Período de inscrição para o Ciclo 3 será de 05/10/2017 à 10/10/2017.

O início está previsto para dia 20/10/2017 às 18:30h, com uma reunião de abertura presencial para os aprovados.

Confira a lista dos aprovados no processo de seleção para o Ciclo 3.

Mentorado Mentor
Álvaro H. Beckerig Paulo Thomaz
Daniel Ventura de Oliveira Ottavio Ritti
Fernanda da Fonseca Ribeiro Ricardo Leite
Gustavo Aguiar de Barros França Claudio Martins Kuyven
Gustavo Grativol Paulo Thomaz
Jaime Souza Luiz Pereira Nunes Junior
Júlia Azevedo Luiz Pereira Nunes Junior
Lucas Hitoshi Komura Ito Luiz Pereira Nunes Junior
Luciane Gonçalves Ceccon Dayer Ottavio Ritti
Marcio Oliveira da Silva Rubens Cirino
Marco Sousa Pedro Henrique Ferrari
Mario Jorge Malheiros Junior Rubens Cirino
Pablo Esteves Nogueira Francisco Taborda
Priscila Brandão Ottavio Ritti
Rafael Carreiro da Silva Ricardo Leite
Renato de Figueiredo Filho Pedro Henrique Ferrari
Renato Rodrigues de Lyra Geraldo Brandão
Vladimir Rodrigues Pedro Henrique Ferrari
CONHEÇA OS MENTORES:

Claudio Martins Kuyven

Engenheiro Eletrônico com Especialização em Engenharia de Produção, MBA em Gestão de Empresas, PMP e diversas formações em desenvolvimento de lideranças como Management Development Program da Krauthammer (Rio de Janeiro) e Developing Leadership Program da APEX Training em Londres. Possui mais de 20 de experiência em gerenciamento de projetos e desenvolvimento de negócios em grandes multinacionais nos segmentos Químico, Petroquímico, Energia, Defesa e Óleo & Gás, tanto no Brasil como no exterior. Atualmente é sócio da AKTE Tecnologia Empresarial, focada em consultoria e coaching para desenvolvimento de projetos especiais e startups. Voluntário no PMI desde 2003, filiado ao PMI-Rio e PMI-RS, onde é membro-permanente do Conselho Consultivo. Já atuou como mentor e coach para mais de 25 profissionais, incluindo trainees, gerentes de projeto e empreendedores.

https://www.linkedin.com/in/claudiokuyven/


Francisco Taborda

Graduado em Ciências Navais e em Engenharia, e tem um mestrado em Systems Engineering pela United States Naval Postgraduate School. Possui as certificações PMI-RMP e PMP do PMI e CGE da Coach Inc. dos EUA. Gerenciou equipes multidisciplinares e multiculturais em grandes projetos nas áreas infraestrutura de telecomunicações, construção submarina, desenvolvimento de tecnologia e inovação para corporações como a Ericsson, Nokia, Subsea 7, Vésper, Oi, Claro, Telemig Celular, Marinha do Brasil e o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro, entre outras. É professor universitário de cursos de graduação e MBA. Também, é oficial superior da reserva de primeira classe da Marinha do Brasil.

https://www.linkedin.com/in/francisco-taborda-msse-pmp-pmi-rmp-ceg-766b0822/

Geraldo Ghiorzi Brandão

Bacharel e Mestre em Ciências Navais, PMP, RMP-PMI, MBA em Gestão Empresarial (COPPEAD-UFRJ), MBA Executivo Internacional em Gerenciamento de Projetos (FGV) e Project Management (University of California, Irvine). Capitão de Mar e Guerra da reserva remunerada da Marinha do Brasil. Trabalhou nesta Força Armada por mais de 30 anos, tendo exercido cargos de confiança, inúmeras funções e participado e gerenciado diversos projetos, tanto no Brasil quanto no exterior. Após sua transferência para a reserva, trabalhou como colaborador convidado na Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça no Projeto do Sistema Integrado (PSI) de Segurança Pública para a Jornada Mundial da Juventude, Copa das Confederações e Copa do Mundo FIFA 2014 e Jogos Rio2016; idealizou e gerenciou o projeto de implantação do Escritório de Gerenciamento de Projetos e Processos (EGPP) da Base Naval do Rio de Janeiro; trabalhou no Comitê Rio 2016 como gerente do projeto dos Centros de Comunicações das Instalações Olímpicas e Paralímpicas, e também atuou como Gerente Operacional no Centro Operacional dos Jogos Rio2016 (Main Operational Centre - MOC); e atualmente é assessor na Diretoria de Gestão de Programas da Marinha.

https://www.linkedin.com/in/geraldo-ghiorzi-brandão-88798045/

Luiz Pereira

Engenheiro Civil, MBA em Gerenciamento de Projetos (IBMEC), MBA em Business Administration (UFES-ES), MBA Em Papel e Celulose (UFV), Mestrado em Políticas Públicas e Governança (FGV) e certificação PMP (PMI). Diretor Sênior e experiência em Gestão de Desempenho em Projetos de Capital, de finanças, suprimentos, projetos, operações e manutenção em projetos de Papel e Celulose no Brasil; Energia Hidrelétrica na Indonésia; Porto na Malásia e no Brasil; Pelotização em Omã; Fosfato no Peru e Brasil; Potássio na Argentina; Carvão em Moçambique; Cobre no Chile; Minério e Níquel no Brasil, além de diversos outros projetos de PPP (Estradas, VLT).

https://www.linkedin.com/in/luiz-pereira-b7370341/


Ottavio Ritti

Especialista em gerenciamento de projetos, portfólio e governança de TI atuando há mais de 17 anos em projetos de desenvolvimento de sistemas e implantação de PMOs em grandes empresas nos segmentos de energia, óleo & gás, finanças, telecomunicações, seguros e governo. Certificado PMP® pelo PMI e ITIL® Foundation pelo EXIN, possui MBA em Gestão de Projetos pela Universidade Veiga de Almeida e bacharelado em Administração de Empresas pela Faculdade Integrada Bennett.

https://www.linkedin.com/in/ottavioritti/



Paulo Thomaz

Coach certificado, com especialidade em carreira de gestores de projetos e processos; Gestor de projetos certificado PMP e Consultor de Implantação de PMO na metodologia Value Ring (PMO-CC). Mestrando em Sistemas de Gestão e MBA em Gerenciamento de Projetos pela UFF-RJ, Especialista em Gerenciamento de Projetos de Software pela PUC-RJ com graduação em Tecnologia da Informação pela Unigranrio. Experiência na gestão operacional e projetos na indústria de Seguros e em TELECOM, nas operadoras (Vivo, TIM e Oi). Mais de 15 anos de implantação de projetos nas áreas de governança, PMO Corporativo, finanças, garantia da receita, combate à fraude, atendimento ao cliente, tecnologia, entre outras. Há mais de 10 anos atuando como professor em gestão de projetos, incluindo certificação PMP, trabalhando com metodologia que já certificou mais de 2 mil PMPs no Brasil.

https://www.linkedin.com/in/pthomaz/



Pedro Henrique Ferrari

Pedro Henrique Ferrari, PMP, PRINCE2, CSM, COBIT, ITIL, HCMP e Yellow Belt, graduado em engenharia da Computação pela PUC-Rio, MBA em gerência de projetos FGV-Rio e MBA em gestão pela qualidade Total na UFF. Mais de 17 anos de experiência em TI. Passando pelas áreas de desenvolvimento de software e de banco de dados, análise de sistemas, análise de processos e gerenciamento de projetos de TI (web, mobile, ERP, BI e Infraestrutura), com times multidisciplinares de diferentes países. Atuou em empresas de Informações Financeiras, Seguros, Marketing de Relacionamento, E-commerce, Telecom e consultorias de TI. Foi responsável pelo escritório de projetos de TI na B2W Digital. Atualmente atuando como Digital Partner na Oi SA, gerenciando projetos de inovação web e mobile, que envolvem arquitetura de microserviços, mesclando métodos ágeis e tradicionais.

https://www.linkedin.com/in/fhpedro/



Ricardo Leite

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com MBA em Gestão de TI e Gestão de Projetos. Tem grande experiência em desenvolvimento de novos negócios e gerencia de projetos, contando com mais de 20 anos de experiência em consultoria em projetos em âmbito internacional. Trabalhou como executivo no mercado financeiro, gerente de projetos e programas na área de Tecnologia e atualmente é consultor na Goldratt Consulting e responsável pelas principais implantações de Teoria das Restrições na área de Gestão de Projetos no Brasil.

https://www.linkedin.com/in/ricardo-leite-416ab42/



Rubens Cirino

Está há 27 anos atuando como professor, consultor e gerente de projetos para empresas como IESA, Andrade Gutierrez, Saint Gobain, White Martins, Banco do Brasil, American Express, Redecard, Petrobras e Unimed, e na área governamental, junto ao Ministério da Marinha e do Exército. É professor adjunto da UERJ do Departamento de Informática, dos MBAs em Gerência de Projetos e cursos corporativos da FGV, IBMEC, FUNCEFET e ESTÁCIO. Atuou como professor na PUC-RJ e na IBM. É doutor em Modelagem Computacional pelo IPRJ, mestre em Engenharia de Sistemas pelo IME, e graduado em Engenharia Elétrica (UGF) e Direito (IMB). É certificado como Project Management Professional (PMP) pelo PMI. É certificado PRINCE2 Practitioner pela APMG.  Atua como voluntário, no PMI – Rio.

https://www.linkedin.com/in/rubens-l-cirino-dsc-pmp-prince2-practitioner-011b7830/

REGRAS DO PROGRAMA:
  • O candidato ao programa de mentoring deve ser um associado ativo do PMI Rio de Janeiro;
  • Possuir disponibilidade de 4 horas mensais para os encontros, distribuídas em frequência semanal;
  • O programa será realizado em um prazo máximo de 3 meses;
  • A falta do mentorado por dois (2) encontros consecutivos encerra sua participação;
  • Não é escopo do programa:
    • Prover um treinamento em gerenciamento de projetos;
    • Preparação para prova de certificação PMP ou correlata;
    • A tratar de questões pessoais.
    • Distribuir material didático
  • A dupla mentor-mentorado deverá escolher a melhor forma de interação (pessoalmente no café, WhatsApp, Skype, telefone ou outra plataforma que possibilite a conversação). Ficando obrigatória a realização do primeiro e último encontro de forma presencial;
  • Mentor e Mentorado farão jus aos PDU´s correspondentes ao número de horas efetivas de mentoria, sendo a entrega do plano de mentoria a avaliação para recebimento dos PDUs. Limitados a 10 PDU´s na categoria Leadership;
  • Para receber o certificado o mentorado deverá ter participação mínima de 80%;
  • O candidato deverá selecionar 3 mentores listando em ordem de preferência;
  • Cada mentor estará limitado ao número de três mentorados;
  • Os critérios para a seleção do mentorado levarão em consideração as respostas às perguntas inseridas neste formulário de inscrição;
  • Apenas a primeira inscrição será considerada no processo de inscrição;
  • Não é permitida a postergação para turma futura do candidato selecionado para o ciclo atual;
  • Só poderão participar os filiados que não participaram de ciclos anteriores.
  • Período deste ciclo do programa de Mentoring do PMI Rio de Janeiro é de outubro/2017 a fevereiro/2018. Havendo um recesso entre 22/12/2017 à 13/01/2018;

Em caso de dúvidas ou problema, favor encaminhar e-mail para mentoring@pmirio.org.br.