação.

ITEM 2. REQUISITOS DE ELEGIBILIDADE:

Podem se candidatar aos cargos:

  • ·         Associados adimplentes nos 24 meses precedentes à eleição;
  • ·         Ter atuado voluntariamente junto ao Capítulo nos últimos 12 meses, comprovado por histórico no VRMS, ou ter exercido cargo eletivo em gestões anteriores e que não tenha sido destituído. Ou seja, os candidatos que já foram membros da Diretoria Executiva em gestões anteriores podem concorrer, ainda que não estejam ativos como voluntários;
  • ·         Ter disponibilidade para o exercício do cargo.
  • ·         Não ter se envolvido em atividades de campanhas políticas dentro do período de um ano passado a contar da data das últimas eleições Estaduais e Municipais;
  • ·         Não ter ocupado cargo político dentro do período de um ano passado a contar da data da eleição atual;
  • ·         Não ser membro do Comitê de Nomeação nem da Diretoria Executiva atual de Chapter do PMI® no território Nacional.

ITEM 3. DISPONIBILIDADE:

Visto que ser Conselheiro Fiscal, além de adequada qualificação, envolve, neste caso específico, um grau correspondente de comprometimento e disponibilidade, por um período de um (1) ano, o candidato deverá poder dedicar, de forma previsível, regular e contínua, um mínimo de horas mensais ao desenvolvimento das atividades pertinentes ao cargo de Conselheiro Fiscal do PMI-RIO.

Os Conselheiros Fiscais não podem exercer cumulativamente cargos no Conselho Fiscal e outras atividades voluntárias no PMI-RIO. 

ITEM 4. LIMITAÇÕES E CONDUTA:

Os candidatos estão obrigados a atender às políticas, procedimentos e diretrizes do PMI®.

  • ·         Nenhum fundo ou recurso do PMI®, PMI Rio ou instituição pública ou privada poderá ser usado para apoiar a eleição de um candidato ou grupo de candidatos;
  • ·         Nenhum tipo de campanha, comunicações, levantamento de fundos ou qualquer outra atividade, organizada em nome do candidato, são permitidos;
  • ·         O Comitê de Nomeação é o único distribuidor de todo material eleitoral para os cargos do PMI Rio. Qualquer material e comunicação por outros meios resultarão na exclusão da candidatura pelo Comitê de Nomeação;
  • ·         Não é permitida a formação de chapas ou coligações de candidatos. As candidaturas são individuais;
  • ·         Os candidatos que violarem as regras desta eleição serão excluídos do processo pelo Comitê de Nomeação.

ITEM 5. ANÁLISE DAS CREDENCIAIS E PUBLICAÇÃO DA LISTA DE CANDIDATOS

O Comitê de Nomeação é responsável por rever as credenciais, verificar se os candidatos preenchem os requisitos, e se os mesmos estão dispostos e comprometidos a assumirem a posição de Conselheiro Fiscal do PMI-RIO para o ano de 2016, assim como se os mesmos encaminharam toda a documentação necessária;

Após a revisão das credenciais, o Comitê de Nomeação, elaborará a lista de candidatos elegíveis, serão, então, votados por todos os filiados do PMI-RIO.

Os modelos de Formulário de Apresentação de Candidatura para Conselheiro Fiscal e Carta de Comprometimento para candidatura de Conselheiro Fiscal podem ser encontrados no site do PMI Rio, na área de Informativo – Notícias: Edital de convocação para as Eleições do Conselho Fiscal 2018.

Outras informações sobre cronograma, prazos e datas serão informadas ao longo do processo eleitoral. Perguntas e esclarecimentos sobre o processo de eleições podem ser enviados para o e-mail nominating@pmirio.org.br .

DOCUMENTO DE REFERÊNCIA:

- Estatuto do PMI RIO (clique aqui

- Política de Eleições (clique aqui

- Política do Conselho Fiscal (clique aqui)

CALENDÁRIO DAS ELEIÇÕES 2018:

14/05 – Chamada no site

04/06 – Divulgação de convocação para postulantes

09/07 a 20/07 – Período de recebimento de candidaturas

21/07 a 16/08 – Homologação dos candidatos

17/08 – Divulgação dos Candidatos

27/08 a 12/09 - Período de votação

12/09 – Divulgação do resultado aos associados / Realização da Assembleia Geral

Att,

--

COMITÊ DE NOMEAÇÃO

Capítulo Rio de Janeiro, Brasil do PMI®

Maio de 2018

10 de maio de 2018