Com objetivo de apoiar estudantes de cursos de graduação e pós-graduação (Latu Sensu) em gerenciamento de projetos o PMI RIO desenvolveu o Manual de Orientação a Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs) com foco em Gerenciamento de Projetos, através do Grupo Estratégico de Educação (GE - Educa).

O manual pode ser acessado gratuitamente.

Além disso, o PMI RIO oferece orientação específica para estudantes matriculados em Instituições de Ensino Superior, situadas no estado do Rio de Janeiro, devidamente credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC).

Desenvolvido pelo PMI RIO® através do trabalho voluntário. Não pode ser utilizado para fins comerciais.

1. COMO ACESSAR O MANUAL DE ORIENTAÇÃO DE TCCS

O objetivo principal deste manual é apoiar a orientação do aluno em seu trabalho de conclusão de curso (TCC) com foco em gerenciamento de projetos.

O PMI acredita que o TCC é a formalização de um trabalho de excelência que reúne todo o conhecimento adquirido durante o curso de MBA em Gerenciamento de Projetos. Desta forma, o grupo estratégico PMI Rio - Educação disponibiliza co-orientadores com a missão de auxiliar os alunos na elaboração dos TCCs, além de esclarecer dúvidas ao longo desse processo.

Como objetivos específicos, pode-se citar:

  • Oferecer conhecimento técnico e apoio aos alunos na execução de seus TCCs com ênfase em Gerenciamento de Projetos;
  • Aprimorar os métodos de pesquisa envolvidos na elaboração dos TCCs, aumentando sua efetividade;
  • Encorajar o desenvolvimento e a pesquisa na gestão de projetos nas instituições de ensino.
  • Criar conteúdo acadêmico em Gerenciamento de Projetos que serão disponibilizados para consultas a comunidade de GP e/ou aos interessados;
  • Fomentar contatos entre instituições e colaborar em assuntos de interesse comum;
  • Aproximar as empresas e os alunos através do conteúdo acadêmico gerado e do conhecimento em Gerenciamento de Projetos adquirido;
  • Oferecer maior probabilidade de inserção dos alunos recém-formados no mercado de trabalho, assim como criar visibilidade do Gerenciamento de Projetos dentro das empresas, aumentando as oportunidades de trabalho;
  • Divulgar o trabalho voluntário do PMI que contribui para disseminação e crescimento do Gerenciamento de Projetos, assim como contribuir para captura de novos talentos; 
  • Divulgar as iniciativas do PMI Rio.

IMPORTANTE: O PMI RIO não pretende em hipótese alguma substituir as definições oriundas do Ministério da Educação referente a elaboração do trabalho de conclusão de curso (TCC), responsabilidade única das Instituições de Ensino credenciadas pelo MEC.

2. COMO SOLICITAR APOIO AO PMI RIO PARA ORIENTAÇÃO (ESPECÍFICA)

Qualquer Instituição de Ensino Superior, situada no estado do Rio de Janeiro, deverá aderir ao programa de apoio a TCCs promovido pelo PMI RIO.

Basta qualquer aluno interessado e matriculado, em dia com suas obrigações, enviar um email para [email protected] informando:

  • Nome da Instituição de Ensino ao qual está matriculado;
  • Qual o curso (MBA, Especialização, Pós) e/ou tema proposto(Ex: PMO, Métodos Ágeis, Valor Agregado, Maturidade e etc.);
  • Número da matrícula;

O PMI RIO deverá responder em até 2 (duas) semanas, iniciando o processo de apoio a elaboração do trabalho de conclusão de curso (TCC).

Para acessar o manual de orientação a TCCs – clique aqui

Desejamos sucesso na elaboração de seus TCCs !

Você sabia que PMI RIO realiza parceria com Universidades? Para saber mais clique aqui

Maiores informações sobre o trabalho do GE EDUCA, favor enviar email para [email protected] ou pelo telefone do PMI RIO – 21 2262-8965.