Período de inscrição para o Ciclo 13 será de 13 de abril a 13 de maio de 2020.

O Ciclo 13 do Programa de Mentoring do PMI Rio de Janeiro será realizado de acordo com o seguinte Calendário proposto.

Calendário do Ciclo 13

Programa de Mentoring do PMI Rio de Janeiro

Inscrições

13 de Abril a 13 de Maio de 2020

Confirmação dos Mentorados selecionados:

14 a 18 de Maio de 2020

Reunião de Abertura do Ciclo 13:

20 de Maio de 2020

   Semana de Trabalho do Ciclo 13:

27 de Maio de 2020

12ª Semana de Trabalho do Ciclo 13:

18 de Agosto de 2020

Reunião de Encerramento do Ciclo 13:

19 de Agosto de 2020


CONHEÇA OS MENTORES PARA O CICLO 13:
 

Antonio Luiz Fernandes dos Santos

D.Sc. em Gestão pela COPPE/UFRJ; M.Sc. em Engenharia Offshore pela COPPE/UFRJ; B.Sc. em Engenharia de Fortificação e Construção pelo IME- Instituto Militar de Engenharia-IME e Engenharia Offshore pela PETROBRAS. Especialização executiva na INSEAD na França e Singapura, e na USP. Iniciou a carreira como Engenheiro na EXXON e depois foi para a PETROBRAS. Trabalhou na avaliação, no desenvolvimento e na implementação de modelos de negócios, fusões e aquisições, projetos, programas e portfolios, assim como em operações e manutenção para os segmentos de "downstream, midstream & upstream" da cadeia de valor de petróleo, gás e energia. Foi gerente geral do projeto GNL PETROBRAS pela área de negócios de Gás e Energia e Chairman da Joint Venture entre PETROBRAS, BG, GALP e REPSOL o Projeto FLNG, focando a liquefação do gás e a produção de GNL em unidades offshore nos Campos do PRÉ-SAL.

O foco de seu caminho profissional baseou-se em princípios como "pensar fora da caixa" e a busca proativa por novos modelos de Negócios adotando soluções efetivas para o mercado com a ajuda de seu desenvolvimento também nas competências de gerenciamento de Projetos, Programas e Portfolios. Destacam-se suas habilidades de ouvir e liderar, mobilizando recursos, formando equipes integradas e focadas, com cooperação e ética, fundamentais para o equilíbrio entre a demanda por competências técnicas e de recursos objetivos e o fornecimento de soluções no prazo, custo e com a qualidade e recursos projetados.

Especialidades: Riscos, Partes Interessadas, Integração

https://www.linkedin.com/in/aluizfsantos

Especialidades: Lean-Agile, Métodos Ágeis, Scrum

 

Claudia Gonçalves

Analista de Sistemas formada pela UNESA, especialista em gestão de processos pela FGV, certificada PMP. Iniciou a carreira em Gestão de Projetos atuando na área de TI de Petróleo e gás, como PMO. Trabalha como Analista de Projetos na SPREAD, cliente PETROBRAS em gerenciamento de projetos em diferentes projetos de Desenvolvimento de Software, em várias etapas desse o planejamento até o encerramento. Durante os últimos 12 anos trabalhando com gerenciamento de projetos, atuou como consultora gestão de processos e projetos em diversas áreas de negócio em vários clientes, com planejamento físico e financeiro.

Especialidades: RISCOS, CUSTOS, além de Modelagem e Indicadores de Processos

https://www.linkedin.com/in/claudia-gon%C3%A7alves-6a772a42/

 

Francisco Taborda

Graduado em Ciências Navais e em Engenharia, e tem um mestrado em Systems Engineering pela United States Naval Postgraduate School. Possui as certificações PMI-RMP e PMP do PMI e CGE da Coach Inc. dos EUA. Gerenciou equipes multidisciplinares e multiculturais em grandes projetos nas áreas infraestrutura de telecomunicações, construção submarina, desenvolvimento de tecnologia e inovação para corporações como a Ericsson, Nokia, Subsea 7, Vésper, Oi, Claro, Telemig Celular, Marinha do Brasil e o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro, entre outras. É professor universitário de cursos de graduação e MBA. Também, é oficial superior da reserva de primeira classe da Marinha do Brasil.

https://www.linkedin.com/in/francisco-taborda-msse-pmp-pmi-rmp-ceg-766b0822/

Júnior Rodrigues

Com +16 anos de experiência em Consultorias e Gestão de Projetos atuando nacional e internacionalmente. Graduado em Administração, Pós Graduado em Projetos de Rede, com MBA em Gerenciamento de Projetos e Mestrado em Administração pela PUC/RJ.

Certificado em PMP, ASM, PMO-CP, PACC, M30, PALC, VeriSM, CLF, CI-ASP, SFC, DEPC e ITIL V3.

Especialidades: Agile PMO, Design Sprint, Liderança, Estratégia e Agilidade Organizacional

https://www.linkedin.com/in/rodriguesjunior/

Luiz Augusto da Silva Mieiro

Profissional Sênior com 16 anos de experiência em grandes empresas de engenharia (Techint, Aker Solutions e Fjords Processing) tanto na área técnica como no gerenciamento, com ênfase na liderança de equipes multifuncionais e multidisciplinares. Experiência em projetos e apoio a unidades operacionais, utilizando o planejamento e conceitos de critical chain. Habilidade para integrar equipes, apoiar a área comercial com expertise na criação de novas oportunidades de negócio, gerenciamento de riscos e foco no aumento de produtividade. Certificado Green Belt na Lean-Six Sigma Methodology e como PMP no PMI. Doutorando em Tecnologia de Gás Natural na UFRJ, com MBA Executivo na FGV e Mestrado na Área Petroquímica na UFRJ. Bacharel em Engenharia Química, com Pós-Graduação em Projeto de Equipamentos na Funcefet e em Gerenciamento de Projetos na Fundação Dom Cabral. Exerce trabalho voluntário há mais de 10 anos apoiando a comunidade de Vista Alegre e promovendo ações sociais. Professor voluntário de Química em curso pré-vestibular social.

Especialidades: Liderança, Riscos, Integração

https://www.linkedin.com/in/luizmieiro

 

Mauricio Alcântara

Engenheiro Eletricista pela Universidade de Brasília (UnB), com especialização em Análise e Gerências de Sistemas pela PUC-Rio e MBA em Administração de Empresas e Negócios pela FGV-Ebape, possui as certificações PMP, IPMA-C e PCC (Professional Coach). Atua como Gestor de Projetos e Pessoas a mais de 15 anos, tendo participado do desenvolvimento e implantação de projetos de TIC-Tecnologia da Informação e Comunicação, tanto para empresas do setor público quanto do setor privado, tais como, Banco Boavista, Embratel, Starone, Nextel (Peru), TIM/Intelig, SEFAZ-RJ, Petrobrás, ANAC, ANP, DATAPREV e Força Aérea Brasileira. Possui grande vivência nos segmentos de Aviação, Telecom, Logística, Varejo, CRM e Financeiro e, atualmente, é consultor e pré-vendas em empresas de Tecnologia.

Especialidades: CUSTO, CRONOGRAMA, GESTÃO DE RECURSOS

https://www.linkedin.com/in/malcan

 

REGRAS DO PROGRAMA DE MENTORING DO PMI RIO DE JANEIRO

O Programa de Mentoring do PMI Rio de Janeiro é um benefício gratuito que o Capítulo oferece a seus Afiliados e alunos de Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos das Universidades conveniadas com o PMI RIO.  

O candidato a Mentorado do Programa de Mentoring não precisa ser residente na cidade do Rio de Janeiro pois os contatos Mentor x Mentorado poderão ser virtuais.

Os Mentores são Voluntários do Programa de Mentoring do PMI Rio de Janeiro e realizam esse trabalho sem remuneração e com único intuito de desenvolver o Profissional de Gerenciamento de Projetos no Tema da Mentoria que for escolhido.

O Tema da Mentoria será proposto pelo Mentorado e aceito pelo Mentor. O Tema acordado deverá estar relacionado a Gerenciamento de Projetos e contemplar uma ou mais áreas de conhecimento do PMBoK.

O candidato ao Programa de Mentoring deve possuir disponibilidade de pelo menos 1 hora semanal para os encontros presenciais/virtuais ao longo de 12 semanas.

A falta do Mentorado por dois (2) encontros consecutivos encerra sua participação.

A dupla Mentor x Mentorado deverá escolher a melhor forma de interação: presencial ou virtual (WhatsApp, Skype, telefone ou outra plataforma que possibilite a conversação).

Os dias e horas de contato serão definidos livremente entre Mentor e Mentorado.

Cabe ao Mentorado a iniciativa de entrar em contato com o Mentor.

Semanalmente o Mentorado deverá apresentar ao Mentor para comentários o seu Plano de Mentoria devidamente preenchido e, em paralelo, enviá-lo para a Coordenação do Programa via e-mail [email protected].

A falta de envio do Plano Semanal pelo Mentorado por duas (2) semanas consecutivas encerra sua participação.

Para um bom aproveitamento das 12 semanas de duração do Ciclo recomendamos que o Mentorado siga os Marcos definidos no Plano de Mentoria (arquivo enviado na reunião de abertura).

Mentor e Mentorado que tiverem participação mínima de 80% da carga horária prevista farão jus a 12 PDU´s na categoria Leadership.

Será emitido Certificado de Participação para os Mentorados que tiverem participação mínima de 80% da carga horária prevista e apresentarem à Coordenação do Programa de Mentoring o formulário Relatório Semanal devidamente preenchido e pelo Mentorado com cópia para o Mentor.

A carga horária será aferida pela Coordenação do Programa através do envio do Relatório Semanal.

A Gerência do Programa de Mentoring recomenda fortemente que, independentemente do Plano Semanal da Mentoria mencionado acima, o Mentorado prepare uma Apresentação sobre as atividades desenvolvidas ao longo do Ciclo. Esse trabalho deverá ser apresentado na Reunião de Encerramento do Ciclo.

Além disso o Mentorado poderá escrever Artigo técnico a ser publicado no site do PMI Rio ou em Revista na área de influência do PMI, ou poderá ser apresentado em Congresso ou Seminário promovido pelo PMI. Para tanto o Trabalho deverá estar de acordo com as Regras de Publicação. 

Maiores informações sobre publicação, procure o gerente do programa de mentoring.

Regras para seleção:

Os Mentorados serão selecionados para participar do Programa de Mentoring do PMI Rio de Janeiro levando em consideração as respostas às perguntas contidas no Formulário de Inscrição.

Responda o Formulário de Inscrição de maneira mais completa possível.

No preenchimento do Formulário de Inscrição o candidato deverá selecionar 3 Mentores priorizando a ordem de preferência.

Cada Mentor irá trabalhar com um, dois ou no máximo três Mentorados a cada Ciclo, conforme a sua disponibilidade de tempo.

Em caso de mais de uma inscrição, apenas a primeira inscrição será considerada no processo de seleção.

Caso um candidato aprovado não possa participar neste ciclo, não é garantida a sua postergação para turma futura.

Será dada preferência na inscrição aos Candidatos que não tenham participado de Ciclos anteriores.

Não é escopo do programa:

  • Prover um treinamento em gerenciamento de projetos;
  • Preparação para prova de certificação PMP ou correlata;
  • Vender ou comprar produtos ou serviços de qualquer natureza;
  • Criar: plano de negócio, negócio próprio, de terceiros ou correlatados;
  • Tratar de questões pessoais;
  • Auxiliar em Outsourcing ou busca de empregos;
  • Distribuir material didático;

Em caso de dúvidas ou dificuldades, favor encaminhar e-mail para [email protected]