O Porto do Açu, em apoio ao Project Management Institute (PMI), está participando do I Ciclo de Palestras do PMI Rio, em Campos e São João da Barra, a partir desta terça-feira. A empresa se uniu a uma das maiores associações para profissionais de gerenciamento de projetos para promover quatro encontros com temas referentes à área, até o mês de novembro. O primeiro aconteceu hoje, especialmente para os colaboradores do Complexo Portuário, no Centro de Visitantes do empreendimento, com um total de 70 inscritos. O Consultor da Goldratt Consulting Brasil, Ricardo Leite, apresentou o tema “Fundamentos da Teoria das Restrições aplicados a Gestão de Projetos” e o Diretor de Negócios da Goldratt Consulting Brasil, Wilson Leal, apresentou o case da Larsen & Toubro, sobre a aplicação da Teoria das Restrições (TOC) em um portfólio de projetos na construção de um grande estaleiro na Índia em tempo recorde.

 

“Este workshop nos trouxe uma outra nova visão para a gestão de quaisquer projetos, sejam técnicos-profissionais ou pessoais, inclusive no que tange o gerenciamento do tempo e portfólio. Tratou-se do sequenciamento de tarefas chaves, bem como da ideia dos “pulmões” para administrar de forma mais adequada o tempo disponível”, explicou Dennis Caceta, coordenador de Engenharia do Porto do Açu.

 

A programação também se estende a acadêmicos, profissionais interessados e ao público em geral. Os outros três encontros, abertos à inscrição, acontecerão no auditório do IseCensa (24 de outubro), na Escola de Negócios Capital Humano FVG-Campos (31 de outubro) e no auditório da Prefeitura de São João da Barra (7 de novembro). Entre os palestrantes estão dois profissionais do Porto do Açu: Christina Barros, especialista em RH, e José Carlos Maia, gerente geral de Implantação de Projetos.

 

Certificado pelo PMI há cerca de 10 anos, José Carlos Maia ressalta a importância da capacitação para os colaboradores do Porto e para os municípios contemplados pelo ciclo de palestras. “Estamos muito satisfeitos em poder trazer para dentro do Porto e para a região uma entidade referência no tema gerenciamento de projetos. É fundamental o investimento na qualificação das nossas equipes e da nossa gente para que possamos evoluir como empresa e também como profissionais”, afirmou.

 

“O gerenciamento de projetos é uma competência crítica que tem uma influência positiva nos resultados das organizações e da sociedade. É um prazer colaborar voluntariamente pelo PMI para o desenvolvimento local, neste momento de dificuldade que o Brasil atravessa”, destacou Julio Manhães, gerente do Programa Campos do PMI RIO. 

 

Para ter mais informações sobre o I Ciclo de Palestras do PMI Rio, acesse a partir do dia 02 de outubro http://iciclocampos.eventbrite.com.br.

Data de publicação: 27 de setembro de 2017