Período de inscrição para o Ciclo 5 será de 19/04/2018 à 07/05/2018.

                

Confira a lista dos aprovados no processo de seleção para o Ciclo 5.

Mentorado Mentor
Alexandre Pitz Espindola Luis Mieiro
Andresa Fogel Marcio Hervê
Bruno Xavier Pires Karol Poznyakov
Douglas Machado Côrtes Rubens Cirino
Fabiola Cristina Loterio Ferreira Álvaro Beckerig
Jamile de Almeida Marques da Silva Luis Pereira
José Luiz Zava Coelho Francisco Taborda
José Rodrigues Fábio Mourão
Julio Cesar de Carvalho Maia Felipe Dantas
Leonardo Taveira Paulo Thomaz
Marcia Poppe Adriane Cavalieri
Nelson Bezerra Antonio Luiz
Orlando Poci Junior Cláudia Honicke
Patricia Ribas Kruel Moura Ricardo Leite
Paulo de Tarso Bittencourt Cunha Maurício Alcântara
Paulo Roberto da Silva Fonseca Ottavio Ritti
Vladimir Rodrigues Pedro Ferrari
CONHEÇA OS MENTORES:

Antonio Luiz Fernandes dos Santos

D.Sc. em Gestão pela COPPE/UFRJ; M.Sc. em Engenharia Offshore pela COPPE/UFRJ; B.Sc. em Engenharia de Fortificação e Construção pelo IME- Instituto Militar de Engenharia-IME e Engenharia Offshore pela PETROBRAS. Especialização executiva na INSEAD na França e Singapura, e na USP. Iniciou a carreira como Engenheiro na EXXON e depois foi para a PETROBRAS. Trabalhou na avaliação, no desenvolvimento e na implementação de modelos de negócios, fusões e aquisições, projetos, programas e portfolios, assim como em operações e manutenção para os segmentos de "downstream, midstream & upstream" da cadeia de valor de petróleo, gás e energia. Foi gerente geral do projeto GNL PETROBRAS pela área de negócios de Gás e Energia e Chairman da Joint Venture entre PETROBRAS, BG, GALP e REPSOL o Projeto FLNG, focando a liquefação do gás e a produção de GNL em unidades offshore nos Campos do PRÉ-SAL. O foco de seu caminho profissional baseou-se em princípios como "pensar fora da caixa" e a busca proativa por novos modelos de Negócios adotando soluções efetivas para o mercado com a ajuda de seu desenvolvimento também nas competências de gerenciamento de Projetos, Programas e Portfolios.Destacam-se suas habilidades de ouvir e liderar, mobilizando recursos, formando equipes integradas e focadas, com cooperação e ética, fundamentais para o equilíbrio entre a demanda por competências técnicas e de recursos objetivos e o fornecimento de soluções no prazo, custo e com a qualidade e recursos projetados.

https://www.linkedin.com/in/aluizfsantos


Cláudia Honnicke

Engenheira química formada pela UFPR, especialista em gestão de qualidade pela FAE Business School, em engenharia de produção pela PUC PR, em engenharia de processamento de petróleo pela UERJ e em gerenciamento de projetos pela UFRJ, mestranda em engenharia química pela UFRJ. Iniciou a carreira em formulação de tintas industriais e posteriormente atuou na indústria automotiva como engenheira da qualidade. Trabalha na PETROBRAS desde 2006 em gerenciamento de projetos em diferentes estágios de maturidade e atualmente exerce função de gerente setorial de projeto e suprimento. Durante esses anos trabalhando com gerenciamento de projetos, atuou em coordenação de desenvolvimento de projetos de engenharia conceitual, básica e de detalhamento, gerenciamento de passagem de fase de projetos conforme sistemática corporativa, planejamento físico e financeiro, análise de riscos, gestão de mudanças e planejamento de suprimentos na implantação de projetos.

https://www.linkedin.com/in/claudia-honnicke-01610a18


Karolina Poznyakov

Engenheira Civil; Licenciatura em Matemática; MBA em Finanças Corporativas; Pós-graduação em Engenharia do Petróleo; Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior; Certificada PMP pelo PMI e IPMA-D. Possui larga experiência em Gerenciamento de Projetos distribuídos nas áreas de Petróleo e Gás e em Gestão de Plantas Industriais. Engenheira de Planejamento, Suporte às Práticas de Projetos. Consultora para o desenvolvimento e implantação de metodologias de gerenciamento de projetos e de escritório de projetos (PMO) desde 2005 na Petrobras. Atuou em projetos, prestando serviços a empresas de grande porte: Petrobras, Glaxo-SmithKline, Technip, IESA, dentre outras. Autora do livro “VIP – Práticas de Melhorias de Valor em Grandes Empreendimentos” com Paul Dinsmore. Palestrante em empresas, seminários e congressos nacionais e internacionais sobre os temas “PMO – Project Management Office”, “VIP”, "Gerenciamento de Projetos em Obras". Autora de artigos técnicos nas áreas de gerenciamento de projetos. Docente e Orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) na Escola Politécnica da UFRJ (NPPG) e no IBEC (Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos). Ministra cursos de Preparação para Certificação PMP, cursos de Gestão de Tempo com MS Project para mais de 1000 turmas ultrapassando 90.000 participantes.

https://www.linkedin.com/in/karolina-poznyakov-46933913


Francisco Taborda

Graduado em Ciências Navais e em Engenharia, e tem um mestrado em Systems Engineering pela United States Naval Postgraduate School. Possui as certificações PMI-RMP e PMP do PMI e CGE da Coach Inc. dos EUA. Gerenciou equipes multidisciplinares e multiculturais em grandes projetos nas áreas infraestrutura de telecomunicações, construção submarina, desenvolvimento de tecnologia e inovação para corporações como a Ericsson, Nokia, Subsea 7, Vésper, Oi, Claro, Telemig Celular, Marinha do Brasil e o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro, entre outras. É professor universitário de cursos de graduação e MBA. Também, é oficial superior da reserva de primeira classe da Marinha do Brasil.

https://www.linkedin.com/in/francisco-taborda-msse-pmp-pmi-rmp-ceg-766b0822/


Mauricio Alcântara

Engenheiro Eletricista pela Universidade de Brasília (UnB), com especialização em Análise e Gerências de Sistemas pela PUC-Rio e MBA em Administração de Empresas e Negócios pela FGV-Ebape, possui as certificações PMP, IPMA-C e PCC (Professional Coach). Atua como Gestor de Projetos e Pessoas a mais de 15 anos, tendo participado do desenvolvimento e implantação de projetos de TIC-Tecnologia da Informação e Comunicação, tanto para empresas do setor público quanto do setor privado, tais como, Banco Boavista, Embratel, Starone, Nextel (Peru), TIM/Intelig, SEFAZ-RJ, Petrobrás, ANAC, ANP, DATAPREV e Força Aérea Brasileira. Possui grande vivência nos segmentos de Aviação, Telecom, Logística, Varejo, CRM e Financeiro e, atualmente, é consultor e pré-vendas em empresas de Tecnologia.

https://www.linkedin.com/in/malcan



Ricardo Leite

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com MBA em Gestão de TI e Gestão de Projetos. Tem grande experiência em desenvolvimento de novos negócios e gerencia de projetos, contando com mais de 20 anos de experiência em consultoria em projetos em âmbito internacional. Trabalhou como executivo no mercado financeiro, gerente de projetos e programas na área de Tecnologia e atualmente é consultor na Goldratt Consulting e responsável pelas principais implantações de Teoria das Restrições na área de Gestão de Projetos no Brasil.

https://www.linkedin.com/in/ricardo-leite-416ab42/


Paulo Thomaz

Coach certificado, com especialidade em carreira de gestores de projetos e processos; Gestor de projetos certificado PMP e Consultor de Implantação de PMO na metodologia Value Ring (PMO-CC). Mestrando em Sistemas de Gestão e MBA em Gerenciamento de Projetos pela UFF-RJ, Especialista em Gerenciamento de Projetos de Software pela PUC-RJ com graduação em Tecnologia da Informação pela Unigranrio. Experiência na gestão operacional e projetos na indústria de Seguros e em TELECOM, nas operadoras (Vivo, TIM e Oi). Mais de 15 anos de implantação de projetos nas áreas de governança, PMO Corporativo, finanças, garantia da receita, combate à fraude, atendimento ao cliente, tecnologia, entre outras. Há mais de 10 anos atuando como professor em gestão de projetos, incluindo certificação PMP, trabalhando com metodologia que já certificou mais de 2 mil PMPs no Brasil.

https://www.linkedin.com/in/pthomaz/

Pedro Henrique Ferrari

Pedro Henrique Ferrari, PMP, PRINCE2, CSM, COBIT, ITIL, HCMP e Yellow Belt, graduado em engenharia da Computação pela PUC-Rio, MBA em gerência de projetos FGV-Rio e MBA em gestão pela qualidade Total na UFF. Mais de 17 anos de experiência em TI. Passando pelas áreas de desenvolvimento de software e de banco de dados, análise de sistemas, análise de processos e gerenciamento de projetos de TI (web, mobile, ERP, BI e Infraestrutura), com times multidisciplinares de diferentes países. Atuou em empresas de Informações Financeiras, Seguros, Marketing de Relacionamento, E-commerce, Telecom e consultorias de TI. Foi responsável pelo escritório de projetos de TI na B2W Digital. Atualmente atuando como Digital Partner na Oi SA, gerenciando projetos de inovação web e mobile, que envolvem arquitetura de microserviços, mesclando métodos ágeis e tradicionais.

https://www.linkedin.com/in/fhpedro/

Fábio Mourão

Fundador da ProjectStudy Treinamento e Consultoria, atua na área de Tecnologia há mais de 25 anos, prestando consultoria para empresas nacionais e multinacionais de todos os portes. Iniciou sua carreira com Desenvolvimento de Sistemas, passando pela área de Suporte e Infraestrutura de Servidores e Redes de Computadores. Nos últimos 10 anos vem se dedicando na área de Gestão de Projetos e Serviços de TI. É Palestrante, Autor, Coach em Transição de Carreira, Consultor e Instrutor em Gestão de Projetos Ágeis com foco no Framework Scrum. Bacharel em Análise de Sistemas, com MBA em Gestão Empresarial ênfase em Tecnologia da Informação e Pós MBA em Gestão Executiva de Projetos, ambos pela Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro. Possui diversas certificações, dentre elas o PMP (Project Management Professional) pelo PMI (Project Management Institute), PSM-I (Professional Scrum Master) pela Scrum Org, SAFe 4.5 Agilist pela Scaled Agile, HCMP (Human Change Management Professional) pela HuCMI (Human Change Management Institute), Professional Leader Coach pela SLAC (Sociedade Latino Americana de Coaching) entre outras.

https://www.linkedin.com/in/fabiomourao/


Adriane Cavalieri

Pesquisadora da Divisão de Engenharia de Avaliações e de Produção  do Instituto Nacional de Tecnologia desde 2004. Consultora da Dinsmore de 2000 a 2009. 5 livros publicados, dentre eles uma tradução. Membro de comissão de avaliação de artigos. Co-orientação de dissertações de mestrado. Membro de comissão julgadora de dissertação de mestrado e doutorado (PUC-Rio, UFF e USP). Prêmio Best Paper Award GBATA 2009. Doutora em Engenharia de Produção pela COPPE/ UFRJ (2001), com Mestrado em Engenharia Industrial (1996) e Graduação em Eng.ria Civil (1993) pela PUC-Rio. Certificada PMP/ PMI desde 2002. Pesquisa a abordagem "New Product Development & Project Management" relacionada à interações dos stakeholders (temas de interesse: "Open innovation" e "Stakeholders interaction", entre outros); e benefícios da combinação do Design Thinking com o Agile e do Stage-Gate com o Agile no gerenciamento de projetos (temas de interesse: "Design Thinking", "Scrum", "Stage-Gate").

https://www.linkedin.com/in/adriane-cavalieri-dsc-pmp-880268104


Luiz Pereira

Engenheiro Civil, MBA em Gerenciamento de Projetos (IBMEC), MBA em Business Administration (UFES-ES), MBA Em Papel e Celulose (UFV), Mestrado em Políticas Públicas e Governança (FGV) e certificação PMP (PMI). Diretor Sênior e experiência em Gestão de Desempenho em Projetos de Capital, de finanças, suprimentos, projetos, operações e manutenção em projetos de Papel e Celulose no Brasil; Energia Hidrelétrica na Indonésia; Porto na Malásia e no Brasil; Pelotização em Omã; Fosfato no Peru e Brasil; Potássio na Argentina; Carvão em Moçambique; Cobre no Chile; Minério e Níquel no Brasil, além de diversos outros projetos de PPP (Estradas, VLT).

https://www.linkedin.com/in/luiz-pereira-b7370341/



Rubens Cirino

Está há 27 anos atuando como professor, consultor e gerente de projetos para empresas como IESA, Andrade Gutierrez, Saint Gobain, White Martins, Banco do Brasil, American Express, Redecard, Petrobras e Unimed, e na área governamental, junto ao Ministério da Marinha e do Exército. É professor adjunto da UERJ do Departamento de Informática, dos MBAs em Gerência de Projetos e cursos corporativos da FGV, IBMEC, FUNCEFET e ESTÁCIO. Atuou como professor na PUC-RJ e na IBM. É doutor em Modelagem Computacional pelo IPRJ, mestre em Engenharia de Sistemas pelo IME, e graduado em Engenharia Elétrica (UGF) e Direito (IMB). É certificado como Project Management Professional (PMP) pelo PMI. É certificado PRINCE2 Practitioner pela APMG.  Atua como voluntário, no PMI – Rio.

https://www.linkedin.com/in/rubens-l-cirino-dsc-pmp-prince2-practitioner-011b7830/


Luiz Pereira

Engenheiro Civil, MBA em Gerenciamento de Projetos (IBMEC), MBA em Business Administration (UFES-ES), MBA Em Papel e Celulose (UFV), Mestrado em Políticas Públicas e Governança (FGV) e certificação PMP (PMI). Diretor Sênior e experiência em Gestão de Desempenho em Projetos de Capital, de finanças, suprimentos, projetos, operações e manutenção em projetos de Papel e Celulose no Brasil; Energia Hidrelétrica na Indonésia; Porto na Malásia e no Brasil; Pelotização em Omã; Fosfato no Peru e Brasil; Potássio na Argentina; Carvão em Moçambique; Cobre no Chile; Minério e Níquel no Brasil, além de diversos outros projetos de PPP (Estradas, VLT).

https://www.linkedin.com/in/luiz-pereira-b7370341/

Felipe Dantas de Castilho

Profissional com 18 anos de experiência em TI com destaque em Gerenciamento de Projetos, Sistemas de Desenvolvimento e Testes, Liderança de Equipes, Análise de Requisitos, Análise de Processos e Documentação e Visual Design UI – UX. Pós-graduado em Análise, Projeto e Gerenciamento de Sistemas, com Graduação em Sistemas de Informação, Ciências Contábeis e Design Industrial e Programação Visual, pela UNESA. Larga experiência em grandes companhias e agências públicas (CEDAE-RJ, TCE-RJ, Petrobras e SEEDUC-RJ), com foco na convergência de projetos que combinam conceitos de tecnologia, finanças, contabilidade, design e metodologias ágeis com fundamento no PMI e SCRUM. Experiência no gerenciamento financeiro, logístico, de tecnologia e produção em start-ups utilizando e-commerce. Comprometimento com a entrega de produtos ou serviços de excelência, com o valor mais alto possível dentro do menor custo para o cliente, projeto, equipe e pessoal envolvido.


Luiz Augusto da Silva Mieiro

Profissional Senior com 16 anos de experiência em grandes empresas de engenharia (Techint , Aker Solutions e Fjords Processing) tanto na área técnica como no gerenciamento, com ênfase na liderança de equipes multifuncionais e multidisciplinares. Experiência em projetos e apoio a unidades operacionais, utilizando o planejamento e conceitos de critical chain. Habilidade para integrar equipes, apoiar a área comercial com expertise na criação de novas oportunidades de negócio, gerenciamento de riscos e foco no aumento de produtividade. Certificado Green Belt na Lean-Six Sigma Methodology e como PMP no PMI. Doutorando em Tecnologia de Gás Natural na UFRJ, com MBA Executivo na FGV e Mestrado na Área Petroquímica na UFRJ. Bacharel em Engenharia Química, com Pós-Graduação em Projeto de Equipamentos na Funcefet e em Gerenciamento de Projetos na Fundação Dom Cabral. Exerce trabalho voluntário há mais de 10 anos apoiando a comunidade de Vista Alegre e promovendo ações sociais. Professor voluntário de Química em curso pré-vestibular social.

https://www.linkedin.com/in/luizmieiro

Marcio Hervê

Engenheiro eletricista formado pela UFRGS em 1975, possui um MBA pela FGV/RJ (Curso de formação de Gerentes e Diretores - 1999) e obteve a certificação PMP (Project Management Professional), concedida pelo PMI, em novembro de 2001.    Funcionário da Petrobras por mais de 34 anos, dos quais pelo menos 20 como coordenador de projetos de engenharia básica no CENPES. Ao longo deste tempo muitas vezes funcionou como mentor informal para os colegas mais novos. Atua como instrutor e palestrante na área de GP há cerca de quinze anos, sendo autor do livro “Surfando a terceira onda no gerenciamento de projetos” e co-autor de dois livros na área, além de vários artigos publicados. Foi membro suplente do conselho fiscal do PMI-Rio (eleito em março/2016). Mestrando em Gestão Ambiental na UFRJ.

https://www.linkedin.com/in/marcioherve/


Ottavio Ritti

Especialista em gerenciamento de projetos, portfólio e governança de TI atuando há mais de 17 anos em projetos de desenvolvimento de sistemas e implantação de PMOs em grandes empresas nos segmentos de energia, óleo & gás, finanças, telecomunicações, seguros e governo. Certificado PMP® pelo PMI e ITIL® Foundation pelo EXIN, possui MBA em Gestão de Projetos pela Universidade Veiga de Almeida e bacharelado em Administração de Empresas pela Faculdade Integrada Bennett.

https://www.linkedin.com/in/ottavioritti/

REGRAS DO PROGRAMA:
  • O Programa de Mentoring do PMI Rio de Janeiro é um benefício que o Capítulo oferece a seus Afiliados;
  • O Programa é gratuito para os Mentorados que dele participam e visa desenvolver o Profissional de Gerenciamento de Projetos;
  • O candidato a Mentorado do Programa de Mentoring não precisa ser Certificado pelo PMI, porém deve ser um associado ativo do PMI Rio de Janeiro;
  • Os Mentores são Voluntários do Programa de Mentoring do PMI Rio de Janeiro e realizam esse trabalho sem remuneração e com único intuito de desenvolver o Profissional de Gerenciamento de Projetos no Tema da Mentoria que for escolhido;
  • O Tema da Mentoria será proposto pelo Mentorado e aceito pelo Mentor. O Tema acordado deverá estar relacionado a Gerenciamento de Projetos e contemplar uma ou mais Disciplinas do PMBoK;
  • O Ciclo 5 do Programa de Mentoring do PMI Rio de Janeiro será realizado de acordo com o seguinte Calendário:
       

  • O candidato ao Programa de Mentoring deve possuir disponibilidade de pelo menos 1 hora semanal para os encontros ao longo de 12 semanas;
  • A falta do mentorado por dois (2) encontros consecutivos encerra sua participação;
  • A dupla mentor-mentorado deverá escolher a melhor forma de interação: pessoalmente ou via redes sociais (WhatsApp, Skype, telefone ou outra plataforma que possibilite a conversação);
  • Os dias e horas de contato serão definidos livremente entre Mentor e Mentorado;
  • Cabe ao Mentorado a iniciativa de entrar em contato com o Mentor;
  • Semanalmente o Mentorado deverá apresentar ao Mentor o seu Plano de Mentoria devidamente preenchido e envia-lo para a Coordenação do Programa via email [email protected].
  • Para um bom aproveitamento das 12 semanas de duração do Ciclo recomendamos que o Mentorado siga os Marcos definidos no Plano de Mentoria.
  • Mentor e Mentorado farão jus a 10 PDU´s na categoria Leadership, sendo a avaliação efetuada segundo os Planos de Mentoria entregue;
  • As Reuniões de Abertura, em 23 de maio e de Fechamento, em 21 de agosto, serão presenciais, em local a ser informado oportunamente, e valerão 1 PDU cada.
  • Será emitido Certificado de Participação para os Mentorados que tiverem participação mínima de 80% da carga horária prevista;
  • A Gerência do Programa de Mentoring recomenda fortemente que o Mentorado prepare e apresente um Trabalho sobre as atividades desenvolvidas ao longo do Ciclo. Esse trabalho poderá ser apresentado na Reunião de Encerramento do Ciclo, poderá ser publicado em Revista ou Site na área de influência do PMI, ou poderá ser apresentado em Congresso ou Seminário promovido pelo PMI. Para tanto o Trabalho deverá estar de acordo com as Regras de Publicação. Informe-se a respeito.
  • Os Mentorados serão selecionados para participar do Programa de Mentoring do PMI Rio de Janeiro levando em consideração as respostas às perguntas contidas no Formulário de Inscrição.
  • Responda o Formulário de Inscrição com calma, atenção e da maneira mais completa possível;
  • No preenchimento do Formulário de Inscrição o candidato deverá selecionar 3 Mentores listando e numerando em ordem de preferência;
  • Cada Mentor irá trabalhar com um, dois ou no máximo três Mentorados a cada Ciclo, conforme a sua disponibilidade de tempo;
  • Apenas a primeira inscrição será considerada no processo de seleção;
  • Não é escopo do programa:
    • Prover treinamento em gerenciamento de projetos;
    • Preparar para prova de certificação PMP ou correlata;
    • Tratar de questões pessoais;
    • Auxiliar em Outsourcing ou busca de empregos;
    • Distribuir material didático;
  • Não é permitida a postergação para turma futura do candidato selecionado para o ciclo atual;
  • Será dada preferência na inscrição aos filiados que não participaram de ciclos anteriores.

Em caso de dúvidas ou problema, favor encaminhar e-mail para [email protected].