Pagina de acompanhamento do Ciclo 1

Como destaque nesta atualização vamos falar do Plano de Mentoria. Esta é ferramenta muito importante e tem ajudado no processo de mentoria, com ela os objetivos e metas são registrados e consequentemente medidos pelos mentorados. É um plano elaborado e atualizado durante cada encontro. Com ele o mentorado tem sua programação de atividades planejada por semana. Nos primeiros encontros com o mentor foram mapeadas as ações necessárias para seu desenvolvimento na área de conhecimento do gerenciamento de projetos que o mentorado necessita aprimorar.

Como exemplos de ações temos: leitura de artigos, gravação de pequenos vídeos, discussão com cases da atualidade, análise de competências entre outras técnicas.

Podemos perceber que não existe uma fórmula ou regra a ser aplicada, é uma troca constante de informações entre mentor e mentorado. Os planos têm relatos de muitas discussões com base nos exercícios propostos pelos mentores, com isso as dúvidas e boas práticas de gestão de projetos são cada vez mais consolidadas pelo mentorado.

Estamos atualmente no meio do ciclo 1, com isso já estamos nos preparando para iniciar as inscrições do ciclo 2. Fiquem de olho nos canais de divulgação utilizados pelo PMI RIO, e claro, sempre que tiver alguma dúvida basta enviar um e-mail para [email protected].

Confira a lista dos aprovados no processo de seleção para o Ciclo 1.

Mentorado Mentor
Bruno Borba Leite Carla Krieger
Carlos Alberto Pereira Filho Rubens Cirino
Daniel Reis Maia Santiago Marcio Hervé
Diego A. Dias Carlos Augusto Freitas
Eduardo Gomes Moreira Carlos Augusto Freitas
Ernani Bezerra Claudio Martins Kuyven
Fabrício Guimarães Soares Guimarães Soares Carla Krieger
Fernando Oliveira Marcio Hervé
Izabella Matos Moreira de Moraes Carlos Augusto Freitas
Simonne Almeida Claudio Martins Kuyven
Lindomar Fujimoto Carla Krieger
Marcelo Nunes Rubens Cirino
Marcos Eduardo Lins Marcio Hervé
Paulo Thomaz Espírito Santo Rubens Cirino
Rachel Muniz Claudio Martins Kuyven

Ocorreu no último dia 12/04 a reunião de Kick Off do Ciclo 1, a reunião teve como objetivo nivelar as regras do programa, tirar dúvidas e promover a integração dos participantes.

O ciclo foi iniciado em 17/04 e as duplas mentor-mentorado já iniciaram as primeiras reuniões presenciais, para discutir o plano de mentoria. Cada mentorado terá sua programação prevista para os próximos encontros. O principal objetivo a ser alcançado nas próximas 12 semanas será um plano de mentoria de cada mentorado aderente com o desenvolvimento que ele busca. As ações propostas no plano de mentoria são discutidas pela dupla a cada encontro, sendo melhoradas ou simplesmente monitoradas, também poderão ter durações além do programa, pois alguns objetivos são de longo prazo. Assim como nos projetos durante as 12 semanas os mentorados terão como tarefa monitorar seu desenvolvimento, corrigindo se necessário com os comentários e proposições do mentor.

A comunicação é um dos principais fatores de sucesso dentro deste programa. 

OS MENTORES SÃO:

Carla Krieger

Carla Krieger, PMP (50K), LIMC Alumni, LDP Alumni (CA), Certified Coach (ICC – International Coaching Community), McS (UFRGS), ITIL-F, MBA Executivo (ESPM), graduada pelo PMI Leadership Institute Master Class. Mais de 20 anos de experiência na área de TI, trabalhando em Gerenciamento de Projetos a 17 anos, com vivência em empresas nacionais e internacionais, como CA, HP e SONAE. Atualmente Vice-Presidente Executiva do PMI-Rio.

Linkedin

Carlos Augusto Freitas

Especialista em Gerenciamento de projetos, PMO, e Gestão estratégica; Professor, Autor, Palestrante e Pesquisador. Mestrando em Sistemas de Gestão (UFF). Especialização em Docência do Ensino Superior em Ambientes Tecnológicos (INFNET-RJ) e Redes de Telecomunicações (PUC-RJ), cursos de gestão pela FGV, UNI RIO e PUC. Diretor Fundador e Consultor Facilities Management, com mais de 10 anos de experiência em gestão de projetos, programas e portfolio e, implantação de Escritório de Projetos em diferentes segmentos e, mais de 09 anos de experiência em educação e treinamento no segmento; Professor de instituições como FGV e INFNET. Certificado CAPM® e PMP® (PMI), ITIL Foundations e Prince2® practitioner (OGC). Autor de “Certificação CAPM” e “Gestão Estratégica por meio de projetos, programas e portfólio” (Editora Brasport) e, de artigos técnicos de gestão de projetos, governança e estratégica publicados no Brasil. EUA, China (e outros países); Palestrante de gerenciamento de projetos e Governança. Voluntário do PMI® desde 2006. Atual Presidente do PMI Rio de Janeiro. Em 2016 foi eleito um dos “TOP 123 influentes in Project Management” do Mundo pela pesquisa feita pela TIMECAMP (USA)

Linkedin

Claudio Martins Kuyven

Engenheiro Eletrônico com Especialização em Engenharia de Produção, MBA em Gestão de Empresas, PMP e diversas formações em desenvolvimento de lideranças como Management Development Program da Krauthammer (Rio de Janeiro) e Developing Leadership Program da APEX Training em Londres. Possui mais de 20 de experiência em gerenciamento de projetos e desenvolvimento de negócios em grandes multinacionais nos segmentos Químico, Petroquímico, Energia, Defesa e Óleo & Gás, tanto no Brasil como no exterior. Atualmente é sócio da AKTE Tecnologia Empresarial, focada em consultoria e coaching para desenvolvimento de projetos especiais e startups. Voluntário no PMI desde 2003, filiado ao PMI-Rio e PMI-RS, onde é membro-permanente do Conselho Consultivo. Já atuou como mentor e coach para mais de 25 profissionais, incluindo trainees, gerentes de projeto e empreendedores.

Linkedin

Márcio Hervé

Engenheiro eletricista formado pela UFRGS em 1975, possui um MBA pela FGV/RJ (Curso de formação de Gerentes e Diretores - 1999) e obteve a certificação PMP (Project Management Professional), concedida pelo PMI, em novembro de 2001.    Funcionário da Petrobras por mais de 34 anos, dos quais pelo menos 20 como coordenador de projetos de engenharia básica no CENPES. Ao longo deste tempo muitas vezes funcionou como mentor informal para os colegas mais novos. Atua como instrutor e palestrante na área de GP há cerca de quinze anos, sendo também autor de vários artigos e co-autor de dois livros na área. É membro suplente do conselho fiscal do PMI-Rio (eleito em março/2016). Mestrando em Gestão Ambiental na UFRJ.

Linkedin

Rubens Cirino

Está há 27 anos atuando como professor, consultor e gerente de projetos para empresas como IESA, Andrade Gutierrez, Saint Gobain, White Martins, Banco do Brasil, American Express, Redecard, Petrobras e Unimed, e na área governamental, junto ao Ministério da Marinha e do Exército. É professor adjunto da UERJ do Departamento de Informática, dos MBAs em Gerência de Projetos e cursos corporativos da FGV, IBMEC, FUNCEFET e ESTÁCIO. Atuou como professor na PUC-RJ e na IBM. É doutor em Modelagem Computacional pelo IPRJ, mestre em Engenharia de Sistemas pelo IME, e graduado em Engenharia Elétrica (UGF) e Direito (IMB). É certificado como Project Management Professional (PMP) pelo PMI. É certificado PRINCE2 Practitioner pela APMG.  Atua como voluntário, no PMI – Rio.

Linkedin

REGRAS DO PROGRAMA:
  • O candidato ao programa de mentoring deve ser um associado ativo do PMI Rio De Janeiro;
  • Possuir disponibilidade de 4 horas mensais para os encontros distribuídas em frequência semanal;
  • O programa será realizado em um prazo máximo de 3 meses;
  • A falta do mentorado por dois (2) encontros consecutivos encerra sua participação;
  • Não é escopo do programa:
    • Prover um treinamento em gerenciamento de projetos;
    • Preparação para prova de certificação PMP ou correlata;
    • A tratar de questões pessoais.
    • Distribuir material didático
  • A dupla mentor-mentorado deverá escolher a melhor forma de interação (pessoalmente no café, WhatsApp, Skype, telefone ou outra plataforma que possibilite a conversação);
  • Ao final de cada mês será feita uma avaliação com mentor e mentorado;
  • Mentor e mentorado farão jus aos PDU´s correspondentes ao número de horas efetivas de mentoria, limitados a 10 PDU´s na categoria Leadership;
  • Para receber o certificado o mentorado deverá ter participação mínima de 80%.
  • O candidato deverá selecionar 3 mentores listando em ordem de preferência;
  • Após a etapa de inscrição cada mentor escolherá os seus mentorados, estando limitado a três mentorados;
  • Os critérios para seleção do mentorado levarão em consideração as respostas às perguntas inseridas neste formulário de inscrição;
  • Apenas a primeira inscrição será considerada no processo de inscrição;
  • Período deste ciclo do programa de Mentoring do PMI Rio de Janeiro é de abril/2017 a junho/2017;
  • Em caso de dúvidas ou problema, favor encaminhar e-mail para [email protected]