Pagina de acompanhamento do Ciclo 2

No dia 11/07/2017 foi realizada a reunião de abertura para o Ciclo 2 contando com a participação dos mentores, mentorados, equipe de voluntários do Programa Mentoring e a Vice-Presidência de Desenvolvimento Profissional. Durante o decorrer da reunião foram apresentadas as regras do programa e um momento de networking para os novos participantes.

Para um melhor aproveitamento o encerramento do Ciclo 1 foi realizado em conjunto, prática que possibilitou uma interação e coleta de boas práticas por parte pelos participantes do Ciclo 2. Também houveram apresentações por parte dos mentorados do Ciclo 1 em conjunto com os seu mentores.

A Data oficial para o início das atividades é 17/07/2017 e o término será em 06/10/2017.

Período de inscrição para o Ciclo 2 será de 28/06/2017 à 29/06/2017.

O início está previsto para dia 11/07/2017, com uma reunião de abertura presencial para os aprovados.

Confira a lista dos aprovados no processo de seleção para o Ciclo 2.

Nome Mentor
Alessandro Lourenço Pedro Henrique Ferrari
Bruno Villela Amigo Pedro Henrique Ferrari
Carlos Assis Costa Matta Paulo Thomaz
Carlos Pinheiro Ottavio Ritti
Carlos Ronald de Paula Chaves Luiz Pereira
Charles Marot Costa Pereira Márcio Hervé
Flavio Araujo Pedro Henrique Ferrari
Floriano Salvaterra Rubens Cirino
Marcelo Silva Paulo Thomaz
Paula Giudicelli Claudio Martins Kuyven
Pedro Cecílio Ottavio Ritti
Raquel Soares da Silva Ottavio Ritti
Saulo de Souza Luiz Pereira
Thiago Lugão Luiz Pereira
Wagner de Mello Gama Rubens Cirino
CONHECA OS MENTORES:

Claudio Martins Kuyven

Engenheiro Eletrônico com Especialização em Engenharia de Produção, MBA em Gestão de Empresas, PMP e diversas formações em desenvolvimento de lideranças como Management Development Program da Krauthammer (Rio de Janeiro) e Developing Leadership Program da APEX Training em Londres. Possui mais de 20 de experiência em gerenciamento de projetos e desenvolvimento de negócios em grandes multinacionais nos segmentos Químico, Petroquímico, Energia, Defesa e Óleo & Gás, tanto no Brasil como no exterior. Atualmente é sócio da AKTE Tecnologia Empresarial, focada em consultoria e coaching para desenvolvimento de projetos especiais e startups. Voluntário no PMI desde 2003, filiado ao PMI-Rio e PMI-RS, onde é membro-permanente do Conselho Consultivo. Já atuou como mentor e coach para mais de 25 profissionais, incluindo trainees, gerentes de projeto e empreendedores.

Luiz Pereira

Engenheiro Civil, MBA em Gerenciamento de Projetos (IBMEC), MBA em Business Administration (UFES-ES), MBA Em Papel e Celulose (UFV), Mestrado em Políticas Públicas e Governança (FGV) e certificação PMP (PMI). Diretor Sênior e experiência em Gestão de Desempenho em Projetos de Capital, de finanças, suprimentos, projetos, operações e manutenção em projetos de Papel e Celulose no Brasil; Energia Hidrelétrica na Indonésia; Porto na Malásia e no Brasil; Pelotização em Omã; Fosfato no Peru e Brasil; Potássio na Argentina; Carvão em Moçambique; Cobre no Chile; Minério e Níquel no Brasil, além de diversos outros projetos de PPP (Estradas, VLT).

Márcio Hervé

Engenheiro eletricista formado pela UFRGS em 1975, possui um MBA pela FGV/RJ (Curso de formação de Gerentes e Diretores - 1999) e obteve a certificação PMP (Project Management Professional), concedida pelo PMI, em novembro de 2001. Funcionário da Petrobras por mais de 34 anos, dos quais pelo menos 20 como coordenador de projetos de engenharia básica no CENPES. Ao longo deste tempo muitas vezes funcionou como mentor informal para os colegas mais novos. Atua como instrutor e palestrante na área de GP há cerca de quinze anos, sendo também autor de vários artigos e coautor de dois livros na área. É membro suplente do conselho fiscal do PMI-Rio (eleito em março/2016). Mestrando em Gestão Ambiental na UFRJ.

Ottavio Ritti

Especialista em gerenciamento de projetos, portfólio e governança de TI atuando há mais de 17 anos em projetos de desenvolvimento de sistemas e implantação de PMOs em grandes empresas nos segmentos de energia, óleo & gás, finanças, telecomunicações, seguros e governo. Certificado PMP® pelo PMI e ITIL® Foundation pelo EXIN, possui MBA em Gestão de Projetos pela Universidade Veiga de Almeida e bacharelado em Administração de Empresas pela Faculdade Integrada Bennett.

Paulo Thomaz

Coach certificado, com especialidade em carreira de gestores de projetos e processos; Gestor de projetos certificado PMP e Consultor de Implantação de PMO na metodologia Value Ring (PMO-CC). Mestrando em Sistemas de Gestão e MBA em Gerenciamento de Projetos pela UFF-RJ, Especialista em Gerenciamento de Projetos de Software pela PUC-RJ com graduação em Tecnologia da Informação pela Unigranrio. Experiência na gestão operacional e projetos na indústria de Seguros e em TELECOM, nas operadoras (Vivo, TIM e Oi). Mais de 15 anos de implantação de projetos nas áreas de governança, PMO Corporativo, finanças, garantia da receita, combate à fraude, atendimento ao cliente, tecnologia, entre outras. Há mais de 10 anos atuando como professor em gestão de projetos, incluindo certificação PMP, trabalhando com metodologia que já certificou mais de 2 mil PMPs no Brasil.

Pedro Henrique Ferrari

Pedro Henrique Ferrari, PMP, PRINCE2, CSM, COBIT, ITIL, HCMP e Yellow Belt, graduado em engenharia da Computação pela PUC-Rio, MBA em gerência de projetos FGV-Rio e MBA em gestão pela qualidade Total na UFF. Mais de 17 anos de experiência em TI. Passando pelas áreas de desenvolvimento de software e de banco de dados, análise de sistemas, análise de processos e gerenciamento de projetos de TI (web, mobile, ERP, BI e Infraestrutura), com times multidisciplinares de diferentes países. Atuou em empresas de Informações Financeiras, Seguros, Marketing de Relacionamento, E-commerce, Telecom e consultorias de TI. Foi responsável pelo escritório de projetos de TI na B2W Digital. Atualmente atuando como Digital Partner na Oi SA, gerenciando projetos de inovação web e mobile, que envolvem arquitetura de microserviços, mesclando métodos ágeis e tradicionais.


Rubens Cirino

Está há 27 anos atuando como professor, consultor e gerente de projetos para empresas como IESA, Andrade Gutierrez, Saint Gobain, White Martins, Banco do Brasil, American Express, Redecard, Petrobras e Unimed, e na área governamental, junto ao Ministério da Marinha e do Exército. É professor adjunto da UERJ do Departamento de Informática, dos MBAs em Gerência de Projetos e cursos corporativos da FGV, IBMEC, FUNCEFET e ESTÁCIO. Atuou como professor na PUC-RJ e na IBM. É doutor em Modelagem Computacional pelo IPRJ, mestre em Engenharia de Sistemas pelo IME, e graduado em Engenharia Elétrica (UGF) e Direito (IMB). É certificado como Project Management Professional (PMP) pelo PMI. É certificado PRINCE2 Practitioner pela APMG.  Atua como voluntário, no PMI – Rio.

REGRAS DO PROGRAMA:
  • O candidato ao programa de mentoring deve ser um associado ativo do PMI Rio De Janeiro;
  • Possuir disponibilidade de 4 horas mensais para os encontros distribuídas em frequência semanal;
  • O programa será realizado em um prazo máximo de 3 meses;
  • A falta do mentorado por dois (2) encontros consecutivos encerra sua participação;
  • Não é escopo do programa:
    • Prover um treinamento em gerenciamento de projetos;
    • Preparação para prova de certificação PMP ou correlata;
    • A tratar de questões pessoais.
    • Distribuir material didático
  • A dupla mentor-mentorado deverá escolher a melhor forma de interação (pessoalmente no café, WhatsApp, Skype, telefone ou outra plataforma que possibilite a conversação); ficando obrigatória a realização do primeiro e último encontro de forma presencial
  • Ao final de cada mês será feita uma avaliação com mentor e mentorado;
  • Mentor e mentorado farão jus aos PDU´s correspondentes ao número de horas efetivas de mentoria, limitados a 10 PDU´s na categoria Leadership;
  • Para receber o certificado o mentorado deverá ter participação mínima de 80%.
  • O candidato deverá selecionar 3 mentores listando em ordem de preferência;
  • Cada mentor estará limitado ao número de três mentorados;
  • Os critérios para seleção do mentorado levarão em consideração as respostas às perguntas inseridas neste formulário de inscrição;
  • Apenas a primeira inscrição será considerada no processo de inscrição;
  • Não é permitida a postergação para turma futura do candidato selecionado para o ciclo atual;
  • Não é permitida a postergação para turma futura do candidato selecionado para o ciclo atual;
  • Período deste ciclo do programa de Mentoring do PMI Rio de Janeiro é de julho/2017 a outubro/2017;

Em caso de dúvidas ou problema, favor encaminhar e-mail para mentoring@pmirio.org.br.